Fique bem informado.


Acompanhe as principais notícias e eventos do IDI.

CBAEM COPEM Curso Pré-Congresso Desintometria Óssea. Palestra do Dr. José Augusto Sisson de Castro.

Uma das primeiras atividades do CBAEM/COPEM foi o Curso Pré-Congresso “Desintometria Óssea para Endocrinologistas”, realizado na manhã do dia 24 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O tema chamou a atenção dos congressistas e reuniu uma grande quantidade de pessoas dentro da sala, que atingiu sua lotação máxima. 

O primeiro a falar foi o Dr. José Augusto Sisson de Castro, que apresentou o tópico “Indicação Atual para o Exame da Desintometria Óssea segundo a ISCD e SBDens. Ele chamou a atenção para as diferenças étnicas entre as populações, que podem interferir nos fatores de risco de fraturas nas pessoas. 

Citando estudos atuais, Dr. José Augusto afirmou que diabetes, hiperparatireoidismo, níveis baixos estrogênicos e de testosterona, anorexia, depressão, pós cirurgia bariátrica, entre outros, podem ser considerados fatores de risco para presença de faturas na maioria dos casos. De acordo com ele, o endocrinologista tem papel fundamental no tratamento de problemas ósseos, já que muitos fatores estão relacionados a problemas hormonais. 

O especialista disse ainda que os medicamentos já usados pelos pacientes também devem ser levados em consideração. “Sabemos substâncias como corticóides, medicamentos para câncer em várias fases, hormônios tireoidianos, entre outras, interferem na massa óssea e isso deve ser investigado”, afirma.