Fique bem informado.


Acompanhe as principais notícias e eventos do IDI.

2014 - IDI _NERDI Ano de Realizações.

O ano de 2014, para o IDI-NERDI , foi marcado por importantes eventos. Além do SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM MEDICINA FETAL, que o Jornal da Santa Casa divulgou na edição de setembro, o Instituto de Diagnóstico por Imagem (IDI) realizou outros eventos de alta relevância.

Em agosto o NERDI - Núcleo de Ensino em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do IDI e o Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá realizaram o Curso de Diagnóstico por Imagem nas Urgências Médicas, no Espaço Empresarial Novo Shopping de Ribeirão Preto.

Mesa de abertura: Dr. Renato Campos Soares de Faria e Dr. Gilson Soares de Faria, diretores do IDI - Prof. Dr. Adilson Cunha Ferreira, professor do IDI - Profª. Dra. Cleusa Cascaes Dias, presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto - Dr. Marcelo Di Bonifacio, superintendente da Santa Casa e membro da Câmara Técnica da Comissão de Residência Médica (CNRM) - Dr. Marcelo Dinardi, coordenador do SAMU Regional - Dr. Fábio Luis da Silva, professor adjunto da Clínica Médica do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá e Prof. Dr. João Batista Cardoso, do Centro Universitário Barão de Mauá).  

 

EM TEMPO REAL

O curso do IDI - NERDI contou com palestras do Dr. Ricardo Luis Garcia, Dr. Renato Campos Soares de Faria, que apresentou gincana de casos em diagnóstico por imagem nas urgências, enfatizando a importância da interação entre o médico que solicita o exame e o que realiza, e Dr. Luis Fernando Joaquim, professor adjunto da Clínica Médica do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, que apresentou o que o emergencista espera do diagnóstico por imagem.

Vários expositores participaram do evento, com destaque para empresa ERRP apresentando um dos sistemas mais avançados em Teleultrassonografia, que permiti transmitir o exame ultrassonográfico em tempo real de onde está sendo realizado para um local distante. A transmissão pode ser realizada inclusive para Smartsphones e tablets.

 

DESINTOMETRIA ÓSSEA

Prof. Dr. José Augusto Sisson de Castro, professor do NERDI (Núcleo de Ensino em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, do IDI) proferiu palestra no Curso Pré-Congresso “Desintometria Óssea para Endocrinologistas”, realizado em agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com lotação máxima, os congressistas ouviram o Dr. José Augusto Sisson de Castro apresentar “Indicação Atual para o Exame da Desintometria Óssea segundo a ISCD e SBDens. Ele chamou a atenção para as diferenças étnicas entre as populações, que podem interferir nos fatores de risco de fraturas nas pessoas. 

Citando estudos atuais, Dr. José Augusto afirmou que diabetes, hiperparatireoidismo, níveis baixos de estrogênio e de testosterona, anorexia, depressão, pós-cirurgia bariátrica, entre outros, podem ser considerados fatores de risco para presença de fraturas na maioria dos casos. Segundo ele, o endocrinologista tem papel fundamental no tratamento de problemas ósseos, já que muitos fatores estão relacionados a problemas hormonais.

 

ULTRASSONOGRAFIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Em Setembro, O Núcleo de Forma.ão e Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, do IDI, em parceria com a Liga Acadêmica e Radiologia da Barão de Mauá, realizou “Aula Especial”. Dr. Adilson Cunha Ferreira, do IDI, proferiu palestra sobre “Avanços em ultrasonografia em Ginecologia e Obstetrícia”.