top of page

10 Dicas de Design de Interação


As interações estão no centro do eLearning. Eles levam o público para além das apresentações de power-point. As interações fornecem aos alunos uma maneira de solucionar problemas e praticar em um ambiente simulado, melhorando a transferência de aprendizado.


Aqui estão algumas dicas para projetar interações.


1. Esboço Primeiro

Não há necessidade de ficar sobrecarregado com esboços - desenhar formas geométricas e bastões é suficiente. O ato de criar essas representações simples nos ajuda a idealizar.

2. Torne-o centrado no usuário

Você já pode praticar o design centrado no usuário. Nesta abordagem, os membros da audiência ou usuários se tornam o centro do processo de design. Você considera quem eles são, o que eles realmente precisam aprender e que desafios de trabalho enfrentam diariamente.


3. Fique de olho no objetivo

Há algum debate sobre se o design deve ser orientado por tarefas ou orientado por objetivos. Experiências interativas de aprendizado para adultos tendem a ser orientadas a tarefas porque são projetadas para ensinar habilidades no local de trabalho. Por outro lado, sabemos que os objetivos são importantes para a motivação humana. Quando possível, coloque as interações baseadas em tarefas no contexto de metas maiores que sejam significativas para o público.


As pessoas gostam de saber onde estão e para onde estão indo. Se uma interação envolver várias etapas, forneça aos alunos um mapa ou caminho da interação. Esta visão geral irá ajudá-los a construir um modelo conceitual da interação, para que eles possam ter sucesso.

5. Construa uma hierarquia visual

Você provavelmente incluirá instruções breves com sua interação, mesmo que envolva exploração e descoberta. Mas e todas as pessoas que ignoram as instruções e apenas começam? Se você quiser que os usuários dêem um certo primeiro passo, direcione os olhos para a ação prioritária por meio de ênfase visual. Você pode conseguir isso com o layout, tamanho dos elementos, cores brilhantes ou simplesmente rotular como "Comece Aqui".

6. Considere a estética

Crie um ambiente envolvente e responsivo, tornando as interações esteticamente agradáveis. Invista num bom layout, use uma paleta de cores agradável e rotular os elementos de forma consistente. Faça o que for preciso para tornar a experiência interativa agradável aos sentidos.


7. Acomodar a Memória de Trabalho

Normalmente, as pessoas podem armazenar em torno de 4 ou 5 informações na memória de trabalho ao mesmo tempo. Ao projetar interações, limite o número de elementos, instruções ou partes móveis que o aluno precisará simultaneamente ter em mente. Além disso, limite o número de escolhas. É mais fácil para as pessoas tomarem decisões quando há menos opções em comparação a muitas escolhas.


8. Use Modelos Mentais

Modelos mentais são a nossa ideia de como o mundo funciona. Pesquisadores dizem que nossos modelos mentais são mais simples que a realidade. Ao projetar interações, tente corresponder aos modelos mentais que são comuns ao seu público. Esta é uma maneira importante de promover facilidade de uso. Por exemplo, modelos comuns podem ser como operar um reprodutor de DVD ou usar uma máquina ATM.


9. Use Affordances

Donald Norman reinterpretou o conceito de affordances para significar as propriedades de um objeto que nos ajudam a determinar como ele deve ser usado. Por exemplo, quando um botão 2D tem sombras e chanfros para que pareça ser um objeto 3D, isso fornece um sinal de que o botão deve ser clicado. Quando você usa affordances, como dicas visuais ou elementos de criação parecidos com objetos do mundo real, é mais provável que o usuário entenda como usar uma interação.


10. Fornecer Feedback Significativo

As pessoas preferem feedback imediato quando tomam uma ação, mas isso não significa que o feedback precisa estar em lugares-comuns, como “Bom trabalho!”. Para simulações e cenários de solução de problemas, permita que o feedback ocorra naturalmente, como parte do processo.


IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page