A importância de uma boa interface realmente deve ser enfatizada. Um exemplo é ajustar o tamanho da fonte para que possam ler facilmente determinado material. Então, como podemos criar interfaces atraentes?
Ao projetar experiências do usuário para aprendizado móvel, verifique se a navegação e as interações do usuário são intuitivas e óbvias. Navegar no aplicativo ou conteúdo deve demorar muito pouco. Todo o pensamento deve estar focado no aprendizado. Pense sempre no canto superior esquerdo como o quadrante mais importante de uma interface, afinal os olhos humanos sempre acompanham o movimento da esquerda para a direita decima para baixo.
Os usuários de tela sensível ao toque esperam passar para a próxima página de informações com um toque à esquerda. Mantenha-se consistente com a navegação que o usuário espera. Criar um comportamento de navegação personalizado que faça com que o usuário pare e pense que atrapalhará a experiência do mLearning. A navegação deve ser o mais intuitiva e invisível possível.
Não se esqueça da acessibilidade! Você pode optar por usar o formato PDF para bloquear facilmente uma certa aparência. No entanto, lembre-se de que os usuários não podem ajustar tão facilmente o tamanho do texto em PDFs quanto em um e-book. Os leitores podem precisar aumentar o zoom para facilitar a leitura e isso pode resultar na perda do design que você planejou originalmente. Um formato de e-book permite que seus alunos configurem o tamanho e o estilo da fonte em seus próprios eReaders para melhor atender às suas necessidades.
Considere como as pessoas mantêm um dispositivo móvel ao projetar a experiência e a navegação do usuário. Sempre que possível, para smartphones, faça a navegação com uma mão, o que significa orientação retrato. Isso fornecerá a maneira mais rápida e fácil para os usuários navegarem em dispositivos móveis. Criar interações ou conteúdo de mLearning que exijam orientação paisagística significa que os usuários devem usar as duas mãos, o que significa que devem ser menos móveis ou estacionários. Para smartphones maiores ou "phablets", a operação com uma mão é problemática. Sempre considere o tamanho do dispositivo e o contexto de uso antes de projetar a navegação ou as interações do usuário.
Todo módulo de aprendizado deve começar com estes quatro slides: um slide solicitando aos espectadores que ativem os alto-falantes do computador (se o módulo usa áudio), um slide de título, uma agenda (os tópicos que você abordará em seu módulo) e um slide sobre como usar o sistema de navegação.
Os usuários de smartphones têm muito pouca tolerância para rolar o conteúdo. Evite a rolagem de conteúdo, se possível. Se você precisar, não exija mais do que um toque para que o usuário possa deslizar para obter mais informações. Passar o dedo na tela ou tocar nos botões de navegação é muito mais fácil e mais intuitivo do que rolar.
Sabemos o quanto é importante focar em pequenos pedaços de conteúdo just-in-time para aprendizado móvel. Quando se trata de eBooks, o índice é crítico. Certifique-se de marcar os cabeçalhos e rotular claramente suas seções. Embora os eBooks sejam potencialmente demorados como um todo, um bom sistema de navegação pode ajudá-lo com o conteúdo ou recurso.
É melhor ter menos botões e inserir recursos avançados em segundo plano do que sobrecarregar a tela. Evite a tendência a dar, tons toneladas, com um botão “Opções” ou “Mais” que leva a outras funções, além de aglomerar a tela com os botões para todas as opções possíveis. O design do mLearning requer ser econômico com o espaço na tela.
Ao projetar interações para o aprendizado móvel em um dispositivo com tela de toque, faça gestos e navegação o mais próximo possível da vida real. Deslizar para mover para a tela seguinte ou anterior; descomprimir para aumentar ou diminuir o zoom. Trata-se do usuário navegar, interagir e se divertir.
Sempre que possível, tente personalizar os módulos de aprendizado. Você pode conseguir isso simplesmente pedindo às pessoas para digitarem seus nomes e, em seguida, usando-os para fornecer suporte motivacional posteriormente no módulo, quando a atenção está diminuindo.
Se possível, permita que o usuário escolha o tamanho da fonte para o texto na tela, principalmente quando houver uma grande quantidade de conteúdo. O tamanho da fonte que funciona bem para você pode não ser o ideal para seus usuários. Forneça escolha sempre que possível.
IDI - Institituto de Desenho Instrucional
#educação #desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #interface #designdeinterface
Comments