top of page

10 Habilidades Essenciais para o Futuro Local de Trabalho


O futuro local de trabalho está cheio de possibilidades e você não quer perdê-las. Portanto, construa a mentalidade certa e o compromisso de crescer lendo nossas dicas abaixo e abrace o futuro com confiança.


Como preparar sua carreira para o futuro


O local de trabalho de amanhã não será nada parecido com o que vivemos no passado. Graças aos avanços em tecnologia, automação e inteligência artificial, a forma como trabalhamos está evoluindo em um ritmo extremamente rápido. Isso também afeta o conjunto de habilidades dos funcionários. Não existem mais habilidades específicas que garantam um emprego porque muitas funções tradicionais são automatizadas e novos cargos surgem, exigindo novas competências. Nenhum setor fica ileso, então talvez seja necessário intensificar seu jogo de treinamento. Até 2030, estima-se que a tecnologia terá transformado mil milhões de empregos em todo o mundo. Isso não significa que as máquinas substituirão os humanos. Em vez disso, é mais como se a tecnologia aumentasse nossas capacidades e automatizasse processos. Portanto, continue lendo para descobrir como você pode se preparar para o futuro local de trabalho e garantir uma carreira de sucesso.


As 10 principais habilidades para se manter à frente no futuro local de trabalho


1. Adaptabilidade e resiliência


Para prosperar em um local de trabalho em evolução, você precisa estar ciente da natureza em constante mudança das responsabilidades profissionais no futuro. A chave é ser adaptável. Isso significa permanecer curioso e aberto para aprender coisas novas. Não fique na sua zona de conforto e espere que sua companhia te pegue pela mão e te ensine coisas novas; você precisa ser proativo na busca de oportunidades para expandir seu conhecimento. Além disso, a resiliência o ajudará a não se incomodar com as mudanças ao redor, permitindo que você permaneça com os pés no chão. As mudanças rápidas são esmagadoras, mas fazem parte da vida, por isso tente aceitá-las com uma atitude positiva. Tente vê-los como oportunidades de aprender. Você pode desenvolver resiliência criando uma rede de apoio de colegas, funcionários experientes e até amigos que possam incentivá-lo a continuar apesar dos tempos difíceis.


No entanto, para alcançar adaptabilidade e resiliência, é necessário compreender que a aprendizagem ao longo da vida é a sua ferramenta número um. O aprimoramento de habilidades o ajudará a aprimorar suas habilidades atuais e aprender novas, e você pode fazer isso por meio de várias formas, como cursos online, workshops ou programas de mentoria. Quanto mais você investe em si mesmo, mais desejável se torna para os empregadores e, ao mesmo tempo, está preparado para qualquer coisa que surgir em seu caminho.


2. Alfabetização Digital


Desde pequenas empresas até corporações multinacionais, todos os setores dependem agora de ferramentas e plataformas digitais para automatizar os seus processos. Eles aproveitam o software para se comunicar com os clientes, alcançar públicos mais amplos em suas campanhas de marketing e facilitar o trabalho de muitos departamentos. Consequentemente, a literacia digital tornou-se uma das competências mais procuradas pelos empregadores. Essa habilidade não envolve apenas saber enviar um e-mail ou usar as redes sociais. Trata-se de entender como a tecnologia funciona. Por exemplo, os funcionários com literacia digital encontram menos problemas quando utilizam novos software ou tecnologias e normalmente adaptam-se muito mais facilmente às novas ferramentas para as suas tarefas. Afinal, todo escritório moderno utiliza plataformas digitais. Seja para gerenciamento de projetos, criação de apresentações, videoconferência ou uso de documentos na nuvem,


Por isso, busque sempre oportunidades de aprendizado em relação às tendências tecnológicas. Você não precisa ser um especialista, é claro; ter consciência é mais que suficiente para começar. Você precisa reconhecer as novas tecnologias e saber como elas podem impactar sua indústria e seu trabalho. Desta forma, poderá tomar decisões informadas e sugerir soluções inovadoras que o diferenciarão dos seus colegas.


3. Criatividade e Inovação


Uma cultura de inovação no local de trabalho promove e celebra a criatividade. Uma empresa que se preocupa com a criação incentiva cada membro da equipe a contribuir com suas ideias e perspectivas únicas, sem medo de julgamento. Se você tiver um espaço seguro para expressar suas ideias, poderá descobrir novos produtos, melhorar serviços e encontrar novas maneiras de melhorar seus processos. Portanto, se você deseja liberar todo o seu potencial, considere trabalhar para empresas que promovem a criatividade e valorizam a voz dos seus colaboradores, independentemente da sua posição na hierarquia. Você precisa ser capaz de correr riscos, porque isso indica sua disposição de tentar coisas novas, mesmo que falhe. Na verdade, você deve desenvolver uma mentalidade em que o fracasso seja aceito como uma lição que o levará mais perto de soluções inovadoras.


Para aumentar sua criatividade e inovação, você precisa desenvolver habilidades de pensamento crítico. Isso o ajudará a analisar as informações de forma objetiva e a tomar decisões informadas. Da mesma forma, o pensamento criativo irá libertá-lo do pensamento tradicional e permitir-lhe-á criar novas ideias. Por exemplo, você começará a conectar conceitos aparentemente não relacionados para encontrar soluções para qualquer problema. Essas duas habilidades combinadas farão de você um candidato desejável para qualquer posição.


4. Inteligência Emocional


Inteligência emocional refere-se à nossa capacidade de compreender, gerenciar e expressar emoções, tanto em nós mesmos quanto nos outros. As emoções são uma parte importante de nós e, num local de trabalho onde comunicamos com colegas e clientes, a inteligência emocional pode fazer uma enorme diferença. Ajuda você a construir conexões profundas com outras pessoas, ter empatia com seus sentimentos e formar relacionamentos fortes. Mas como você pode nutrir a inteligência emocional? É tudo uma questão de empatia, comunicação e habilidades de colaboração. Empatia é o que ajuda você a compreender e validar as emoções de outras pessoas; é mais como se colocar no lugar de outra pessoa. A comunicação também é necessária, pois é fácil para as equipes remotas enfrentarem dificuldades nesse aspecto por meio de canais digitais. No entanto, se você puder expressar seus pensamentos em palavras e ouvir ativamente, você pode melhorar significativamente sua cooperação com outras pessoas. Isto também se aplica às habilidades de colaboração, uma vez que ajudam a apreciar as perspectivas de outras pessoas, levando assim a uma comunicação eficaz, mesmo remotamente.


Essas habilidades não apenas o ajudarão a navegar no mundo digital, mas também lhe darão a oportunidade de desenvolver capacidades de liderança. Hoje em dia, os líderes de sucesso inspiram as suas equipas, criando um ambiente de trabalho positivo onde todos estão motivados para trabalhar.


5. Alfabetização em dados


Os dados nos ajudam a tomar decisões com base em fatos sólidos, dando-nos uma imagem clara do que está acontecendo em uma empresa. Você pode aprender sobre o desempenho de uma empresa, o cenário do mercado, o comportamento dos clientes e as tendências ou mudanças do setor. A análise de dados permite identificar pontos fortes e fracos e estar preparado para desafios futuros. Embora você possa achar difícil entender os dados, várias ferramentas e técnicas podem ajudá-lo na análise e interpretação dos dados. Quer se trate de planilhas, infográficos ou gráficos de pizza, eles podem facilitar muito a compreensão de informações complexas. Por exemplo, você pode querer analisar os dados de campanhas de marketing anteriores. Ao fazer isso, você poderá perceber que algumas campanhas funcionaram melhor com dados demográficos específicos do que outras. Isso pode ajudá-lo a ajustar seuestratégia de marketing para atingir públicos específicos. No entanto, a interpretação dos dados é igualmente importante, por isso é melhor saber por que aquela campanha teve sucesso naquele grupo.


Não se esqueça de que a coleta de dados envolve considerações éticas. Portanto, aprender sobre privacidade e segurança é o aspecto mais crítico da alfabetização em dados. Certifique-se de ser transparente sobre os métodos de coleta, análise e uso de dados e sempre respeite a privacidade das pessoas cujos dados você coleta.


6. Resolução de problemas


Todos enfrentam problemas no trabalho, mas poucas pessoas sabem como lidar com eles de forma rápida e eficiente. É aí que as habilidades analíticas e de resolução de problemas são úteis. As habilidades analíticas ensinam como dividir os problemas em partes menores que você pode gerenciar com mais facilidade. Você aprende como observar o contexto do problema, coletar informações sobre ele e identificar padrões. Agora, as habilidades de resolução de problemas permitem usar os insights da análise para encontrar soluções. Por exemplo, você recebe críticas negativas dos clientes. Ao aprimorar as habilidades acima, você poderá observar com quais produtos ou serviços seus clientes estão insatisfeitos, como eles receberam suporte e o que os levou a deixar comentários negativos. Assim, você poderá encontrar soluções inovadoras para melhorar seus produtos, serviços, ou suporte ao cliente e ofereça ao seu público uma melhor experiência do cliente. O pensamento sistemático também pode ajudá-lo a enfrentar os desafios. Através de um processo de pensamento mais lógico, você será capaz de resolver um problema passo a passo para ficar menos sobrecarregado e chegar a uma conclusão mais rapidamente.


No entanto, quando as coisas ficam difíceis, você sempre pode se beneficiar dos pontos de vista dos seus colegas. Quando há uma dificuldade iminente, você pode reunir funcionários de diferentes formações, experiências e conhecimentos para tentar resolver o problema coletivamente. Isso é especialmente útil para desafios relacionados às metas anuais de uma equipe, um projeto de grupo ou qualquer outro problema que afete o trabalho diário de muitas pessoas. A colaboração na resolução de problemas é extremamente valiosa no local de trabalho e você precisa estar preparado.


7. Conhecimento intercultural


O futuro local de trabalho está se tornando cada vez mais conectado e diversificado, por isso é importante focar na educação sobre a diversidade cultural. Isto vai além de trabalhar eficazmente com pessoas de diferentes origens, etnias e culturas; trata-se de valorizar as experiências e perspectivas de todos. Os colaboradores precisam de se sentir encorajados a contribuir com as suas ideias e pontos de vista em prol do objectivo comum da empresa, e também precisam de se sentir ouvidos e compreendidos. Uma força de trabalho diversificada é mais inovadora e criativa e também tende a se destacar na resolução de problemas. Então, como você pode praticar a diversidade cultural? Comece entendendo a importância do respeito e da mente aberta. Ao procurar emprego, procure organizações que celebram eventos culturais e feriados, pois isso lhe ensinará diferentes costumes e experiências. Uma empresa que respeita a diversidade também capacita sua força de trabalho em inclusividade e conhecimento cultural.


No entanto, não basta aprender sobre as culturas e origens dos outros. Você também precisa ter habilidades de comunicação eficazes para evitar interpretações erradas e garantir que seus colegas sejam compreendidos. Isso o tornará mais sensível culturalmente, o que significa que será menos provável que você ofenda a cultura de alguém com suas ações. Da mesma forma, a escuta ativa permitirá que você preste atenção ao que seus colegas de trabalho estão dizendo e como o dizem, revelando o contexto cultural e emocional por trás de suas palavras.


8. Automação e habilidades de IA


Empresas de vários setores adotaram software de automação e IA para agilizar uma grande parte de seus processos. Isso provou aumentar sua produtividade e ajudá-los a parecerem inovadores e voltados para a tecnologia. O tempo em que as fábricas equipam robôs para ajudar os trabalhadores, os chatbots respondem às perguntas dos clientes e o software analisa dados em nanossegundos não é mais o futuro; é agora e precisamos acompanhar. A IA e as máquinas não substituirão os humanos, é claro, mas os funcionários modernos precisam de saber tudo sobre essas tecnologias para que possam aproveitá-las para facilitar o seu trabalho. Por exemplo, ao permitir que o software de automação de marketing lide com tarefas diárias repetitivas, os funcionários podem ter mais tempo disponível para se concentrar na estratégia, ser mais criativos e ter um melhor desempenho.


Sua empresa deve oferecer a você a oportunidade de treinar nessas novas tecnologias e focar mais na qualificação da força de trabalho para se adaptar às novas demandas. Nem todo mundo precisa ser um gênio nesta área. Cada função pode se beneficiar da automação e da IA, e você pode pesquisar como sua posição pode adotar essas tecnologias. Procure seminários, workshops, cursos online e até artigos ou podcasts que lhe darão uma ideia de como funcionam a automação e a IA, para que você possa ser mais competitivo entre os outros funcionários.


9. Liderança


O papel dos líderes está mudando no local de trabalho do futuro, então você precisa entender como eles inspiram e motivam os funcionários. Os líderes da empresa e da equipe não apenas dão ordens às pessoas e controlam cada segundo do dia de trabalho dos membros da equipe. Todos podem se tornar líderes se trabalharem duro e tiverem habilidades específicas. Essas competências de liderança envolvem adaptabilidade, uma vez que os locais de trabalho mudam constantemente, e aprendizagem ao longo da vida. Você não pode assumir tarefas gerenciais se não estiver disposto a aprender o tempo todo. Quer seja para acompanhar as tendências atuais do mercado, as novas tecnologias ou as competências de colaboração, os líderes devem concentrar-se em estar sempre informados.


Promover competências de liderança é importante em todos os níveis organizacionais, uma vez que os atuais lideram pelo exemplo, e os futuros podem conduzir a organização e os funcionários ao sucesso. Portanto, não hesite em participar de programas de liderança e mentoria e peça feedback regular de seus gestores para ter mais chances de se tornar um futuro líder.


10. Sustentabilidade


Uma mentalidade de sustentabilidade é essencial no futuro local de trabalho, pois permitirá que você conduza uma empresa ao sucesso e ao mesmo tempo esteja atento ao meio ambiente. Agora que cada vez mais organizações percebem que precisam de mudar a forma como fazem negócios para salvar o nosso planeta em dificuldades, as práticas de sustentabilidade ganharam terreno. Você pode estar se perguntando se todos podem contribuir para a redução da pegada de carbono de uma empresa, e a resposta é sim. Cada função pode causar uma mudança, e você pode começar pensando em como suas tarefas diárias estão afetando o meio ambiente. Você produz muito lixo? Você recicla? Você está usando seus recursos de forma eficaz? Você faz escolhas ecológicas? Tudo isso tem impacto no planeta e você precisa começar a mudar seus hábitos não sustentáveis.


Os funcionários preferem trabalhar para empresas sustentáveis ​​ou que estejam comprometidas em fazer uma mudança positiva no meio ambiente. Portanto, incentive os seus colegas de trabalho a escolher alternativas ecológicas às práticas prejudiciais ao meio ambiente e a adotar as políticas verdes da sua organização. O mais importante, porém, é ser capaz de compreender porque é que a sustentabilidade é crucial e como é a única forma de ter sucesso.


Conclusão


Adaptabilidade e aprendizagem contínua são quase como superpoderes no futuro local de trabalho. As novas tecnologias e abordagens, bem como os movimentos ambientais ou sociais, exigem que as empresas mudem as suas políticas e mudem as suas prioridades em relação aos trabalhadores. Ao acompanhar as tendências do seu setor e as tecnologias futuras, você terá mais chances de prosperar sem ser afetado pelas mudanças no cenário de negócios. Portanto, seja proativo, busque oportunidades de aprendizado e mostre ao seu empregador que você está comprometido com seu crescimento profissional e pessoal. Lembre-se de que a mudança é inevitável e você deve aceitá-la para superar as dificuldades que a acompanham.


IDI Instituto de Desenho Instrucional





0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page