top of page

10 Mitos sobre Treinamento


O treinamento é uma das atividades mais valiosas que uma organização pode realizar para estimular a motivação dos funcionários, maximizar o desempenho e, em última análise, fazer o negócio crescer. Para os indivíduos, o treinamento pode ser um trampolim para uma promoção, uma mudança de carreira e satisfação no trabalho. Então, por que existem tantas objeções à formação profissional?


10 mitos sobre o treinamento profissional


Então aí está: os mitos mais comuns sobre a formação profissional desmascarados:


Mito nº 1: “Apenas empresas de grande porte têm acesso a treinamento."


Isso simplesmente não é o caso, com um relatado de 88% das pequenas empresas que oferecem treinamento a todos (senão à maioria) de seus funcionários. Essas pequenas empresas relatam uma taxa mais alta de crescimento de receita, com 74% relatando aumento de receita em 18 meses. Mas como sua empresa se torna parte dessa estatística?


O treinamento vem em todas as formas e tamanhos - e não precisa significar cursos caros em sala de aula ou muito tempo fora do escritório. Com opções flexíveis e econômicas, como e-learning e treinamento interno, as pequenas empresas podem aproveitar os benefícios do treinamento. Além disso, existem outras maneiras de treinar: acompanhamento de tarefas, sessões de compartilhamento de conhecimento e envio de um representante que fez um curso para divulgar as informações aprendidas em toda a empresa. Faça algumas investigações - você ficará surpreso com a variedade de opções disponíveis.


Mito 2: "Tornar-se certificado não vai me ajudar a encontrar um emprego."


Vamos dar uma olhada nas estatísticas ...


- 89% dos empregadores acham que indivíduos certificados em TI tendem a ter um desempenho melhor do que indivíduos não certificados em TI em funções de trabalho semelhantes

- 41% dos entrevistados em uma pesquisa de projetos disseram que ser certificado pelo PMP os ajudou a conseguir um emprego. 68% dos entrevistados tinham essa certificação.

- 42% das empresas preferem ou exigem a certificação de RH em funcionários potenciais.


Embora seja verdade que as certificações são mais populares e preferidas em certas funções, quase sempre é o caso que uma certificação em qualquer profissão será favorecida em um pedido de emprego. Os empregadores querem que o currículo do candidato demonstre que ele possui as habilidades necessárias para realizar o trabalho exigido. Aqueles com uma certificação na função para a qual estão se candidatando não apenas demonstrarão seu compromisso com a progressão da função, mas também que aprenderam as habilidades necessárias para sua função de acordo com um padrão específico - aquele que o empregador está procurando.


Mito nº 3: "O desenvolvimento profissional não é uma prioridade."


Muitas vezes existe a percepção entre os funcionários de que os executivos não valorizam seu desenvolvimento profissional. Ao contrário, 80% dos profissionais de T&D concordam que o desenvolvimento de funcionários é a prioridade da equipe executiva. Isso é reforçado pelo fato de que 24% das empresas que oferecem formação integral têm uma margem de lucro 24% maior do que aquelas que gastam menos com treinamento.


Ainda assim, os orçamentos de treinamento e desenvolvimento nem sempre refletem o quão valorizado é o desenvolvimento profissional. Os indivíduos devem expressar seu desejo de treinamento a seus gerentes, que, por sua vez, devem apresentar um caso de negócios para treinamento de equipes de T&D ou da alta administração. Para que o desenvolvimento profissional seja uma prioridade, é preciso trabalhar nos dois sentidos - tanto para funcionários quanto para executivos.


Mito nº 4: "O treinamento não é moderno ou digital o suficiente."


Freqüentemente, supõe-se que o treinamento de desenvolvimento profissional é baseado apenas em sala de aula e é muito tradicional para refletir e complementar o mundo de digitalização rápida de hoje. A força de trabalho de hoje está cada vez mais experiente em tecnologia - com mais pessoas entrando no mercado de trabalho tendo sido criadas na era da internet / smartphone. Em 2025, a geração do milênio representará 75% da força de trabalho. Mas o treinamento evoluiu para atender a isso - e está em constante evolução para a força de trabalho e o local de trabalho modernos. De vídeos de microaprendizado a webinars, de aprendizado móvel a e-cursos, há uma grande variedade de treinamentos digitais modernos para atender a todos os estilos de aprendizagem. Na verdade, 67% das pessoas agora usam dispositivos móveis para acessar o aprendizado.


Mito nº 5: "O e-learning não é tão reconhecido quanto o treinamento presencial."


Apesar da popularidade do e-learning, ainda existe alguma preocupação de que ele não tenha tanto valor quanto o treinamento presencial em sala de aula. No entanto, o foco está no aspecto errado aqui. As pessoas aprendem de maneiras diferentes e o e-learning individualizado pode, na verdade, melhorar a retenção do aprendizado para aqueles que têm dificuldades em grandes grupos de sala de aula.


A aprendizagem online é apenas um método de entrega; o que importa mais é se o provedor do curso é ou não credenciado ou oferece certificações valiosas. Um curso online de um provedor de treinamento credenciado e respeitável geralmente terá muito mais valor do que um curso em sala de aula de um provedor menos conhecido. Essas estatísticas lançam mais luz sobre o valor do e-learning:


- 88% dos funcionários afirmam que o e-learning os ajuda mais diariamente do que o aprendizado em sala de aula.

- As empresas que oferecem ferramentas de aprendizagem online para seus funcionários tiveram um aumento de 50% na produtividade.

- As empresas que oferecem treinamento online e on-the-job training podem gerar 26% mais receita por funcionário.


Mito nº 6: "Terei de pagar o treinamento sozinho."


A maioria dos empregadores paga pelo treinamento de funcionários no local de trabalho. A rotatividade de funcionários é um problema comum e caro enfrentado por muitas organizações - e o treinamento profissional é uma forma sólida de ajudar a motivar os funcionários e encorajá-los a progredir dentro da empresa. Além disso, é relatado que 76% dos millennials pensam que as oportunidades de desenvolvimento profissional são um dos elementos mais importantes da cultura da empresa, então não é nenhuma surpresa que um número cada vez maior de empresas esteja pagando por treinamento.


Mito nº 7: "Os treinamentos são muito teóricos e não práticos."


Os provedores de treinamento têm mais imaginação do que nunca quando se trata de oferecer treinamento prático e real que os participantes podem implementar em suas funções diárias. Os tipos de entrega incluem:


- Gamificação

- Interpretação de papéis

- Realidade virtual

- Estágios

- Treinamento no local de trabalho

- Simulação


Especifique seus requisitos para provedores de treinamento e eles tentarão ajudar a personalizar o treinamento que atenda às suas necessidades práticas.


Mito # 8: "Microlearning não é tão eficaz quanto o treinamento de longa duração."


Parece óbvio que quanto mais curta for a sessão de treino, menos eficaz será, certo? Bem, não em todos os casos. Para muitas empresas, o microlearning está se tornando um método de treinamento mais popular e valioso do que os cursos longos. Isso se deve ao fato de os funcionários não terem tempo e, muitas vezes, atenção suficiente para se dedicar a longas sessões de treinamento.


Microlearning oferece pedaços pequenos de informações facilmente digeríveis, geralmente em formato de vídeo, o que significa que os funcionários podem aprender em seu próprio ritmo. É relatado que eles geram 20% mais retenção de informações do que o treinamento de longa duração. Além disso, eles podem ser produzidos em 300% menos tempo e com custo 50% menor do que os cursos tradicionais. O microlearning certamente nem sempre pode substituir o treinamento de longa duração - especialmente verdadeiro para tópicos mais técnicos e cursos de desenvolvimento intensivo - mas definitivamente tem seu lugar no mundo digital acelerado de hoje.


Mito # 9: "Os primeiros socorros em saúde mental e o treinamento de bem-estar não são benéficos."


Infelizmente, existem algumas pessoas que não veem o valor do treinamento em saúde mental para os funcionários ou o veem como uma prioridade. O treinamento em saúde mental pode assumir a forma de ajudar todos na organização a compreender e responder melhor à saúde mental, ou ajudar os funcionários a lidar melhor com sua própria saúde mental e bem-estar.


Existe uma gama de treinamentos e apoios em saúde mental disponíveis para gestores e funcionários - que estão se tornando mais valorizados e priorizados. Isso pode assumir a forma de Primeiros Socorros de Saúde Mental, Treinamento de Resiliência, Atenção Plena e muito mais. Este importante treinamento pode não apenas ajudar a promover uma força de trabalho mais saudável e feliz, mas também aliviar os custos associados à saúde mental no local de trabalho. Também ajuda a reduzir o estigma em torno da saúde mental, para que mais pessoas sejam equipadas para lidar com diferentes manifestações de problemas de saúde mental, tanto dentro como fora do escritório.


Mito nº 10: "O aprendizado para fora da sala de aula."


As iniciativas de aprendizagem não precisam ser externas ou caras e certamente não precisam começar e terminar com o treinamento em sala de aula. As organizações podem se beneficiar muito com a implementação de culturas de aprendizado interno para apoiar e incentivar o aprendizado contínuo e o compartilhamento e aplicação de novos conhecimentos e habilidades entre os funcionários. Na verdade, as organizações de alto desempenho têm cinco vezes mais probabilidade de ter culturas de aprendizagem.


COMO VOCÊ PODE IMPLEMENTAR UMA CULTURA DE APRENDIZAGEM?


- Demonstre o ROI do aprendizado para que toda a organização entenda seu valor

- Obtenha a adesão dos executivos para investir em T&D sempre que possível

- Ofereça incentivos para pessoas que implementam iniciativas de aprendizagem internamente

- Use a tecnologia para compartilhar novas habilidades

- Evolua o treinamento oferecido para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem


O treinamento de desenvolvimento profissional é sempre importante, não apenas para indivíduos que buscam progredir na carreira escolhida, mas para organizações que buscam se manter à frente da concorrência, aumentar a motivação e o desempenho dos funcionários e promover uma força de trabalho forte, estável e feliz. Com o entendimento correto da variedade de opções de treinamento disponíveis, indivíduos e empregadores podem fazer o treinamento de desenvolvimento profissional trabalhar para eles - e colher os resultados.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page