top of page

10 Métricas para Medir o Impacto do Treinamento e o ROI


Utilizar a análise de aprendizado para uma avaliação eficaz do treinamento é uma das melhores maneiras de sua organização determinar o verdadeiro ROI de seus programas de treinamento e desenvolvimento. O melhor de tudo é que os profissionais de aprendizagem podem usar suas descobertas na análise de dados para desenvolver soluções de treinamento que melhoram as experiências de aprendizagem e ajudam as empresas a atingir seus objetivos de negócios.


Criando um relatório de analítica de aprendizado que mede o impacto do treinamento com precisão

As organizações de quase todos os setores no mundo investem milhões em programas de treinamento e desenvolvimento para melhorar o desempenho dos funcionários. Verificou-se que os programas de treinamento mais bem-sucedidos não apenas melhoram o desempenho, mas também aumentam os resultados da organização, aumentando as taxas de retenção e engajamento dos funcionários. Estudos recentes descobriram que as empresas que investem em programas de treinamento eficazes podem ter margens de lucro até 24% mais altas do que as empresas que não possuem.


No entanto, muito do dinheiro investido no desenvolvimento e treinamento de funcionários é desperdiçado em treinamento ineficaz. O pior é que, nesses casos, os profissionais de aprendizado e desenvolvimento lutam para determinar o que está causando maus resultados de treinamento.

Felizmente, essa luta pode ser aliviada usando análises de aprendizado para rastrear as principais métricas dos alunos que ajudam as equipes de T&D a avaliar seus programas de aprendizado e a tomar decisões baseadas em dados para melhorar o processo de aprendizado.


Esteja você usando uma ferramenta analítica incorporada que acompanha o seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) ou um sistema analítico avançado, é provável que você colete uma quantidade significativa de dados. Pode ser difícil determinar quais informações são as mais importantes e quais devem ser incluídas no seu relatório de análise. Embora cada programa de treinamento seja único, há 10 métricas de treinamento que você deve sempre considerar, inclusive em seus relatórios.


10 Métricas para medir a eficácia do seu treinamento

A eficácia do treinamento é geralmente medida usando o modelo Kirkpatrick e os 4 níveis de avaliação. Os níveis são reação, aprendizado, comportamento e resultados. Cada uma das métricas listadas abaixo contribui para medir um desses quatro níveis de avaliação.


1. Dados de inscrição no curso


Os números de inscrição podem fornecer algumas informações sobre quantos funcionários estão envolvidos no treinamento. Também é útil rastrear quantos funcionários também se inscreveram no treinamento. Isso pode informar quem concluiu o treinamento ou se há alunos que perderam o interesse no curso. Essa métrica contribui com seus dados para o nível de reação da medição.

2. O número de alunos aprovados e reprovados no programa

As pontuações dos questionários e avaliações podem informar se os funcionários estão simplesmente fazendo cursos ou se estão mantendo o que aprenderam. Altos números de aprovação são um indicador de que os funcionários estão mantendo o que aprendem. Esses dados de métricas são mais relevantes para o nível de aprendizagem da avaliação.

3. Detalhes da Atividade do Usuário


A atividade do usuário fornecerá informações mais detalhadas sobre os níveis de envolvimento dos funcionários e suas reações a diferentes partes do conteúdo do treinamento. Esses dados ajudarão você a determinar onde os funcionários estão mais envolvidos e se há áreas nas quais eles estão começando a perder o interesse.

4. Materiais dos Cursos Mais Vistos


Isso ajudará você a identificar quais partes dos alunos de conteúdo gostam e o que está funcionando efetivamente. Por exemplo, se os funcionários estiverem assistindo a um vídeo de treinamento várias vezes ou deixando muitos comentários, pode ser um indicador de que esses conteúdos envolvem partes do treinamento. Os dados dessa métrica contribuem para o nível de reação da medição.

5. Dados de desempenho

Ao rastrear e analisar as pontuações e respostas dos testes com mais detalhes, você poderá entender melhor se os funcionários mantêm ou não as informações o suficiente para aplicá-las no trabalho. Essa métrica específica é útil para os níveis de medição de aprendizado, comportamento e resultados. Se os funcionários conseguirem se lembrar e aplicar seu treinamento no trabalho, isso melhorará o desempenho dos funcionários, que é o resultado desejado.

6. Tempo gasto em treinamento

A quantidade de tempo gasto em treinamento ajudará você a identificar áreas com as quais os funcionários estão enfrentando dificuldades. Isso afeta cada nível de medição. Se muitos funcionários estiverem enfrentando problemas com um determinado conteúdo, talvez seja necessário fazer revisões.


7. Funcionários com maior e menor desempenho

Ao agrupar artistas de alto e baixo desempenho em grupos, você pode determinar melhor por que o treinamento é mais eficaz para alguns alunos do que para outros. Por exemplo, você pode achar que alguns alunos aprendem melhor assistindo a vídeos e outros têm melhor desempenho ao trabalhar com simulações.

8. Clusters ou padrões no comportamento do aluno

Analisar clusters e padrões é muito parecido com a análise de alto e baixo desempenho. Essa métrica ajudará você a encontrar maneiras de melhorar as experiências de aprendizado para diferentes grupos e tipos de aprendizado.

9. Tentativas de avaliação


Essa métrica é outra que o ajudará a identificar áreas problemáticas. Se os funcionários tiverem que repetir repetidamente as avaliações e tiverem poucas melhorias, essa área deve ser investigada com mais detalhes.

10. Onde os alunos estão em sua jornada


Observar a localização dos alunos no programa de treinamento ajudará você a entender melhor o progresso deles e a saber se alguém está preso. Isso ajudará sua equipe de P&D a identificar quaisquer áreas problemáticas que possam precisar ser tratadas.


Conclusão

O treinamento eficaz dos funcionários tem um impacto positivo significativo na sua organização, mas você só pode realmente medir o impacto dos programas de treinamento dos funcionários se tiver as ferramentas e os dados corretos. O rastreamento das métricas corretas de treinamento com a análise de aprendizado pode ajudar a obter os resultados que você procura e a sustentar seu esforço de treinamento. Com as mudanças nas necessidades dos alunos, o treinamento também deve ser reformulado. Mas o processo de rastreamento e análise dos efeitos do treinamento deve ser contínuo para garantir que ele esteja obtendo o resultado e os resultados desejados.

É raro ouvir qualquer organização afirmar que "o treinamento está superestimado!". A importância e a relevância do treinamento são claras. Mas no final do dia, os resultados devem falar por si. Com as métricas de análise corretas, o valor do treinamento pode ser devidamente demonstrado e os orçamentos direcionados para o treinamento são justificados.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page