top of page

10 Novas Habilidades para Sobreviver como Designer Instrucional


A partir de 2020 você terá que rever seu compromisso com o novo aprendizado e desenvolvimento de projetos de e-learning. O mercado está mudando constantemente e novas habilidades são requeridas aos que trabalham como desenhistas educacionais.


Em tempos de experiência de aprendizagem vou sugerir 10 habilidades técnicas que você deve adquirir este ano. Essas sugestões foram criadas para ajudá-lo a se tornar mais confiante em dominar códigos e a aumentar a sua fluência digital em nosso campo. Para cada conjunto de habilidades sugiro um ou dois recursos nos quais você pode aprender de graça.


Habilidade 1: HTML5


Se você está no campo de aprendizado digital há algum tempo, provavelmente já encontrou o HTML. HyperText Markup Language é o andaime subjacente a todo o conteúdo exibido na janela do navegador ou no LMS. O HTML permite que você "marque" o objetivo de cada conteúdo que você exibe para um aluno. A linguagem HTML é uma linguagem relativamente fácil de aprender que lhe dará uma forte compreensão do que suas ferramentas de criação estão fazendo nos bastidores. O HTML é dividido em uma série de tags aplicadas em uma hierarquia paralela à estrutura de conteúdo da sua página ou tela.


Habilidade 2: XML


É provável que você tenha tido menos contato direto como designer instrucional. A eXtensible Markup Language está entre as línguas mais fáceis de aprender. XML não possui tags ou comandos predeterminados. Ele foi projetado para permitir que você crie código de auto-documentação que armazena dados. Na minha opinião, é algo que deveríamos ter adotado no eLearning há uma década. XML é a chave para separar nosso conteúdo da entrega desse conteúdo. Quando usado corretamente, o XML pode conter todo o conteúdo que um usuário visualiza, e como esse conteúdo é entregue pode ser otimizado para o ambiente desse usuário.


Habilidade # 3: JSON


JSON é uma tecnologia paralela ao XML. Ele tem exatamente o mesmo objetivo, mas tem uma estrutura diferente. Atualmente, muito trabalho em tecnologia é feito usando a linguagem de programação JavaScript (fique atento). JSON é essencialmente XML, mas formatado com uma sintaxe JavaScript. O JavaScript pode trabalhar nativamente com o código JSON, tornando-se a ferramenta de escolha para quem precisa estruturar seu conteúdo e dados. Embora não seja tão fácil de ler como no exemplo de código XML anterior, ainda deve ser óbvio para você como o JSON estrutura esse conteúdo.


Habilidade # 4: JavaScript


O JavaScript está se tornando cada vez mais a linguagem de programação completa mais importante que você pode aprender. JavaScript é o mecanismo por trás de qualquer interação em conteúdo digital. Quando o usuário clica em um programa e há uma resposta, essa resposta foi gerada pelo JavaScript. As ferramentas de autoria geralmente escrevem bastante JavaScript nos bastidores que está sendo executado em sistemas LMS ou navegadores da web.


JavaScript também é a linguagem por trás de muitos conteúdos de RV e AR que parece estar se tornando mais prevalente no aprendizado. Existem bibliotecas em JavaScript não apenas para lidar com AR e VR, mas com gráficos 3D, visualização de dados e jogos. Muitos dos jogos usados ​​no conteúdo de aprendizado são realmente escritos na linguagem de programação JavaScript.


Habilidade 5: Python


Normalmente, o Python não está associado ao aprendizado digital, mas ao big data. Cada vez mais, os dados gerados pelo nosso conteúdo de aprendizagem e sistemas LMS estão sendo explorados em busca de tendências úteis. Os dados estão fornecendo informações para perguntas sobre o comportamento do aluno e nosso conteúdo.


Python é a linguagem usada com mais frequência para examinar grandes conjuntos de dados, encontrar padrões e extrapolar conclusões. A boa notícia é: se você deseja trabalhar com grandes quantidades de dados, o Python é fácil de aprender, gratuito e PODEROSO. Se você aprender Python, poderá ser o único a dominar os dados de aprendizado da sua organização.


Habilidade 6: Desenvolvimento da Unity


Unity é o melhor ambiente para o desenvolvimento de jogos. Com o Unity, você pode criar jogos que executam qualquer plataforma do Xbox ao seu sistema LMS. O Unity é um ambiente abrangente para o desenvolvimento de jogos 3D e 2D. É poderoso o suficiente para criar os jogos mais complexos do mercado hoje, mas ainda acessível para o iniciante. A Unity também está sendo apresentada como um ambiente para desenvolver animações envolventes e experiências imersivas de AR e VR.


Você pode baixar a edição pessoal gratuita enquanto aprende e começar a criar seus próprios jogos de forma relativamente rápida. Uma das coisas de que realmente gosto no Unity são as diversas e extensas bibliotecas de componentes de jogos que você pode usar.


Habilidade 7: C # (para desenvolvimento da unidade)


O verdadeiro poder do Unity é exposto quando você aprende a linguagem de codificação C # (pronuncia-se C-Sharp). Embora exista uma quantidade enorme de ações que você pode fazer no Unity sem codificar, a linguagem C # adiciona uma nova dimensão ao que você pode fazer. Com o C #, você pode adicionar níveis de complexidade aos seus jogos.

Você pode aprender C # neste tutorial interativo gratuito.


Habilidade 8: desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos


A maioria das lojas de desenvolvimento móvel desenvolve aplicativos nativos. Esses são aplicativos direcionados para iOS ou Android usando as ferramentas sugeridas pelas plataformas. Na maioria das vezes, os aplicativos iOS são desenvolvidos usando a linguagem de programação Swift no ambiente XCode somente para Mac. Os aplicativos para Android são desenvolvidos usando o Android Studio em Java ou Kotlin.


A dicotomia de desenvolvimento para iOS e Android há muito afeta as equipes de desenvolvimento. Como os aplicativos iOS e Android são criados usando diferentes idiomas e ambientes, os aplicativos precisam ser mantidos em faixas paralelas, se você quiser tirar proveito da base de usuários da Apple e do Android. (Cada plataforma possui aproximadamente metade do mercado.)


O desenvolvimento híbrido de aplicativos móveis é a resposta para o problema do desenvolvimento de duelos. Os aplicativos híbridos são desenvolvidos usando padrões, ferramentas e idiomas da web. Aplicativos móveis híbridos podem ser executados em qualquer plataforma, porque são executados em um navegador da web. O método híbrido de desenvolver e executar aplicativos é vantajoso, pois não apenas existe uma base de código a ser mantida para o aplicativo, mas os ativos desenvolvidos para a Web podem ser reutilizados. Aplicativos híbridos são desenvolvidos em HTML e JavaScript.


Habilidade 9: Vídeo ao vivo


Até 2022, 80% de todo o tráfego da Web será de vídeo. Ter um entendimento completo de como transmitir vídeo, usá-lo interativamente e distribuí-lo será importante para o arsenal de ferramentas de qualquer desenvolvedor de aprendizado.

A parte que mais cresce no mundo do streaming de vídeo é o vídeo ao vivo. Há todo um conjunto de ferramentas e tecnologias usadas para vídeo ao vivo. Mais e mais instrutores estão interagindo com grandes audiências enormes enquanto ensinam. Um exemplo é o Boxcast que oferece uma introdução gratuita à transmissão ao vivo.


Habilidade 10: UI / UXD


No contexto da mídia moderna, as pessoas julgam muito um livro pela capa. Pode ser um bom ano para atualizar suas habilidades de Design da interface do usuário e Design da experiência do usuário. Seus alunos são constantemente bombardeados por mídias de alta qualidade projetadas para serem divertidas e altamente envolventes. Parte do conteúdo de aprendizado que está sendo desenvolvido hoje parece um pouco obsoleto em comparação. Você pode melhorar bastante a qualidade da sua camada de apresentação, aprimorando suas habilidades de interface do usuário e UXD.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page