top of page

15 Passos para Você Criar seu Cursos Online Agora!

Atualizado: 30 de jan. de 2022


  1. Faça uma pesquisa minuciosa. Assim que estiver ciente do tópico do treinamento, peça ao cliente para apresentá-lo ao Especialista no assunto (SME) que o orientará com o conteúdo. Se o novo treinamento deve ser baseado em um treinamento existente, descubra como esse treinamento está ocorrendo agora. Tente manter o novo curso em sintonia com o existente, mas deixe espaço para mais melhorias ou refinamentos. Como você tornaria os tópicos mais atraentes para os alunos? Certifique-se de marcar o conteúdo que precisa ser ensinado por meio de diferentes interatividades. Quais recursos técnicos estão disponíveis para o cliente? Seu cliente precisa de treinamento baseado na Web ou treinamento baseado em computador? Seu cliente já possui um Leaning Management System (LMS)? Se sim, que tipo de Leaning Management System eles têm? Quais são as ferramentas de autoria de cursos que podem ser integradas facilmente? Certifique-se de lidar com todos os problemas de conformidade, Seção 508 e SCORM aqui.

  2. Analise o público-alvo e determine os requisitos instrucionais. Depois de analisar o perfil do público-alvo, você precisa determinar como transmitir instruções aos alunos. Simultaneamente, você também precisa discutir quais são as necessidades e expectativas da organização deste curso

  3. Crie um protótipo para o curso. Como próximo passo importante, descubra quais são os pré-requisitos para este treinamento. Além disso, decida sobre os objetivos de aprendizagem e os parâmetros de avaliação, conforme discutido com o especialista no assunto. Você pode usar ferramentas como o Visio para construir um protótipo rápido, que daria uma ideia de como seria o curso final. Este protótipo incluiria um roteiro parcial junto com a aparência e o tratamento sonoro para o mesmo.

  4. Teste o protótipo com alguns alunos de amostra. Convide alguns alunos do lado do cliente e teste se o protótipo foi projetado de acordo com as expectativas comunicadas inicialmente.

  5. Escreva o roteiro ou o storyboard. Você pode usar notas ou outros documentos para criar storyboards ou roteiros interativos, bem como cenários de ramificação com o conteúdo fornecido pelos especialistas no assunto.

  6. Produza mídia relevante. Você pode criar os gráficos necessários; tire fotos, grave vídeos e música com efeitos sonoros neste momento. Caso você não tenha o equipamento necessário, considere a ajuda de fornecedores profissionais.

  7. Monte todos os elementos do curso na ferramenta de criação do curso. Monte vários elementos de mídia na forma de jpg, wmv, mp3, etc., na ferramenta de criação de cursos.

  8. Revise a aderência do curso aos objetivos de aprendizagem. Agora você precisa revisar se o curso foi projetado de acordo com os objetivos de aprendizado e outros padrões pré-determinados, como a qualidade da mídia, erros gramaticais e de digitação, falhas de software e bugs.

  9. Escreva o manual do curso. Você precisa escrever um manual para o administrador do curso e outro para o administrador do sistema para descrever a administração e a finalidade do eLearning da perspectiva de TI e de treinamento.

  10. Realizar revisão Beta do eLearning. Faça com que seu projeto de curso seja revisado pelo cliente. Isso lhe dará uma ideia de quão longe ou quão perto você está de realizar seu projeto com sucesso.

  11. Faça as correções finais no curso. Com base no feedback fornecido pelo seu cliente, implemente as alterações e correções necessárias.

  12. Teste o curso piloto no sistema do cliente. É quando você será solicitado a levar o curso concluído ao local do cliente e testá-lo pelo departamento de TI para garantir a instalação e os testes bem-sucedidos. Além disso, configure o curso corretamente e verifique se todas as funcionalidades estão funcionando corretamente para serem prontamente implantadas em toda a organização.

  13. Treinar o treinador e a equipe de TI do cliente. O treinamento do facilitador e da equipe de TI do cliente é absolutamente necessário. Eles também precisam ser treinados no Learning Management System para que os alunos possam colaborar com sucesso.

  14. Implemente e anuncie o eLearning. Lançar o programa de treinamento e comercializá-lo bem para criar conscientização. Anote qualquer problema e integre-o ao eLearning.

  15. Avalie o curso e meça o retorno do investimento. Use as métricas e dados disponíveis para medir o sucesso do programa de treinamento. Caso você precise determinar o retorno do investimento do treinamento, use formulários de pesquisa. Depois de revisar o feedback e os problemas, comece a trabalhar na próxima versão do eLearning.


IDI Instituto de Desenho Instrucional




0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page