top of page

16 Dicas para Criar Conteúdo Atraente para Cursos


O conteúdo envolvente é a base de qualquer curso eficaz. Slides chatos e módulos excessivamente longos podem levar à desconexão do aluno. Como você captura e mantém a atenção dos alunos no conteúdo? Nossos especialistas têm algumas sugestões.


No eLearning, geralmente associamos o envolvimento à interatividade, às perguntas e aos jogos, mas, para ser realmente envolvente, precisamos apelar primeiro à curiosidade natural dos alunos. Dê a eles algo para sanar a curiosidade. Esse é o melhor resultado de uma narrativa instrucional: uma história que impulsiona o aprendizado. Sem ele, a interatividade, as perguntas e os jogos se tornam trabalhosos.


Se você não tem conteúdo atraente, realmente não há necessidade de mídia atraente ... é como colocar um revestimento de caramelo em uma maçã podre. Não importa o quão sedutor seja o exterior, ou como possa atrair, ainda não será uma boa experiência. Parece bom, tem um gosto ruim e ninguém volta.


Encontre o fluxo. Um erro comum, especialmente no programa baseado em slides - é apenas inserir ponto de informação após ponto de informação, deixando de costurar com o fluxo narrativo􏰕􏰇􏰍􏰔. Isso leva à sobrecarga de informações desconectadas. Encontre a história em seu conteúdo e deixe-a seguir um fluxo natural. Isso não significa que cada slide precisa contar a história emocionante, mas significa encontrar a conexão entre os diferentes pontos de informação. Ajude os alunos a entenderem por que essas informações são importantes e como são relevantes para eles. Encontre o tópico que mantém tudo junto e encontre uma maneira de contar uma história com conteúdo.


Seu cérebro processa novas informações vinculando-as a informações já existentes. Use palavras e imagens facilmente digeríveis e reconhecíveis. Muito jargão ou imagens altamente incomuns atrapalharão o fluxo de aprendizado, pois o usuário se concentrará mais no idioma estranho e menos no significado do conteúdo.


Crie todos os quatro elementos do modelo ARCS (atenção, relevância, confiança e satisfação) na comunicação, entrega e acompanhamento do seu programa. A maioria das pessoas sabe que deve criar esses elementos no conteúdo e no programa. Reserve um tempo extra para também projetar o ARCS em suas comunicações sobre o programa para gerar interesse e motivação antes do programa e depois do programa para manter esse interesse e acompanhar a confiança e a satisfação.


Peça aos seus especialistas no assunto (PME) que lhe contem uma história. Muitas vezes, recebemos decks de PowerPoint bem secos para começar a criar nossos programas de eLearning. Seu desafio, se você aceitar, é transformar esse conteúdo básico. R􏰂􏰃􏰌􏰁eserve um tempo para sentar-se com suas PME e pedir que elas lhe digam a história do seu conteúdo. Grave esta conversadora entender a base para a escrita ao fazer os storyboards que você cria.


Seus alunos devem poder se reconhecer no herói de sua narrativa instrutiva e se preocupar com o resultado dele / dela. Mas gaste tanto tempo pensando no vilão quanto no herói. O vilão da sua história pode ser uma ferramenta instrucional muito eficaz.


O engajamento pode existir fora da interação. Pense no seu filme ou livro favorito: quando você estava assistindo ou lendo, você realmente precisava clicar em algo, conversar com outra pessoa ou receber feedback para se envolver?


Insira referências de cultura pop amplamente conhecidas em seu módulo ao tentar ensinar ao espectador algo complexo. As pessoas farão associações com seu material e sua referência, facilitando a lembrança mais tarde.


Mantenha Storyboard o mais simples possível. Quando alguém lhe entrega esse pacote do PowerPoint com 112 slides e espera que você o transforme em uma experiência de eLearning curta e envolvente, o que você faz? Primeiro, sente-se com o especialista no assunto (SME) e obtenha informações sobre o que o aluno precisa ser capaz de fazer no final do curso. Depois mapeie todos e cada um desses conteúdos para um desses objetivos de aprendizado. Se o conteúdo não for mapeado para um objetivo, corte-o. Faça este exercício com sua PME para que ele possa ver onde está realmente o conteúdo que apóia os objetivos de aprendizado. No final, você deve ter uma experiência focada. Peça às PME que participem deste exercício de corte para que possam ver o que é realmente valioso. Se eles ainda amam todo o seu conteúdo, coloque-o em um PDF para que as pessoas leiam em seu próprio tempo, se quiserem ir mais fundo.


Os alunos adultos se sintonizam se sentirem que informações, idéias ou ações lhes estão sendo impostas. Mesmo se você estiver criando um conteúdo de conformidade, aprenda o máximo possível sobre como seu tópico se relaciona com seu público-alvo e convide-os a ver o valor do conteúdo para a situação deles.


Considere completamente o “panorama geral do porquê” do treinamento. No grande esquema das coisas, o que o aprendizado deve alcançar? Por quê? Muitas pessoas começam com o foco nas informações que desejam compartilhar. Em vez disso, concentre-se no que você espera que as pessoas façam com ou por causa das informações. Apresentar as informações nesse contexto para melhor se envolver com o aluno.


As lições de eLearning são ótimas ... mas existe realmente muita coisa boa? Na verdade sim. Lições muito longas de eLearning podem levar à distração e fadiga do aluno. Considere manter o tempo máximo de reprodução de cada lição entre 􏰃􏰊􏰁􏰉􏰉 􏰒􏰍􏰔 􏰀􏰈􏰉 􏰋􏰇􏰍􏰑􏰃􏰉􏰂􏰄


Lembre-se sempre de que existe um ser humano sentado no computador, trabalhando através do conteúdo que você criou com tanto amor. Prenda que você está tendo uma conversa com essa pessoa em uma cafeteria e depois escreva assim! Esqueça o discurso acadêmico intelectual passivo de objetivos de aprendizado e comunicação corporativa. Em vez disso, torne sua experiência de aprendizado pessoal e converse diretamente com o aluno. Quando sentimos que uma experiência on-line é uma conversa, tendemos a prestar mais atenção. Portanto, em vez de dizer "Esta lição abrange três dicas para escrever e-mails melhores", diga "Vejamos três dicas que você pode usar para escrever e-mails melhores".


As pessoas tendem a se lembrar de informações e experiências que desencadeiam uma resposta emocional. Para tornar seus módulos de aprendizado memoráveis, use o humor para envolver o público. Selecione exemplos visuais e de áudio que tocam em uma variedade de emoções.


Antes de iniciar um projeto, é realmente importante conhecer seu público-alvo (habilidades técnicas, idade, a resolução dos monitores de computador do público etc.) e projetar o módulo de aprendizado com eles em mente.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page