top of page

1a. Edição Revista COMUNIDA.DI

Há muito tenho dito que as novas tecnologias de aprendizagem não se referem apenas à recursos digitais ou acesso a uma rede de computadores/wi-fi. Estamos mais tendenciosos à disrupção, inovação e reestruturação geral do "modus operandi" da gestão do conhecimento. Nada mais justo, com você leitor, do que situá-lo em tempos de pandemia, no qual vivemos uma corrida desenfreada à adaptação nas escolas, reestruturação da sala de aula, reengenharia das corporações e regulação das atividades dos docentes, designers e gestores educacionais. Durante as edições desta nova revista compartilharemos idéias e concepções que regerão a nova ordem educacional pois o futuro da educação dependerá: da desintermediação da aprendizagem, de atividades e percursos didáticos personalizados, de processos de autorregulação que favoreçam a autonomia do aluno, da participação engajada entre a comunidade e escolas/empresas, da qualidade das interações em ambientes virtuais com o fortalecimento da empatia.


"Trata-se menos de recursos e conteúdos e mais da promoção e troca de experiências".


E é justamente com este assunto que abrimos a 1a Edição. Falaremos sobre o protagonismo das LXP'S ou plataformas de experiência de aprendizagem. Indispensáveis para quem quer oferecer uma educação inovadora.

Além disso, vem aí duas entrevistas, a primeira com a Babi Olivier - CIO da Afferolab, fornecedor que atua com os maiores clientes no Brasil e exterior, que vai nos contar se o uso das LXPs está dando certo no Brasil e falará sobre a LXP "FLOW" e como essa plataforma tem feito a diferença no dia-a-dia das empresas que atendem. A segunda entrevista será com Gustavo Formighieri COO da Keeps que vai nos contar como e a rotina do Design de Cursos em uma Plataforma LXP.


Relevantes também são as informações acerca de uma nova profissão que está tirando o sono de muito designer educacional. É o LEX Design. Além das habilidades existentes, novas competências são necessárias no seu dia-a-dia, e a principal delas é: saber criar experiências de aprendizagem envolventes é apenas o começo. Vale a pena passar o olho!


Ufa! para finalizar vamos conversar sobre tendências da Educação para 2022 e o que podemos aguardar de novidades por aí. Também conversamos com vários DI's e professores sobre a Educação ser um propósito maior ou apenas um serviço necessário? Você vai se surpreender com as respostas. Espero que essa publicação possa se tornar parte do seu dia-a-dia, como apoio ao seu desenvolvimento profissional. Nos vemos no próximo mês. Boa leitura!

IDI Instituto de Desenho Instrucional



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page