Nos últimos 2 anos percebemos uma grande procura de designers instrucionais para atuarem como conteudistas no formato terceirizado e home-office. Trata-se de um novo conceito de trabalho, do qual, inclusive a nossa legislação brasileira já se atentou.
A lei da terceirização contribuiu e muito para essa proliferação massiva de vagas para conteudistas, professores autores, designers instrucionais que desenvolvem projetos acadêmicos e de educação corporativa.
Mas o que é esse tal home-office ou trabalho remoto? Não podemos negar que depois de um dia inteiro de trabalho, não há nada melhor do que ir para casa. Para os trabalhadores remotos, a transição da vida profissional para a vida doméstica tende a ser uma tarefa mais difícil e requer um planejamento intencional.
Se você tem interesse em fazer essa transição do Office para Home Office veja algumas dicas importantes:
Trabalhar remotamente é uma tendência que rapidamente se torna comum. Com a lei da terceirização a tendência é que mais funcionários estejam trabalhando remotamente, e farão isso por períodos mais longos. Pesquisas americanas inclusive já comprovam. No ano passado, 43% dos americanos empregados disseram que gastaram pelo menos algum tempo trabalhando remotamente, de acordo com a pesquisa." levantamento de mais de 15.000 adultos ". Será que tomaremos o mesmo caminho com o Brasil?
Com o número de pessoas gastando tempo trabalhando remotamente e com essa tendência de alta sem nenhum fim à vista, é preciso prestar atenção em como o ajuste remoto ser favorável. Como muitos funcionários buscam uma situação de trabalho flexível para buscar um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o passo mais importante em direção a essa meta é garantir que os funcionários remotos planejem a transição da vida profissional para a vida doméstica para evitar o desgaste.
O trajeto ao trabalho e o tráfego:
Quem nunca amaldiçoou o seu trajeto de casa para o trabalho? A ausência deste pode servir para você fazer a transição da sua vida doméstica para a vida profissional. Embora o trabalho remotamente não precisasse mais de um trajeto, comece com uma rotina de exercício ou meditação: pois ajuda a conectar com aquele projeto que está em andamento ou serve para preparar sua mente para criar com mais facilidade. O ato de desconectar fisicamente do espaço de casa/trabalho não deve ser desvalorizado e pode ajuda-lo a criar uma rotina que favorece a criatividade.
Estabelecendo um espaço de trabalho exclusivo:
Se você é tutor, designer instrucional ou dá aulas em faculdade on-line, tente usar um espaço adequado ou um local mais sossegado da sua casa. Um local onde você possa curtir seus projetos, ter seus livros enfim...fazer a sua bagunça pessoal (afinal somos DI”s e sabemos como é ter que criar projetos didáticos, desfragmentar conteúdos, pesquisar referências....
Enfim... qualquer lugar será válido para aumentar a sua produtividade. Não traga nada para a mesa que não seja relacionada ao trabalho.
Ahhh já ia me esquecendo! Se você é DI sabe que precisa investir em uma boa cadeira (aquelas ergonômicas mesmo sabe)? Suas costas vão agradecer e seu sono também!
Espaços projetados especialmente podem ajudar a criar essa separação mental. Tenha à mão seu café, sua água ou o que quer que você deseje é outra dica! O fato de você ter que se levantar a toda hora para buscar na cozinha aquele biscoitinho faz com que você desfoque do seu objetivo. Então estabeleça a rotina de separação do escritório e a sua casa pois permite que atividades pessoais permaneçam para a hora certa.
Trabalhar remotamente é imerso em benefícios tangíveis para funcionários e empresas. Além disso, um ambiente de trabalho flexível tem a possibilidade de criar o equilíbrio entre trabalho e vida profissional muito procurado para os funcionários que intencionalmente põem em prática planos para a transição da vida profissional para a vida doméstica. Estabelecer limites de espaço de trabalho claros são etapas importantes para uma experiência de trabalho remota bem-sucedida.
Porem atente: Apesar de trabalhar remotamente parecer um sonho para a maioria das pessoas, muitas ainda fazem perguntas sobre como tornar o trabalho remoto uma realidade. A maioria das visões de dias mais “amenos”, a desconexão com escritório em casa provou ser difícil.
Muitas vezes, luta-se para terminar o dia de trabalho e pode acontecer de você formar uma associação negativa entre casa e trabalho. Mesmo com o trabalho ideal, experimentar o trabalho exaustivo em casa pode criar uma realidade desconexa em relação à sua vida pessoal.
Na ausência de um planejamento proposital, é fácil se tornar um trabalhador preso em um ambiente permeado pelo trabalho com a incapacidade de transitar completamente para casa. Então se você não tem esse perfil, cuidado! E se você consegue transitar bem entre o limiar da vida doméstica com a vida profissional num mesmo ambiente: a minha dica é: se joga!
IDI – Instituto de Desenho Instrucional