top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Dicas para Desenhar Treinamentos Engajadores



O aprendizado on-line capacitou os funcionários a estudar em seu próprio ritmo, de onde quer que estejam e a qualquer hora que desejarem. Para muitos alunos, no entanto, encontrar algum tempo para se comprometer com o estudo continua sendo um desafio. Tanto assim, de fato, que um relatório de 2018 do LinkedIn declarou "conseguir que os funcionários dessem tempo para aprender" como o desafio número 1 para treinamento e desenvolvimento de pessoal.

A gestão do tempo dos funcionários também é um grande desafio para o seu programa de treinamento corporativo? Se sim, prepare-se para enfrentá-lo, usando nossa lista útil de dicas para conquistar o tempo de estudo dos seus colaboradores:

1. Dê aos seus funcionários o tempo de que precisam para estudar

Esperar que os funcionários trabalhem duro durante toda a semana em suas tarefas e, em seguida, ir para casa e estudar em seu próprio tempo, pode estar pedindo demais a eles. Os empregadores devem respeitar o equilíbrio entre trabalho e vida de seus funcionários. Uma ótima estratégia é reservar tempo para seus funcionários estudarem durante a jornada de trabalho.

Isso não é tão difícil quanto parece. Simplesmente encurtar as reuniões típicas de uma hora da empresa (cuja utilidade e foco diminuem no final de qualquer maneira), pode facilmente salvar os funcionários de 10 a 30 minutos por dia. Este tempo pode ser dedicado ao treinamento e desenvolvimento da equipe.

Como alternativa, você pode criar seus cursos em um formato de microlearninge incentivar os funcionários a visitar esses cursos sempre que houver algum tempo de inatividade. Se você trabalha em qualquer setor sazonal, pode aproveitar os períodos em que os negócios estão baixos para dar a seus funcionários algum tempo fora do trabalho - desde que passem boa parte do tempo estudando.

2. Abraçar a aprendizagem em sua cultura de trabalho

Os funcionários muitas vezes negligenciam seu treinamento porque o vêem como algo não relacionado às suas obrigações de trabalho. Para combater isso, você deve se esforçar para construir uma cultura de aprendizadoem sua empresa, tornando o treinamento uma parte necessária de seus fluxos de trabalho. Você poderia, por exemplo, realizar sessões de treinamento ministradas por instrutorvárias vezes por mês para discutir o próximo treinamento e incentivar os funcionários a compartilhar seu progresso e ajudar-se mutuamente.

Outra maneira de promover uma cultura de aprendizado no local de trabalho é apelar para o espírito competitivo de seus funcionários. Aproveitando as capacidades de gamificação do seu LMS, por exemplo, você pode ter seus funcionários engajados em uma competição de todo o escritório. As técnicas de gamificação podem ser surpreendentemente úteis e motivacionais para pessoas de todas as idades. Realizar palestras em seus escritórios é outra ótima maneira de apresentar atividades de treinamento e desenvolvimento. Em geral, uma cultura de trabalho que estimule otreinamento vitalício dos funcionáriosgerará resultados de eLearning mais positivos, em comparação com um em que a equipe vê o treinamento como um mal necessário.

3. Tornar o eLearning menos impessoal (e mais personalizado)

O aprendizado on-line muitas vezes pode parecer um pouco impessoal. Sua ênfase no estudo individualizado pode ajudar alguns alunos e desmotivar os outros. Felizmente, o eLearning não precisa ser um esforço solitário. Um LMS capacitado permitirá que você combine teleconferência, discussões em fóruns, feedback de instrutores e sessões de treinamento presenciais ao lado de suas unidades de treinamento regulares. Esse mix dará aos seus alunos a oportunidade de colaborar uns com os outros e de obter ajuda e incentivo de seus instrutores. Essas coisas podem desempenhar um papel significativo em motivar os alunos a passar mais tempo estudando.

Na mesma linha, você também deve procurar personalizar seu conteúdo de treinamento para que ele se adapte melhor aos diferentes tipos de alunos que trabalham em sua empresa. Ao adotar apersonalização de treinamentoe oferecer vários caminhos de aprendizado para funcionários de diferentes origens, habilidades e habilidades de aprendizado, você pode criar um ambiente de treinamento que motivará ainda mais seus funcionários a estudar.

Para isso, aproveite os recursos de descoberta de testes, pesquisas e habilidades do seu LMS para entender melhor os pontos fortes de seus alunos e criar versões diferentes do conteúdo que melhor atendam aos seus níveis de habilidade e preferências de aprendizado.

4. Reconheça e recompense os esforços de treinamento de seus funcionários

Os alunos estudam mais e obtêm melhores resultados de treinamento quando estão motivados. A motivação pode assumir várias formas e já examinamos algumas outras sugestões (por exemplo, incentivo de um instrutor). Mas e quanto a algo mais substantivo? Como algum tempo extra fora do trabalho para o seu melhor aluno, algumas vantagens adicionais de escritório, um bônus monetário ou oportunidades de promoção ligadas ao progresso do aprendizado de seus funcionários?

A chave é fazer com que seus funcionários vejam o aprendizado de novas habilidades como algo que é apreciado e recompensado em sua empresa.

5. Use uma plataforma que capacite seus alunos

Se você quer incentivar seus alunos a passar mais tempo estudando, você deve investir em uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de pessoal intuitiva e fácil de usar.

Recursos específicos do LMS podem ajudar a capacitar seus alunos e aumentar seus níveis de engajamento:

- O treinamento personalizado fará com que suas sessões de treinamento pareçam pessoais e permitam que seus alunos se conectem uns com os outros e com seus instrutores,

- A gamificaçãoajudará a tornar o eLearning mais divertido e envolvente, fazendo com que seus alunos compitam no avanço de seu currículo,

- Testes e questionáriosirão ajudá-lo a identificar as habilidades dos seus alunos (ou a falta deles) para que você possa atribuir-lhes o material de estudo apropriado,

- Pesquisas darão a você valioso feedback do aluno, que você pode usar para melhorar seu programa de treinamento,

- Uma aplicação móvel nativadará aos seus alunos a liberdade de estudar de qualquer lugar, no seu próprio ritmo escolhido.

Quer conhecer mais técnicas para engajar seu aluno? Clique aqui.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page