Existem muitos mitos transmitidos da cultura que definem como pensamos sobre o Design. Algumas pessoas pensam que, para projetar, é preciso ser um artista. Ou esse design vem como um flash de luz nas mentes de certas pessoas privilegiadas.
Faz sentido que não saberíamos muito sobre design. O processo de design não faz parte de um currículo padrão na escola.
Eu estive estudando, analisando e examinando o processo de design nos últimos anos. Aqui estão dez coisas que gostaria de compartilhar com você sobre design e design thinking.
1. Design é um processo
O design é uma abordagem à resolução de problemas que aplica as atividades cognitivas do design thinking. Esses são os designers de processos que aproveitam para criar e criar soluções.
Paula Sirar, defensora do pensamento de design, define assim: “Design Thinking é um processo criativo de pensar de trás para frente das pessoas, que leva ao design de um serviço, um produto ou [algo] mais, baseado nas conclusões do conhecimento reunido no processo."
2. O design é confuso
Durante o processo de design, não há um caminho direto do ponto A para o ponto B. Em vez disso, pense nos rabiscos ondulados que levam a um destino final depois de muitos desvios.
Roger Martin, autor e reitor da Rotman School of Management, diz que o design thinking envolve “pensamento integrativo: a capacidade de explorar idéias ou restrições opostas para criar soluções inteiramente novas”. Esse processo pode ser confuso.
3. Design requer empatia
Design envolve colocar-se no lugar do usuário, seja um cliente ou um aluno. Significa ver o mundo através dos olhos deles. Projetos eficazes mudam o pensamento da tecnologia ou dos objetos para as pessoas. É baseado no que os humanos precisam para melhorar sua situação - para tornar as coisas melhores e mais fáceis.
4. Soluções de design são baseadas no contexto
Projetos eficazes envolvem pensar sobre o contexto no qual eles serão usados. Um bom design observa as pessoas no contexto. É necessário pensar: "Como as pessoas usarão esse objeto?" Ou "Em que ambiente as pessoas usarão esse curso?"
5. Design requer protótipos
Boas práticas de projeto se movem rapidamente para o protótipo, a fim de que os colegas e usuários testem. No design industrial, isso pode ser um protótipo de um dispositivo. No eLearning, pode ser uma parte de um jogo ou várias interações.
Por meio de observação e discussão, os designers obtêm feedback para refinar suas ideias e iterar. Tim Brown, da IDEO, diz que o design vai de “pensar sobre o que construir, construir para pensar”.
6. Design implora por colaboração
Um ótimo design não pode ser feito em um vácuo. O design thinking é aprimorado através da colaboração, especialmente com equipes de diversas origens e disciplinas. Faz sentido que trabalhar em equipes diversas produza um leque mais amplo de ideias, fornecendo soluções mais inovadoras para escolher ou integrar.
7. O design começa com uma lista de possibilidades
Se quisermos estimular a inovação e o pensamento novo, devemos começar com uma mentalidade de “e se?”. Essa abordagem nos permite imaginar soluções de maneira desimpedida. Então, podemos lidar com desafios, restrições e obstáculos mais tarde.
8. Design leva tempo
É difícil ser criativo sob demanda. Algumas soluções levam tempo para amadurecer. Considerando que o design envolve protótipos iterativos, você precisa dar tempo para que as soluções se desenvolvam.
9. Design impacta o negócio
O design thinking impacta a linha de fundo. Ele transforma a abordagem de desenvolvimento de negócios e produtos ou serviços de um dos números de cálculo para uma abordagem centrada no ser humano. Qual deles você acha mais provável para atender às necessidades de clientes, usuários e alunos?
10. Design pode mudar a sociedade (e o mundo da aprendizagem)
O design pode ser mais poderoso do que você pensa. Considere que todos os objetos da sua casa e do seu escritório foram projetados. Quantos deles foram poderosos o suficiente para mudar a maneira como o mundo funciona? Pense em todos os programas sociais que mudam vidas e em todos os negócios ou serviços que encantam seus clientes. Estes foram projetados através de pensamento duro, feedback e iteração.
No mundo da aprendizagem, podemos pensar sobre o que gostaríamos de mudar ... sobre novas abordagens para ajudar as pessoas a obter as informações e habilidades que desejam. Então, podemos usar o design thinking para fazer a diferença.
Como o design thinking poderia impactar as soluções que você está desenvolvendo?
IDI Instituto de Desenho Instrucional