top of page
Foto do escritorInstituto DI

Usando Personagens no E-Learning



Benefícios dos Personagens

Personagens atraentes podem agregar valor a um curso. Quando os personagens são envolventes, eles podem ajudar os alunos a se sentirem emocionalmente conectados ao conteúdo. Além disso, os personagens e as histórias construídas em torno deles tornam o aprendizado mais atraente, porque nossos cérebros estão ligados a histórias. Personagens também podem ser entrelaçados em jogos e desafios.

Outros usos para personagens

Se você achar que seu público gosta de certos personagens, tire mais proveito deles recorrendo a eles em ajudas de trabalho e disseminação de informações. Por exemplo, os personagens usados em um novo curso de orientação de contratação também podem apontar políticas importantes na Intranet da empresa ou fornecer dicas para novos funcionários.

Outra ideia apresentada por Jeff é usar personagens de eLearning em uma campanha interna de marketing para anunciar o lançamento de um novo curso. Quando apresentados como parte de um desafio ou como um teaser para uma história, esses personagens podem criar buzz e melhorar a motivação.

Se você quiser mergulhar no desenvolvimento de histórias, é importante criar perfis detalhados dos personagens que planejam usar. Isso é semelhante ao processo usado pelos autores de ficção antes de escrever uma história.

Vantagens de construir o perfil

Você provavelmente pode imaginar os benefícios de construir seus personagens antes do tempo. Primeiro, você pode confiar nos perfis enquanto escreve o curso, liberando algum espaço mental para escrever a história, em vez de precisar lembrar os detalhes sobre as pessoas ou criaturas em seus cursos.

Em segundo lugar, desenvolver um perfil de personagem garante que você use características de maneira consistente em toda a história ou cenário. É importante que um personagem experimente desafios consistentes e tenha uma personalidade consistente. Se você está trabalhando com uma equipe, é uma boa maneira de manter as coisas em ordem entre os escritores.

Terceiro, se você manipular vários projetos, personagens poderá ajudá-lo a atingir o objetivo quando retornar ao storyboard ou script. E, finalmente, você pode criar uma coleção de personagens que se repetem nas seqüências do curso ou para reutilizar com diferentes clientes e públicos-alvo. Ele se tornará seu portfólio pessoal de personagens. Eles podem até se tornar seus melhores amigos.

O que adicionar nas características

Você pode adicionar informações demográficas, como o personagem fala e gesticula, a aparência do personagem e o estilo de vestir, e suas relações de trabalho e rede mais ampla. Ao contrário dos gráficos que os autores de ficção usam, o gráfico também fornece um espaço para adicionar os conhecimentos, habilidades e atitudes que o personagem será capaz de apresentar.

Tipos de Personagens

Toda história precisa de um protagonista. Este é o personagem central que se depara com um conflito que deve ser resolvido. O antagonista, por outro lado, apresenta os desafios que o protagonista deve superar. Dependendo de como você desenvolve sua história, um personagem central pode ser tudo o que for necessário.

Veja alguns personagens:

- Novato que faz muitas perguntas e o mentor onisciente

- Detetive que deve reportar ao supervisor

- Super-herói com um ajudante inteligente que resolve problemas, mas o super-herói recebe a glória

- Robô ou máquina (se você precisar usar software de conversão de texto em fala)

Algumas ideias adicionais de personagens que podem estimular sua imaginação:

- Pessoa que não tem confiança e ganha através do aumento do conhecimento

- Herói que sacrifica para ganhar alguma coisa (talvez um super poder)

- Caráter fraco que continuamente faz os mesmos tipos de erros

- Cientista distraído ou professor que precisa de lembretes

- Gêmeo mal que causa estragos

- Personagens de ficção científica que têm super inteligência

- Chefe ou colegas de trabalho difíceis

Você pode desenhar ou fotografar seus próprios personagens ou comprar personagens em sites especializados, como eLearning Art, The eLearning Brothers, eLearning Stock, DIY eLearninge Presenter People

Como você usa personagens no eLearning?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

3 visualizações0 comentário
bottom of page