Organizar e gerenciar uma sessão de fotos bem-sucedida para e-Learning é mais complicado do que você imagina. Você tem que organizar por localização, ter os acessórios certos à mão, manter as coisas em movimento e ter empatia pelas necessidades de todos os envolvidos.
Se você está planejando sua primeira sessão de fotos aqui está um método efetivo. Mas primeiro, você tem certeza de que precisa de fotos personalizadas?
Quando você precisa de fotos personalizadas?
Se esta sempre correndo contra o tempo, talvez não tenha tempo para uma sessão de fotos personalizadas e possa recorrer a fotos com satisfatórios. Alguns usos possíveis para fotos personalizadas incluem:
- Ao visualizar um cenário que ocorre em um ambiente exclusivo
- Quando você precisa de um ator ou modelo para usar roupas ou um uniforme específico para o cenário
- Quando você precisa de fotos de equipamentos ou máquinas
- Quando você está apresentando um especialista
- Quando você está cansado do estoque de fotos de pessoas sorrindo diretamente para a câmera
Vantagens de planejar uma sessão de fotos
Independentemente de você contratar um fotógrafo ou fotografar as fotos, você verá que o planejamento completo de uma sessão de fotos para o eLearning economizará tempo e dinheiro. Isso torna o processo eficiente, reduz o estresse e fornece um produto final mais profissional.
O processo de planejamento
O processo de planejar uma sessão de fotos para o eLearning é muito semelhante ao planejamento de uma gravação de vídeo, mas é mais fácil. Você não precisa se preocupar com áudio. Veja essas sugestões:
1. Crie a lista de tomadas
Vá até o roteiro de eLearning e liste os detalhes de cada foto que você precisa em um documento separado. Aqui estão os tipos de detalhes que são importantes:
- Localização / cena
-Assunto (pessoa, componente da máquina, etc.)
- Ação e expressão facial
- Tipo de disparo, se necessário (close-up, tiro estabelecido, plano médio, etc.)
- Iluminação, se algo especial for necessário
2. Agrupe as fotos por localização ou cena.
- Se o modelo precisar de roupas diferentes, faça dessas fotos um subgrupo. Assim como gravar um vídeo, as fotos geralmente não são tiradas na ordem em que aparecem em um curso.
- Em seguida, organize a ordem na qual cada cena será filmada. Use um motivo lógico para o pedido, por exemplo, os locais estão próximos ou um local tem as fotos mais complexas, e você quer fazer isso com antecedência.
3. Crie uma lista de Adereços
Enquanto você está escrevendo a lista de tomadas, elimine os acessórios necessários para cada cena e acompanhe-os em uma lista de objetos. Adereços podem ser coisas como livros em uma mesa, fotos em uma cômoda ou uma bolsa de ginástica na mão de uma pessoa caminhando. Adereços tornam as fotos mais realistas se você estiver simulando um evento.
4. Crie seu cronograma
Crie um cronograma para estimar o tempo necessário para concluir as fotos em cada local. Isso ajudará você a permanecer no caminho certo. Pergunte ao fotógrafo quanto tempo de configuração ele ou ela precisará e contabilize isso na programação. Inclua tempo para refeições e intervalos.
5. Obtenha Permissões
- Supondo que você já tenha descoberto os locais, descubra quem está no comando e obtenha permissão para tirar fotos lá. Tenha alternativas em mente se não der certo.
- Imprima cópias dos formulários de lançamento do modelo e peça a cada pessoa que aparecerá em uma foto que assine uma. Estes afirmam que você tem os direitos sobre as fotos, evitando possíveis problemas legais.
6. Comunique-se com fotógrafo
- Comece por deixar claro para o fotógrafo e o modelo o objetivo instrutivo da filmagem e pra que será usado. Dar-lhes contexto os ajudará a fazer o melhor trabalho possível.
- Diga aos modelos ou atores como eles precisam se vestir.
7. Seja criativo e flexível
- Quando as coisas são bem planejadas, você pode se concentrar no aspecto criativo da filmagem. Talvez haja uma maneira mais sutil de entender a emoção que você está tentando expressar.
- É quase impossível visualizar tudo antes do tempo. Portanto, mantenha-se flexível e deixe o fotógrafo e o modelo entrarem no fluxo. Eles geralmente têm boas sugestões. Por exemplo, o fotógrafo pode solicitar ir a um local próximo para uma cena porque terá melhor iluminação. Se você se mantiver aberto a idéias boas e práticas, obterá ótimas fotos.
IDI Instituto de Desenho Instrucional