top of page

Como Integrar Multimídia para uma Aprendizagem Eficaz



A integração dos recursos multimídia de um curso pode gerar vários problemas. Embora saibamos que pode ser vantajoso apresentar conteúdo através de múltiplas formas de mídia, a grande questão é como integrar os meios.

Existem dois princípios da ciência cognitiva que podem funcionar como diretrizes úteis para você. Um é conhecido como Efeito Dividido e o outro é o Princípio da Redundância. Ambos os princípios são importantes.

Efeito de atenção dividida

Separar um visual do texto pode ser cognitivamente exigente.

O efeito de atenção dividida ocorre quando uma pessoa é obrigada a processar simultaneamente duas ou mais fontes de informação variadas, as quais não podem ser entendidas isoladamente. Uma maneira típica de isso ocorrer no aprendizado on-line é quando uma explicação é exibida em uma parte da tela, enquanto um visual, como um diagrama ou animação, é apresentado em outra parte da tela.

Esse tipo de tarefa cognitivamente exigente resultará na perda de algumas das informações necessárias para entender as duas fontes de conteúdo, causando dificuldades no processamento do material. Para compensar, a maioria das pessoas mudará sua atenção para frente e para trás, o que muitos acham frustrante.

As correções

Integre texto com animação - com cuidado

A principal correção para evitar o efeito de atenção dividida é integrar a mídia para que os alunos não precisem processar fontes diferentes de informações simultaneamente. Por exemplo, na amostra mencionada acima, a explicação textual poderia ser inteiramente removida do visual e substituída como frases curtas diretamente na animação.

Tenha cuidado para que o espectador não perca a animação enquanto lê o texto na tela. Como proteção, você pode abrandar ou interromper a animação durante a exibição do texto. Além disso, adicionar controles de usuário tornará uma animação um formato de instrução mais eficaz.

Substituir uma modalidade por outra

Outra abordagem de integração que pode ser mais eficaz é substituir uma modalidade por outra. Por exemplo, a explicação baseada em texto pode ser substituída por um áudio bem sincronizado. Pesquisas mostram que isso é bastante eficaz para o aprendizado. Ao usar modalidades mistas, os alunos não precisam fazer um grande esforço para integrar as informações. Isso é feito para eles na própria mídia.

O Princípio da Redundância

Há uma palavra de cautela ao integrar diferentes mídias - evite conteúdo redundante. Redundância ocorre quando as mesmas informações são apresentadas em vários formatos. O efeito de redundância reduz, em vez de aumentar a aprendizagem, porque a redundância impõe exigências desnecessárias aos recursos cognitivos da pessoa. Por exemplo, ao exibir gráficos, evite usar texto quando um voice over narrado estiver sendo reproduzido. Caso contrário, os alunos provavelmente lerão o texto e perderão parte do áudio. Em vez de usar texto para chamar a atenção para uma parte específica de um gráfico, um ponteiro simples ou outra sugestão visual deve ser suficiente.

Se você achar difícil lembrar de todas essas diretrizes, simplesmente coloque-se no lugar do aluno ou espectador. Observe o esforço cognitivo necessário para perceber, processar e compreender o conteúdo que você está apresentando. Isso lhe dará uma noção de quais abordagens causam sobrecarga cognitiva e quais abordagens são bem integradas e promovem o aprendizado.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

28 visualizações0 comentário
bottom of page