top of page

5 Problemas que os Usuários têm com as Interfaces



A interface do usuário é aquele espaço nebuloso onde os humanos interagem com um dispositivo ou máquina. Muitas pessoas acham esse espaço frustrante porque é fácil se perder ou porque o sistema não funciona como esperado.

Como designers e desenvolvedores, podemos garantir que nosso público tenha interações fáceis com o eLearning, o aprendizado móvel e as ferramentas de suporte ao desempenho. O design amigável da interface do usuário é uma parte essencial do design de experiências de aprendizado. Pode influenciar a percepção de um usuário em todo um evento de aprendizado. Então, aqui está uma olhada no design da interface do usuário da perspectiva do público.

1. Eu não quero pensar sobre a interface do usuário.

Projete a interface do usuário para que seja transparente para o seu público. Não deve ser um obstáculo ou algo que os aprendizes precisam decifrar. Se tudo estiver limpo e claro e funcionar como esperado, os alunos poderão continuar com a tarefa de aprender e não desperdiçar recursos cognitivos pensando em como interagir.

Como Jakob Neilson, especialista em usabilidade afirma: “Os usuários não se importam com o design por si mesmos; eles só querem fazer as coisas e sair. Pessoas normais não amam sentar em seus computadores. ”

2. Eu sempre quero saber o que fazer a seguir.

De uma só vez, a regra geral era incluir instruções em todas as telas. Usuários experientes podem não precisar mais disso se as opções forem óbvias, embora as instruções, uma ou duas vezes no início, abranjam pessoas que são novas no eLearning. Se o design for não-linear e exploratório, deixe o público saber qual problema ele precisa resolver. Deixe-os saber que eles deveriam estar explorando. Seja o que for, seu público não deve se sentar e pensar no que fazer a seguir.

É surpreendentemente difícil escrever instruções de tela claras e concisas que todos os alunos entendam. Você provavelmente precisará de várias revisões. Execute suas instruções por membros da audiência da amostra ou colegas de trabalho para ver se eles entendem.

3. Eu quero que o programa aja como eu acho que deveria.

Todos que estão familiarizados com aplicativos de computador têm um modelo mental de como diferentes tipos de software funcionam. No eLearning, podemos ser bastante criativos usando metáforas e temas. Se seu curso usa uma metáfora ou uma abordagem genérica, siga as convenções lógicas e óbvias. Pense em como os membros da audiência esperam que o sistema funcione e, em seguida, certifique-se de que isso aconteça.

4. Eu não quero me perguntar o que significa um ícone.

Ao usar ícones para opções de menu e botões, especialistas em interface do usuário recomendam o suporte a ícones com texto. Na verdade, as pessoas geralmente não reconhecem ou localizam o menu do hambúrguer (três linhas horizontais) em aplicativos móveis. Como não há um ícone padrão definido no mundo do eLearning, nosso público viu inúmeros e diversos ícones que podem significar menu, lição, recursos, documentos ou glossário.

Você pode facilmente acelerar o processo de reconhecimento adicionando texto abaixo do ícone. Se não houver espaço para texto (e isso é difícil de acreditar), exiba o rótulo com uma ação de foco - mas isso não é tão útil.

5. Eu quero saber onde clicar, arrastar ou tocar.

Sua interface do usuário pode oferecer suporte aos usuários, fornecendo recursos . Em seu livro, The Design of Everyday Things , Donald Norman definiu as affordances percebidas como as propriedades de um objeto que dão aos usuários pistas sobre como executar uma ação usando o objeto.

O exemplo comum é que uma alça em um copo é uma capacidade que sugere como segurar o copo. No design da interface do usuário, uma leve sombra atrás de um botão ou uma linha grossa ao redor de um botão plano sugere que é um objeto a ser pressionado. Um design tridimensional em um botão deslizante sugere que o usuário pode arrastá-lo para a direita ou para a esquerda. O objetivo é tornar sua interface de usuário o mais óbvia possível.

Esses são cinco dos muitos problemas que os usuários podem ter com os cursos de e-learning.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page