top of page

4 Maneiras de Usar Storytelling no Treinamento



Histórias acionam a imaginação, fazem sorrir, chorar, pensar ... basicamente tem “in natura” a capacidade de envolver. As histórias podem engajar e ensinar moral, ética, valores e política... Histórias vivem para sempre! Existe uma maneira de usá-las para oferecer o máximo impacto na formação corporativa? Como podemos usar o storytelling no treinamento e microlearning? Vejamos primeiro como as histórias se encaixam na aprendizagem em geral.

Histórias e Aprendizagem

Qual é a finalidade da aprendizagem? Para aprender algo que vive para sempre dentro de nós. Quando isso acontece? Somente quando deixamos tudo de lado e nos envolvemos direto com o tópico. Qual é o maior desafio dos designers instrucionais? Projetar um treinamento que viverá dentro dos alunos para sempre, o desafios para os DIs é conceber um programa que envolva os alunos complementa... então, que melhor maneira de contar histórias?

Mas o que é uma história?

"Uma história é um relato de um evento, fato ou ficção, de tal forma que o ouvinte / leitor experimenta ou aprende algo apenas pelo fato de que eles ouviram a história. " - Mark W.Travis

Serve para todos os tipos de treinamento?

Na citação acima, observe "experimenta ou aprende". Então sim, ele serve todos os tipos de aprendizagem. Torna-se mais crítico em microlearning, como você pode ensinar tudo o que você quer com micro-histórias.

Aqui está um exemplo tirado da web:

Loja aumenta em 900% o número de clientes após elogio no Facebook

Negócio especializado em conserto de celulares na Santa Ifigênia resolveu gratuitamente um problema que outro endereço do mesmo segmento estimou em 180 reais. (http://vejasp.abril.com.br/cidades/rei-iphone-facebook-santa-ifigenia/)

Você vai esquecer essa história? Depois de ler esta história, você não vai sempre pensar em criar surpresas agradáveis para o seu cliente?

Então, onde você pode usar storytelling no treinamento?

4 Categorias de Treinamento que você pode usar Storytelling para ter Excelentes Resultados:

1. Contar histórias na indução

Por que existimos, o que fazemos e por que o fazemos, e, claro, quem somos, e qual é a nossa cultura e valores. Agora, como você diz tudo isso de uma maneira que pode se tornar um modo de vida para um recém-chegado?

Contando uma história. Toda organização tem uma história de nascimento. Conte essa história.

Por exemplo,

Steve Jobs e Woznik, dois entusiastas do computador foram inspirados pela abordagem construída por você mesmo e queriam fazer computadores que fossem mais simples para o resto do mundo. Eles começaram uma empresa em uma garagem para fazer computadores simples.

E aqui está uma parte da missão da Apple:

*Nós acreditamos que estamos na face da terra para fazer grandes produtos.

*Acreditamos em soluções simples, não complexas.

Conte a história. Lembre-se, você tem tem pouco tempo para contar a sua história. Então use bem a sua oportunidade.

2. Histórias em treinamento de “passo-a-passo”

Treinamento de aplicativos é tudo sobre como fazê-lo. No treinamento de aplicativos, nós escrevemos passos, criamos demos e simulações. Então, onde é o lugar para histórias?

Agora, lembre-se de qualquer história.

Então o que há na maioria das histórias? Havia uma pessoa, ele fez XYZ. E ele primeiro fez ABC, então fez DEF e finalmente conseguiu fazer XYZ ... então o que você aprendeu foi Como fazer XYZ.

E isso é exatamente o que você está pretendendo ensinar em treinamento de aplicativos... Como fazê-lo! Construir uma história, uma história de como fazê-lo. Você pode ter uma história maior, extrair suas micro-histórias da história maior e de acordo com seu resultado de aprendizagem.

Exemplo: Annie é uma editora mestre que agora tem que criar um email marketing para seus livros ... e você sabe o que fazer ... não você, mas o que Annie vai fazer. Você deve ter feito isso centenas de vezes.

A única palavra de cautela: Muitas vezes em nosso entusiasmo para "ensinar", esquecemos a história. Não se afaste de Annie, e não se esqueça da fase de resolução da história.

3. Histórias em Soft Skills

Ah! Aqui está a parte mais fácil. Muitos, muitos, muitos antes de nós tentaram, testaram, falharam, conseguiram em todos os campos não apenas por causa de sua inteligência ou conhecimento, mas também por causa de suas habilidades. Estudar personalidades, história, cultura, literatura ... O que quero dizer é ler, assistir, ouvir o que puder ... construir o seu repositório. Você vai encontrar muitas histórias para recontar.

4. Histórias no treinamento do produto

Tente isso: Antes da lista de recursos, comece com a história de por que o produto foi criado, quando o proprietário conceituou, qual é a pessoa que pretende atingir. No momento em que seu aluno sabe que ele / ela saberá por que um determinado recurso existe, eles nunca vão esquecê-lo. Eles não terão que memorizá-lo ou consultar uma brochura.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page