top of page

8 Dicas para Criar Conteúdos para E-Learning



O segredo para criar experiências de eLearning eficazes é tornar a informação memorável e significativa. Os aprendizes on-line devem ser capazes de se lembrar dos itens-chave e depois aplicá-los em situações do mundo real. Para que isso aconteça, os recursos de treinamento on-line devem ser significativos para cada membro do seu público. Mas como você cria cursos de eLearning que levem a retenção efetiva no longo prazo?

1. Incluir Legendas

Um número de pessoas se beneficiam de legendas. Isso inclui alunos online que são deficientes auditivos, falantes não-nativos, bem como usuários móveis que estão acessando o curso de eLearning em espaços públicos e não são capazes de ouvir a narração. Dependendo da localização, você pode considerar versões traduzidas do áudio para melhorar a compreensão. Algumas plataformas LMS possuem geolocalização, que exibe automaticamente legendas adequadas com base na região do aprendizado on-line.

2. Usar representações visuais para simplificar tópicos complexos

As representações visuais ajudam os alunos a dissecar e digerir a informação. Por exemplo, um infográfico permite que eles quebrem a tarefa em etapas gerenciáveis, enquanto um cronograma destaca datas importantes ou a evolução de uma tendência. Você também pode usar metáforas visuais para simplificar o tópico ou torná-lo mais efetivo. No entanto, você deve considerar a importância cultural de imagens e gráficos, especialmente se seus alunos on-line são de origens diversas. Um símbolo familiar em um país pode ser irreconhecível ou mesmo ofensivo em outras partes do mundo.

3. Emparelhar imagens com texto

As imagens no eLearning melhoram a retenção e a compreensão do conhecimento, pois ilustram ideias e conceitos-chave. Nossos cérebros também lembram imagens mais efetivamente do que texto. No entanto, os alunos deficientes visuais são incapazes de tirar partido destas ajudas visuais. Além disso, outros podem interpretar mal as imagens, especialmente se eles têm diferentes origens culturais. É aconselhável associar imagens com legendas de texto para reforçar detalhes importantes. Os aprendizes on-line com necessidades especiais podem usar o software de leitura de tela para obter as informações de que precisam sem depender de imagens, enquanto o restante do público pode ainda tirar vantagem de gráficos, fotos e gráficos.

4. Incorporar Ícones de Navegação Familiares

O projeto de navegação eLearning é a chave para o eLearning acessível. Os alunos online devem ser capazes de fazer o seu caminho através do curso eLearning com o mínimo de estresse e frustração. Como tal, você deve usar ícones de navegação que são claros e reconhecíveis, como botões rotulados, setas e outros símbolos que já estão familiarizados. Também é aconselhável adicionar botões de mídia social e links para recursos de treinamento on-line úteis. Apenas certifique-se de incluir uma breve descrição de cada hiperlink para que os aprendizes online saibam o que é. Por exemplo, eles devem ser capazes de acessar uma demonstração de vídeo sem ter que vasculhar o banco de dados eLearning.

5. Microlearning

A sobrecarga cognitiva é uma das armadilhas mais comuns do eLearning. Há tanta abundância de informações que é fácil inundar os bancos de memória. Isso impede que os aprendizes on-line assimilem os dados e usem-no em um contexto real. Felizmente, você pode evitar a sobrecarga cognitiva ao fragmentar o conteúdo. Por exemplo, transformar um parágrafo em uma lista de marcadores. Os alunos on-line são capazes de se referir rapidamente à lista, a fim de melhorar a sua compreensão. Eles podem se concentrar em um passo ou idéia em um momento antes de passar para o próximo. Além disso, você pode querer pensar em um repositório de pílulas de conhecimento, breves jogos, tutoriais de treinamento on-line, demos e simulações servem como recursos de treinamento on-line "just in time".

6. Investir em uma ferramenta de design responsivo

As ferramentas de design responsivas proporcionam o poder de implantar cursos de e-learning acessíveis e multiplataforma. Você pode desenvolver um layout mestre que possui pontos de interrupção distintos. Quando os alunos on-line acessam os materiais, eles recebem automaticamente a versão que é adequada para o seu dispositivo. Por exemplo, os usuários de PC e smartphones podem visualizar diferentes versões do curso eLearning, mas ainda obtêm os mesmos benefícios das atividades de treinamento online interativas, módulos e avaliações de eLearning. Tudo é otimizado para seu dispositivo de escolha. Faça sua pesquisa de antemão para encontrar a melhor ferramenta de design responsivo para o seu orçamento de eLearning e habilidades de design.

7. Fornecer instruções claras

Nunca aceite automaticamente que os aprendizes online sabem como acessar ou navegar pelos recursos de treinamento on-line. Na verdade, é uma boa idéia fornecer instruções claras antes de cada módulo ou atividade de eLearning, diga como eles devem participar, o que eles precisam alcançar e como eles podem aprender mais sobre o tópico. Por exemplo, recomendar recursos suplementares de treinamento on-line para aqueles que precisam de mais esclarecimentos. Diga aos alunos on-line por que eles devem participar ativamente do curso eLearning e como eles podem aplicar os conhecimentos ou habilidades na vida real.

8. Pesquisa seu público-alvo para criar recursos personalizados

Como os seus alunos online definem "eLearning de fácil acesso"? Como eles absorvem e retem informações? Quais são as suas preferências de aprendizagem? Estas são todas as questões que devem ser abordadas antes de criar o seu curso de eLearning, uma vez que o ajudarão a conceber recursos de formação on-line personalizados com base nas preferências e necessidades dos seus alunos.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page