top of page

21 Dicas para Criar Infográficos



Os infográficos reduzem as barreiras à compreensão. Eles tornam a informação e os dados acessíveis. Eles nos ajudam a superar nossas limitações de compreensão.

Infográficos Quantitativos versus Infográficos Qualitativos

Infográficos podem representar conteúdo quantitativo e qualitativo. Infográficos quantitativos referem-se a números e dados - qualquer coisa que possa ser medida, como gráficos, visualizações de dados e mapas estatísticos ou mapas temáticos. Infográficos qualitativos representam conteúdo que não pode ser medido, usando gráficos, diagramas e ilustrações para representar objetos e idéias. Os infográficos híbridos incluem conteúdo quantitativo e qualitativo.

Projetando e Interpretando Infográficos

Ao projetar infográficos quantitativos, você está traduzindo valores de dados em recursos visuais. Você codifica os valores dos dados em pontos, linhas, formas, cores e atributos semelhantes.

Ao projetar infográficos qualitativos, particularmente gráficos e diagramas, você codifica conceitos em seus recursos espaciais. Por exemplo, você pode agrupar elementos próximos para mostrar que há um relacionamento entre eles. Você colocaria o presidente de uma empresa em um organograma no topo para indicar importância.

A codificação é apenas uma área para pensar durante o processo de design. Se você está procurando maneiras de melhorar o design de seus infográficos ou maneiras de começar a usar o design de infográficos, aqui estão 21 diretrizes.

Faça um plano

1. Analise a necessidade.

Analise os dados e informações em mãos. Uma visualização ajudará seu público a entender? Você está contando uma história ou persuadindo estatísticas? Se você determinar que precisa de infográficos, vá em frente.

2. Identifique o objetivo da visualização.

Determine o que você quer que o público faça com o infográfico. O que eles deveriam saber? Que ação eles devem tomar?

3. Determine a literacia gráfica dos membros da audiência.

Se possível, identifique se o público-alvo pode extrair informações e significados do formato escolhido. Surpreendentemente, pessoas de todos os níveis de ensino podem ter dificuldade em entender os gráficos. A menos que você esteja projetando para uma audiência de cientistas, pesquisadores ou estatísticos, escolha os formatos de visualização comumente usados que você vê na mídia popular. Por exemplo, pesquisas mostram que a maioria das pessoas encontra gráficos de barras verticais (gráficos de coluna) com escalas mais fáceis de entender do que outros tipos de gráficos.

4. Escolha a visualização certa para seus dados e conteúdo.

Os formatos de infográfico foram projetados para tipos específicos de dados e conteúdo. Um fluxograma é uma maneira eficaz de mostrar um processo. Um gráfico de linhas é eficaz para mostrar tendências ao longo do tempo. Os gráficos de barras são eficazes para representar e comparar quantidades. Existem muitos recursos on-line para ajudá-lo a escolher o melhor tipo de gráfico para o seu conteúdo.

5. Crie um foco através do contraste.

Quando você conhece seu propósito e como as pessoas devem usar as informações, identifique o ponto focal do infográfico no início de seu processo de design. Em seguida, enfatize o ponto focal através do contraste, como torná-lo mais brilhante, maior, mais espesso ou usando uma sugestão visual. É assim que você cria uma hierarquia visual.

Organize o Layout

6. Alinhe os elementos uns com os outros.

Colocar elementos em uma grade é uma maneira eficaz de criar um layout profissional. Gráficos e texto podem ser alinhados à esquerda, à direita ou centrados. Use um estilo de alinhamento consistente e alinhe os elementos do infográfico entre si.

7. Use o agrupamento para mostrar relacionamentos.

Quando você coloca elementos em um grupo, os leitores irão assumir que existe uma relação entre os elementos. Algumas maneiras de agrupar elementos são colocá-las em estreita proximidade; use objetos semelhantes em tamanho, forma e cor; e traçar um limite em torno dos objetos. O contrário também é verdade. Evite o agrupamento visual de elementos que não estão relacionados.

Torne-o visualmente eficiente

8. Inclua apenas o conteúdo necessário.

Para extrair informações precisas do seu infográfico, os alunos precisam do mínimo de distrações possível. Evite adicionar informações visuais irrelevantes e desnecessárias. Como designer, você pode escolher o que incluir e o que excluir. Inclua apenas o conteúdo necessário.

9. Fique com infográficos bidimensionais.

Quando se trata de projetar gráficos, uma terceira dimensão é desnecessária, a menos que a terceira dimensão represente um valor. Além disso, quando aplicativos de software como o Excel adicionam uma terceira dimensão, podem distorcer os elementos e levar a leituras imprecisas. No gráfico de barras 3D abaixo, as alturas das barras parecem imprecisas devido à interpretação 3D.

10. Selecione as cores que podem ser facilmente percebidas.

Escolha cores fáceis de distinguir. Use a roda de cores para se certificar de que eles estão suficientemente separados uns dos outros.

11. Design para acesso universal.

Para usuários daltônicos, escolha tons e matizes de uma cor para diferenciar as informações, em vez de usar apenas a cor. Os rótulos também ajudam. Para aqueles com outras deficiências visuais, use o máximo de contraste. Em geral, coloque um texto escuro em um fundo claro.

12. Escolha uma fonte limpa e legível.

Os títulos, rótulos e explicações em um infográfico podem ser fundamentais para entendê-lo. Portanto, escolha fontes onde as letras sejam fáceis de discriminar umas às outras e fáceis de ler. Nota: os parágrafos do texto são mais fáceis de ler quando são justificados à esquerda.

13. Aumentar o sinal e reduzir o ruído.

Em qualquer comunicação, há uma relação sinal-ruído. O sinal é a sua mensagem e o ruído é a informação desnecessária no seu visual. Evite elementos visuais que distraiam do sinal, como um logotipo grande, imagens desnecessárias ou texto supérfluo.

14. Mantenha o fundo em segundo plano.

Torne o plano de fundo sólido ou menos proeminente para que ele contribua, mas não ultrapasse as informações mais salientes em primeiro plano. Para gráficos, use uma escala de cores claras e linhas finas para que seja funcional, mas parece estar em segundo plano.

Faça com que seja significativo

15. Use cores de maneira significativa.

A cor é uma sugestão visual que supomos ter um significado. Use uma paleta simples para evitar a confusão que os alunos experimentam ao tentar entender o significado de cores diferentes quando não há nenhum. Mais uma vez, não confie apenas na cor para contrastar elementos no seu infográfico.

16. Coloque os elementos em uma ordem lógica.

Estabelecer uma estrutura e disposição de elementos que melhorem o significado do infográfico. Por exemplo, se um diagrama tiver partes numeradas, coloque os números em uma ordem que seja natural à maneira como o público lê (de cima para baixo e da esquerda para a direita nas culturas ocidentais). Se você estiver trabalhando com um gráfico de barras, organize os dados do menor para o maior ou vice-versa, se isso fizer sentido.

17. Torne os números fáceis de entender.

A maioria dos infográficos será melhor compreendida quando você arredondar os números e remover as casas decimais. Não peça ao público para fazer cálculos ou conversões. Faça isso por eles.

18. Fique com as convenções.

Existem muitos ícones e símbolos que são familiares para um público visualmente alfabetizado. Quando você usa elementos convencionais, como tipos de gráficos comuns, ícones combinados e cores precisas para objetos, você acelera o processamento porque o leitor não precisa parar e traduzir seu design.

19. Faça comparações fáceis.

Se você quiser que os usuários comparem dados em um gráfico, use a mesma cor para cada categoria de dados. Se a comparação estiver entre duas categorias de dados, use uma segunda cor para a segunda categoria. Gráficos de barras individuais com cores diferentes para cada barra são confusos.

Adote a precisão

20. Use uma escala que comece com zero.

Os leitores podem interpretar mal os dados que não são representados com precisão. Seja preciso. Ao usar gráficos, coloque-os em uma escala que comece no zero.

21. Evite gráficos de pizza se você quiser representar dados precisos.

Muitas pessoas usam gráficos de pizza incorretamente. Eles são feitos para mostrar partes de um todo. As pessoas não são boas em estimar área e ângulos, o que dificulta a comparação do tamanho das fatias em um gráfico de pizza entre si.

Conclusão

Representações visuais são uma maneira comprovada de tornar dados e abstrações concretos. Eles também podem enganar e confundir os espectadores quando eles são mal projetados. Se você dedicar um tempo para analisar, refletir e planejar, suas habilidades em design de infográficos melhorarão naturalmente.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

2 visualizações0 comentário
bottom of page