top of page

Microlearning para Aprendizagem Informal



Tomando sugestões do modo como a aprendizagem informal ocorre, podemos criar recursos complementares para os funcionários que podem acessar o conhecimento da maneira que fazem (no momento da necessidade), mas terão um lugar dedicado no Learning Management System ou no Portal da Intranet de onde Eles podem acessar informações. Estes recursos complementares podem ser na forma de módulos de pílulas de conhecimento. O Microlearning pode ser usado de forma muito eficiente para criar conteúdos de aprendizagem que promovam a aprendizagem informal na organização.

O Microlearning é uma estratégia que fornece pequenas informações, que são apresentadas de maneira bem efetiva. Os funcionários, quase sempre, não têm tempo para fazer um curso que irá “roubar” horas de produtividade de seu dia. Os princípios fundadores de uma abordagem informal são tão parecidos com a micro-aprendizagem que podem ser vistos como uma combinação harmoniosa.

Veja como o microlearning aumenta a experiência de aprendizagem informal dos funcionários nas organizações:

1. Acessibilidade multi-dispositivo

Os funcionários estão constantemente em vários dispositivos e eles usam todos eles para diferentes fins. Parece, porém, natural que seu treinamento siga o exemplo. Os cursos de Microlearning são projetados de forma a torná-los igualmente impactantes em dispositivos de todos os tamanhos de tela e funcionalidades. Ao dar aos alunos uma experiência perfeita em todos os seus dispositivos, isso garante que não haja interrupção no processo de aprendizagem. Como não há certeza de onde, e em que dispositivo, o treinamento informal será visto, a acessibilidade multi-dispositivo de microlearning é indispensável.

2. Treinamento Just-In-Time

A aprendizagem informal acontece espontaneamente, no momento da necessidade. O Microlearning, graças ao seu formato, pode ser usado efetivamente para funcionar como uma fonte instantânea de conhecimento. Isso impede de inundarmos os usuários com informações na “hora errada”, ou desnecessária. Em vez disso, pretende atrair o usuário para o treinamento, dando-lhes a informação certa no momento certo. O Microlearning, como é o caso, é perfeito para oferecer treinamentos just-in-time. Esses treinamentos devem ser curtos, rápidos e impactantes, permitindo que os usuários alcancem um objetivo imediato. Como a aprendizagem informal, o microlearning oferece um excelente contexto no trabalho para ajudar os funcionários a aplicar o que aprendem. O contexto cria uma mudança imediata de comportamento e habilidade, que é, em última instância, o objetivo de ambas as metodologias.

3. Estilos de aprendizagem personalizados

Cada um de nós tem nossas próprias preferências quando se trata de aprender. Algumas pessoas preferem ver um vídeo online para obter conhecimento sobre um assunto, enquanto outra pode preferir passar rapidamente por um documento PDF ou um podcast sobre o mesmo assunto. O fator de direção da abordagem de micro-aprendizagem é que ele pode ser flexível de acordo com as preferências de vários usuários. O Microlearning pode satisfazer adequadamente esta necessidade de personalização, pois requer um curso ou módulo e o decompõe para formar os blocos de construção do micro-curso. Diferentes técnicas de ensino podem ser aplicadas a cada um dos blocos para criar um baú de recursos que tenha algo para todos.

4. Recursos Multimídia

Continuamos ouvindo casos em que as pessoas construíram coisas, repararam aparelhos e adquiriram novos conhecimentos, apenas assistindo vídeos educacionais na Internet. O uso de elementos gráficos, imagens e animações muitas vezes torna o conteúdo atraente e amigável ao aprendizado. Todos esses recursos são exemplos de módulos de micro-aprendizagem, embora isso seja "informal" e aberto ao público em geral. Mas, podemos usar o mesmo conceito em treinamento. Os elementos multimídia mantêm os alunos completamente engajados no treinamento e também aumentam a retenção de conhecimento.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page