top of page

Personas de Aprendiz para Design Instrucional



Uma coisa que podemos aprender no campo do design da Experiência do Usuário é como criar personas do usuário, mais conhecidas como personas do aprendiz no mundo do eLearning.

Personas são perfis fictícios bem desenvolvidos que refletem grupos de membros da audiência para os quais estamos projetando um curso.

Esses grupos de público-alvo são protótipos de alunos em seu público-alvo que compartilham características comuns, como seus objetivos de treinamento, responsabilidades de trabalho, nível educacional ou nível de habilidade. Cada curso tem pelo menos um grupo de público e a maioria dos cursos tem vários.

Por que criar personas?

Criar personas pode ajudar os designers a se tornarem mais conscientes de seu público. Pensar no que um determinado grupo de público-alvo precisa e como ele reagirá à medida que prossegue em um curso fornece um foco tangível para o design. Com uma persona em mente, o designer pode criar lições mais envolventes e descobrir novas maneiras pelas quais os alunos podem construir conhecimento.

Na verdade, muitos designers provavelmente carregam um modelo de como são os membros da audiência. Mas o desenvolvimento de personas ajuda a formalizar os modelos para que eles possam ser documentados, compartilhados e usados ​​durante todo o processo de design. Isso cria uma consistência e unidade em quem são os membros do seu público em toda a equipe de design e desenvolvimento.

Reunir informações primeiro

As personas mais eficazes surgirão de uma análise de audiência que inclui entrevistas e conversas reais com os membros da audiência da amostra, bem como supervisores e partes interessadas no treinamento. Essa é uma das melhores maneiras de garantir que sua pessoa reflita a realidade, e não uma projeção de seu aprendiz ideal. Outras fontes de informação podem vir da garantia e do website impressos do seu cliente ou de discussões com especialistas no assunto ou escritório pessoal.

Então escreva

Com essas informações em mãos, escreva um perfil descritivo de um membro do grupo de público-alvo. Dê a essa pessoa um nome e pegue emprestados traços de pessoas reais do grupo, se você tiver a sorte de realizar entrevistas. Descreva a demografia, as responsabilidades no trabalho, as motivações para fazer o treinamento, as experiências no trabalho, a atitude em relação à aprendizagem on-line, os níveis de habilidade e de educação e assim por diante. Alguns grupos chegam ao ponto de adicionar uma foto à sua persona. Personas em desenvolvimento podem ser um processo colaborativo feito com membros da equipe ou criados individualmente.

Como usar Personas

No final, você deve ter várias personas que fornecem uma sensação tangível de seus membros da audiência. Sempre compartilhe-os com sua equipe. Mantenha as pessoas em mente durante todo o projeto e desenvolvimento, como se fossem alguém que você conhece. Referir-se a eles. Converse sobre eles. Faça deles seu amigo imaginário. “Kathy gostaria de gastar seu tempo jogando este jogo?” “O que seria necessário para Joe passar no teste de certificação?”

O Debate da Persona

Nos círculos de Experiência do Usuário, há um debate contínuo sobre se as personas são uma ajuda ou um obstáculo. Alguns afirmam que as personas são uma abordagem pobre para entender as necessidades e desejos do público. Detratores dizem que as pessoas promovem a distância entre designers e usuários; que eles são um produto do que os designers desejam que seus usuários sejam. Eles dizem que as pessoas não refletem indivíduos únicos e impedem que os designers tenham empatia por seus usuários.

Evitando as armadilhas

Minha recomendação seria tentar personas na próxima vez que você estiver trabalhando em um projeto com vários grupos de público-alvo. Então siga estas dicas para evitar as armadilhas:

Tente conversar com membros de amostra de seus grupos de público-alvo. Até mesmo algumas conversas podem ajudá-lo a lembrar os indivíduos por trás da persona.

Certifique-se de que o uso de personas ajude sua equipe a personalizar e personalizar o design. Se você achar que tem o efeito oposto, você está indo pelo caminho errado.

Observe que os estereótipos e julgamentos sociais não escorregam em suas personas. Esses perfis irreais frustram o objetivo.

Construa empatia pelos grupos de público. Quanto mais você puder imaginar a vida deles e a história deles, maior a probabilidade de você entender quem eles são.

As pessoas foram úteis para você?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page