O objetivo final de todo treinamento online é envolver alunos para que atinjam com sucesso os objetivos de aprendizado desejados, e os designers instrucionais direcionam todos os seus esforços para criar experiências de aprendizagem que causem impacto. Mas quando nos aprofundamos nessa zona, entendemos que o eLearning vem com sua própria parcela de obstáculos, e os profissionais de enfrentam alguns desafios peculiares que precisam ser superados para que um curso seja bem-sucedido. Aqui estão os mais comuns e possíveis soluções para lidar com eles:
1. Prazos irreais
Todos os profissionais de eLearning trabalharam em prazos de desenvolvimento e-learning irrealistas em algum momento ou outro. Essas pessoas perderam o sono durante o trabalho, realocaram recursos e até tentaram negociar com uma equipe interna ou com o cliente, mas sem muito sucesso. Nos casos em que eles ainda conseguissem entregar esses cronogramas, a qualidade do trabalho foi prejudicada.
Então, qual é a melhor solução possível? Bem, você, como criador do curso, precisa defini-lo diretamente com as partes interessadas relevantes no início. Seja honesto sobre os esforços estimados. Em casos relativos a um cliente externo, é bem possível que o cliente não esteja totalmente ciente do processo de design e desenvolvimento do eLearning. Explique tudo a eles para que saibam quanto trabalho é necessário para criar uma experiencia impactante. Envolva-os em cada etapa do processo para que eles saibam o que esperar e quando.
A chave para cumprir prazos irrealistas é não tê-los em primeiro lugar. Mas, se você ainda tiver prazos rigorosos, procure uma ferramenta de desenvolvimento rápida de e-learning . Poderia poupar muito tempo e esforços, e você ainda poderia cumprir os cronogramas antecipados sem quaisquer preocupações de qualidade.
2. Recursos limitados e orçamentos apertados
A maioria dos projetos de eLearning deve ser fornecida usando recursos limitados e dentro de orçamentos limitados . Em muitos casos, a equipe de desenvolvimento de eLearning está limitada a uma ou duas pessoas. Há momentos em que as partes interessadas percebem, no meio do processo de desenvolvimento do curso, que não conseguirão entregar no orçamento alocado. Mas esticar o orçamento no meio do caminho não é a solução ideal e pode ter outras repercussões.
Como você lida com isso? A coisa mais simples que você pode fazer é delinear um orçamento detalhado de e-learning que inclua todas as despesas, no começo. E nos casos em que você sabe que esticar o orçamento nem seria uma possibilidade, investir em uma ferramenta de desenvolvimento de eLearning boa e acessível poderia ser sua melhor aposta. Escolha uma ferramenta que se adapte bem ao seu ecossistema e ajude a criar e-Learning com recursos mínimos.
3. Baixo envolvimento do aprendiz
Não há pior pesadelo de e-learning do que os aprendizes desinteressados. É a ausência de interatividade significativa que desativa os alunos e afeta seu desempenho. Você não pode esperar um alto engajamento quando seu curso está na forma de um PowerPoint em pdf, não tem avaliações e jogos interativos, não apresenta conteúdo em um formato atraente, é muito longo ou é simplesmente um módulo de virada de página que não exige muita ação o aluno. Para que os alunos sejam totalmente engajados, você deve fornecer a eles experiências imersivas de e-Learning que exigem que eles participem. Use jogos de aprendizagem, simulações e testes divertidos para tornar seu curso agradável.
4. Não se conecta à vida real
Lembre-se, o bom eLearning deve fazer com que os alunos mudem seu comportamento, e não apenas lembrar as informações para passar no teste. Os alunos precisam saber por que estão aprendendo alguma coisa. Porque está em seu currículo ou é um mandato de conformidade, não é a melhor resposta. Dar-lhes exemplos de como eles podem aplicar uma habilidade na vida real torna-a mais relevante e envolvente.
Para saber como seu curso pode abordar suas preocupações da vida real, você precisa se envolver com as pessoas que você está educando. Faça-lhes muitas perguntas e, então, planeje sua solução.
5. Encontrando a ferramenta perfeita de e-learning
O mercado está inundado de opções. Existem ferramentas de criação, construtores de interatividade e até mesmo provedores de modelo. Tantas ferramentas para escolher e tão pouco tempo! É aconselhável selecionar seus recursos obrigatórios com base nos requisitos e aproveitar as demonstrações de ferramentas e as avaliações gratuitas. A ferramenta ideal irá abordar a maioria dos desafios listados acima. É acessível, suporta rápido desenvolvimento, adapta-se a todo o seu ecossistema de aprendizagem, não requer muitos recursos para operá-lo e, acima de tudo, ajuda no desenvolvimento de conteúdo de eLearning interativo.
Você já enfrentou algum dos desafios acima? Como você lidou com eles?
IDI Instituto de Desenho Instrucional