top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Dicas para Obter a Atenção dos Alunos On-Line



A aprendizagem online é muito diferente da aprendizagem tradicional em sala de aula. Não há interação cara-a-cara com os alunos, na maioria das vezes você não consegue vê-los ou ouvi-los em tempo real e, portanto, você nem sequer conhece a reação deles ao que você entrega. Mas, para atingir com sucesso os objetivos de aprendizagem, é essencial que os alunos se envolvam bem com o seu curso. Você, como desenvolvedor de cursos, precisa descobrir maneiras que ajudem a atrair a atenção deles e, por sua vez, envolvê-los no curso. Aqui estão 5 ideias que podem facilitar a sua vida:

1. Abra com fatos interessantes / ficção, ou lance um desafio

Apresentar fatos que captem a atenção, ficção ou qualquer outra informação para envolver os alunos no início. Você também pode lançar um desafio que estimule seu pensamento. Mentir sobre um fato conhecido é uma maneira única de desafiar suas mentes. Eles vão querer aprender mais sobre a situação quando sentem que foram enganados. Eles vão querer provar que você está errado e, no processo, se envolver com o curso.

2. Deixe-os jogar

Por que os jovens crescem tão rapidamente intelectualmente? É porque eles começam a jogar. O jogo ensina-os a experimentar coisas diferentes, fracassar, aprender e crescer. Seus alunos (de qualquer idade) são iguais a essas crianças. Quando você cria conteúdo interativo para eles, não apenas lhes dê o conteúdo e vá embora. Deixe-os brincar e explorar. O objetivo de usar games na aprendizagem é tornar o eLearning mais divertido e recompensador. Se as coisas são mais divertidas, é mais provável que as façamos. Quando você incorpora a mecânica do jogo (leaderboards, pontos, emblemas, níveis, etc.) em seus módulos de aprendizado, você descobrirá que o engajamento é feito como o pé de feijão mágico. Assim, conceda prêmios aos seus alunos por iniciar a unidade de aprendizado on-line, dê a eles pontos por progredir através dela e deixe que eles vejam seu nome em uma tabela de classificação uma vez que eles passem um.

3. Incluir Interações

Interatividade e engajamento andam de mãos dadas. Ao desenvolver seu conteúdo, certifique-se de fazer com que os alunos interajam com o conteúdo de uma maneira diferente da que costumam fazer. Ninguém gosta de aprender com o mesmo tipo de slides ou com a mesma apresentação chata. Transforme seu conteúdo em um flipbook interativo ou transforme-o em uma pirâmide ou em um processo ou diagrama de construção. Mesmo ao criar um jogo interativo, altere-o do habitual. A chave é mudar a forma como os alunos podem praticar suas habilidades para que não fiquem entediados com a mesma coisa o tempo todo.

4. Use Humor

Nada ganha atenção como uma boa piada. Brinque sobre você, o clima, a ironia de um conceito, qualquer coisa pode funcionar se usada apropriadamente. Humor é conhecido por deixar as pessoas confortáveis ​​e construir um ambiente de aprendizagem positivo. De preferência, use-o no início ou no final e evite usá-lo quando enfatizar um ponto-chave. Outra coisa importante a lembrar ao usar o humor é garantir que ele seja entendido corretamente. Se o humor é entendido, aumenta a atenção. Se o aluno não consegue resolver a incongruência, ele ou ela pode experimentar confusão em vez de humor, o que não é um estado ideal de aprendizagem.

5. Incorporar Vídeo

Quem não gosta de assistir a um vídeo? A Forrester Research estima que um minuto de vídeo on-line equivale a aproximadamente 1,8 milhão de palavras escritas. Além disso, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e os visuais são processados ​​60.000 vezes mais rápido no cérebro do que o texto. Isso indica que os auxílios à educação visual, como o vídeo, podem melhorar os estilos de aprendizado e aumentar a taxa de retenção de informações.

Você tem alguns truques experimentados e testados para chamar a atenção de seus alunos?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page