top of page

Escrevendo Objetivos de Aprendizagem: Parte 3 - Objetivos de Aprendizagem para o Público



Nos dois artigos anteriores, no Curso de Produção de Conteúdos, discutimos como escrever objetivos de aprendizado para sua equipe interna de e-learning. A Parte 1demonstrou como escrever objetivos clássicos de aprendizagem em três partes e a Parte 2 discutiu como torná-los mensuráveis. Agora vamos ver como escrever objetivos de aprendizado emocionantes e divertidos para o seu público de eLearning.

Tudo isso implica que os objetivos de aprendizado que você escreve para o público devem diferir dos objetivos técnicos, inflexíveis e de três partes que você escreve para desenvolver produtos de treinamento. Acredite em mim, nenhum membro da audiência quer ver uma longa lista de objetivos instrucionais precedidos por “1.2.3.4.” Somente designers instrucionais se orientam por essas listas.

Organizadores Avançados

A psicologia cognitiva nos diz que, como parte de uma estratégia instrucional geral, os objetivos de aprendizagem podem atuar como um organizador avançado do aprendiz. No contexto certo, a apresentação de membros da audiência com objetivos de aprendizagem pode ajudá-los a organizar novas informações conectando-as a informações que já conhecem. Isso deve preparar a mente para o aprendizado e facilitar a compreensão do novo conteúdo. Apresentar uma lista de objetivos de aprendizado sem contexto, no entanto, provavelmente não atingirá esse objetivo. Na verdade, a maioria das pessoas provavelmente ignora a “tela de objetivos de aprendizado” de qualquer maneira.

Você é culpado?

Vamos admitir que todos nós fomos culpados de apresentar uma audiência com uma longa lista de objetivos de aprendizado. Mas é porque as vezes estamos apenas seguindo o protocolo, certo? O problema é que não apenas perdemos a oportunidade de facilitar o aprendizado, mas uma lista simples de objetivos instrucionais no início de um curso não faz sentido para o aprendiz sem contexto. Além disso, isso pode ser desmotivador e a motivação é um componente importante da aprendizagem.

Soluções

Então, o que é um designer instrucional para fazer? Existem várias abordagens descritas aqui. David Ausbel, que desenvolveu a teoria dos Organizadores Avançados, sugeriu que eles deveriam preencher a lacuna entre o que o aluno sabe e o que o aluno precisa saber.

1. Cenários do Mundo Real

Uma abordagem que funciona bem é iniciar um curso com um cenário curto. O cenário deve ser realista e apresentar um problema para o qual a maioria dos membros da audiência provavelmente não conhece a solução. No final do cenário, adicione uma instrução como "Você saberia o que fazer?". Em seguida, indique uma declaração relacionada sobre o que eles estarão aprendendo.

2. Como ajudará o aluno

Outra abordagem envolve ver as coisas do ponto de vista do aluno. Como o seu curso ajudará os membros da audiência? Será que vai ajudá-los a salvar uma vida, tornar-se um líder melhor, reparar um computador ou usar software de contabilidade? Diga-lhes como o curso irá beneficiá-los e enterre seus objetivos nessas declarações. Exemplo: “Como gerente, você pode achar difícil não apenas organizar projetos, mas também liderar o caminho. Esta lição ensinará a você como ser um líder melhor, praticando como analisar determinada informação para tomar decisões acertadas ”.

3. Fale com as emoções

É um fato bem conhecido que falar com as emoções é uma maneira de motivar as pessoas. Também cria contexto - uma maneira de conectar o conhecimento anterior com o que se está aprendendo. Exemplo: “Em um ambiente hospitalar, os pacientes são dependentes de nós durante situações de emergência. Este módulo irá ajudá-lo a implementar rapidamente o plano de emergência de incêndio do seu prédio para garantir que os nossos pacientes possam ser evacuados com segurança ”.

Não é realmente o fim

Você recebeu três maneiras possíveis de colocar os objetivos de aprendizado em um contexto de aprendizado mais amplo e torná-los mais motivadores. Mas isso é apenas o começo de uma discussão importante. Portanto, compartilhe suas maneiras bem-sucedidas de apresentar objetivos de aprendizado!

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page