top of page

3 Dicas para Escolher Fontes




Aqui está o que o guru de fontes, Rick Carruth, nos contou sobre a escolha de fontes no design.


Como escolher fontes no design: 3 dicas


Steve Jobs desenvolveu um grande apreço por fontes depois de fazer um curso de caligrafia na faculdade. Ele “… aprendeu sobre fontes com serifa e sans serif, sobre como variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma ótima tipografia ótima”. Seus primeiros projetos de computador refletem esse interesse em tipografia, fornecendo uma grande seleção de fontes e permitindo que as massas experimentem o design tipográfico de maneiras que antes eram reservadas aos profissionais da indústria.

No entanto, nem todo mundo entende totalmente o impacto das escolhas de fonte no design, então vamos fornecer algumas dicas para seleção de fontes:


1. Conheça seus estilos


Rolar para baixo essa lista inesgotável de fontes pode fazer com que a seleção de fontes pareça opressora. Classificar as várias fontes em quatro estilos gerais pode ajudar a tornar a escolha mais gerenciável.


Serif


O estilo serifado é identificável por seus “pés”, ou pequenas saliências encontradas nas extremidades das formas das letras. Esses “pés” foram projetados para ajudar a guiar o olho ao longo das linhas do texto, auxiliando na legibilidade. Os tipos de letra com serifa são mais adequados, mas não se limitam a, cópias do corpo e blocos de texto.


> Exemplos: Times New Roman, Cambria, Palatino.

> Minha recomendação: Baskerville.


Sem serifa


O estilo sans serif é identificável por sua falta de “pés”, ou saliências nas extremidades das formas das letras. “Sans” significa “sem”, então você entendeu. Este estilo é mais adequado para cabeçalhos, subcabeçalhos, pequenos blocos de texto e legendas. Na maioria dos casos, não deve ser usado para grandes blocos de texto.


> Exemplos: Century Gothic, Arial, Verdana.

> Minha recomendação: Franklin Gothic.


Exibição


O estilo de exibição é identificável por sua individualidade e características incomuns quando comparado ao seu tipo de letra do dia a dia. As fontes do estilo de exibição podem ter qualidades serif, sans serif ou mesmo semelhantes a script, mas não devem ser usadas da mesma maneira. As fontes de exibição são adequadas para cabeçalhos ou um ponto focal do texto. O texto aplicado nesses estilos deve ser usado com moderação para o propósito de chamar a atenção do leitor e / ou transmitir um tom ou humor específico.


> Exemplos: Jokerman, Comic Sans, Papyrus.

> Minha recomendação: são difíceis de recomendar, porque seu uso é relativo ao projeto e à preferência. O truque é selecionar a fonte do estilo de exibição apropriada ao contexto. (Divulgação completa: eu sou parcial para Cooper Black.)



Roteiro


O estilo de script é identificável por sua forma cursiva, contínua e / ou manuscrita. Os caracteres tipográficos no estilo de script são normalmente usados para projetos formais, como casamentos, aniversários e formaturas. Como podem ser difíceis de decifrar, geralmente são restritos ao uso como texto de exibição ou títulos. Os tipos de letra com estilo de script devem ser evitados em cabeçalhos mais longos ou grandes blocos de texto.


> Exemplos: Segoe Script, Bradley Hand ITC, Brush Script.

> Minha recomendação: Edwardian Script ITC.




2. Vestido para o papel


Todas as fontes têm suas próprias qualidades distintas. Alguns são bastante versáteis e outros são adequados apenas para aplicações específicas. Uma maneira útil de pensar sobre as fontes é pensar nelas como se você estivesse escolhendo uma roupa. Por exemplo, você não usaria roupas de ginástica em um ambiente corporativo e não usaria a Comic Sans para promover um blog de moda. Estar ciente das diferentes qualidades de suas fontes pode ajudá-lo a transmitir uma mensagem bem fundamentada, visualmente agradável e mais clara.


No caso da Comic Sans, você pode ver facilmente a diferença abaixo em como suas qualidades se adequam muito melhor à palavra “Comics” do que à palavra “Moda”. Comic Sans não parece uma escolha genuína para “Moda” e elimina completamente a elegância e glamour associada a essa palavra. É fácil ver por que Comic Sans era uma fonte projetada para uso em quadrinhos e certamente pareceria deslocada na Vogue.

A seguir, temos a palavra “Moderno” exibida usando duas fontes cujos estilos foram criados para representar diferentes períodos de tempo. O que parece mais genuíno ou parece mais crível para você? Suponho que você escolheu o da direita. As qualidades associadas a essa fonte estão fortemente enraizadas em uma sensação mais contemporânea. A "sensação" da fonte à esquerda é muito mais antiquada. Usar fontes estrategicamente pode dar à sua mensagem uma camada adicional de legitimidade que, de outra forma, faltaria.

Dependendo do que você está tentando comunicar, tente se fazer algumas perguntas enquanto rola a lista de fontes: É neutra o suficiente? É muito neutro? É divertido o suficiente? É muito divertido? Isso se encaixa no clima? Está ocupado? Afasta a mensagem? Essa escolha de fonte faz sentido ou apenas acho que é bonita? Da próxima vez que você tiver que escolher um tipo de letra, pare um pouco e pense por que está escolhendo aquele tipo específico para representar o que está tentando transmitir. O leitor vai agradecer por isso.


3. Faça emparelhamentos sensatos


Embora o uso de um único tipo de letra possa ser perfeitamente aceitável, a maioria dos projetos é construída usando mais de um. Ao usar vários tipos de fontes, seus pares devem se complementar visualmente, dadas as qualidades únicas de cada fonte.


Continuando com a analogia das roupas usada acima: digamos que você escolheu um tipo de letra elegante e extremamente moderno e vamos fingir que é a sua camisa. Você não escolheria uma calça boca de sino para combinar com essa camisa, escolheria? Não, você escolheria uma calça mais adequada que complementasse e apoiasse sua camisa moderna.


A mesma ideia, quando aplicada às combinações de fontes, pode percorrer um longo caminho e fazer mais do que apenas ter uma aparência visualmente agradável . Digamos que sua mensagem exija um tipo de letra no estilo de exibição com uma personalidade divertida; você pode então querer diminuí-lo um pouco e combiná-lo com uma fonte que seja um pouco mais neutra (por exemplo, uma sans serif). Ao fazer isso, você aumenta o contraste, o equilíbrio e fornece uma diferenciação clara entre suas funções. Por outro lado, digamos que o tom do seu projeto se preste mais a uma fonte de estilo serif madura. Nesse caso, o emparelhamento de duas fontes com serifa faz sentido; ao designar a opção de serifa mais exagerada como a exibição e a serifa um pouco menos exagerada para o corpo do texto, sua mensagem mantém a consistência, ao mesmo tempo em que torna a função de cada fonte distinguível.

Embora a seleção de fontes possa não parecer uma decisão de design importante, ela tem mais peso do que você imagina. Você pode aumentar enormemente a funcionalidade e a aparência geral de qualquer projeto apenas colocando um pouco mais de atenção nas fontes que você escolher. Estar atento à escolha das fontes e aos pares que você faz pode elevar seus designs de maneiras que você não esperava. Vá em frente e escolha boas fontes!


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page