top of page

3 Etapas do Design de Conteúdos para E-Learning



Quais são as três etapas que você precisaria para impulsionar o design de escrita para seus alunos on-line e sua experiência de aprendizado? Neste artigo, você explorará pontos de sugestão que podem ser usados ​​no design para despertar o interesse, convidar ao engajamento e estimular ações específicas.


Examinando, escrevendo Lean e diversificando seu conteúdo de eLearning

Os designers instrucionais precisam ser ágeis em seu processo ao revisar o conteúdo on-line que precisa ser intencional, diversificado e envolvente. Para começar a estudar a escrita de conteúdo online, você pode pensar em examinar quem é seu público e o que atrai sua atenção e desperta sua curiosidade. Então você pode se aprofundar no design de escrita online e se perguntar: é enxuto? Como você o manteria aparado, mas intencional e motivacional? Pense no modelo ARCS de motivação de Keller nesta fase. Por fim, você diversificará seu conteúdo online com gamificação e storyboards, se aplicável ao público. Não se esqueça de verificar e abordar a acessibilidade e inclusão em seu trabalho.

Pense neste artigo como sua lista de verificação ao revisar sua redação de conteúdo online. As três etapas de ideias significativas estão listadas abaixo, com uma exploração dos pontos-chave para cada etapa.

  1. Examine o que torna sua escrita online atraente

  2. Torne sua escrita online enxuta

  3. Diversifique sua escrita e aprendizado online

1. Examine o que torna sua escrita online atraente

Para começar a examinar seu conteúdo online, considere o seguinte:

  • Revise a missão, a visão e a estratégia abrangente da sua empresa.

  • Leia a visão geral da persona do público para realmente entender quem eles são, seus pontos problemáticos e como sua escrita online pode ajudá-los.

  • Escreva com "What Is It For Me" (WIIFM) desde o início e por toda parte. Aborde o aluno diretamente e use uma voz ativa para poder e clareza.

  • Não se esqueça da atenção/gancho. Evoque as emoções e a curiosidade do aluno com um gancho forte. Por exemplo, use um título atraente, citação ou pergunta instigante.

  • Desenvolva critérios para avaliar o impacto e o nível de engajamento do seu conteúdo de aprendizagem.

2. Torne sua escrita online enxuta

Para se aprofundar no design de redação do seu conteúdo online, considere o seguinte:

  • Priorize o impacto e concentre-se no conteúdo "necessário". Por exemplo, considere a teoria da carga cognitiva, onde a pesquisa e a ciência descobriram que os alunos podem absorver e reter informações de forma eficaz apenas se forem fornecidas de uma maneira que não “sobrecarregue” sua capacidade mental. Uma eLesson ou tarefa é poderosa quando se concentra em uma ideia ou tópico. Pense em dividir a tarefa em mini-lições se vários objetivos de aprendizado atrapalharem.

  • Evite linguagem de negócios, palavras complexas e frases pendentes. Em vez disso, torne sua escrita concisa, reduzindo palavras desnecessárias, pontuação, frases complexas, etc., para tornar a escrita o mais clara e nítida possível. Para manter o público focado, use palavras simples e frases curtas para prender a atenção do aluno.

  • Selecione imagens e recursos visuais para reduzir a carga de texto.

  • Use ícones para visualizar sua mensagem. O cérebro humano está acostumado a padrões visuais, não a textos. Quando você usa ícones para descrever sua mensagem, você fornece uma maneira mais rápida de absorver informações e uma chance maior de retê-las por mais tempo. Algumas dicas podem incluir fazer um brainstorming das palavras-chave quando você estiver adquirindo ícones e diversificar perguntando a si mesmo: esse ícone reflete melhor a comunidade e a cultura? Seja sensível, mantenha a consistência na criação de um visual com aparência profissional e use ícones com estilos e cores semelhantes.

  • Adote ferramentas interativas para conteúdo online. Construa ferramentas interativas como flip cards, jogos, preencha os espaços em branco, clique e revele. Torne-o atraente estimulando a curiosidade e o pensamento. Empregar a integração sensorial (visual, áudio, toque, etc.) com várias mídias e modos de aprendizagem.

3. Diversifique sua escrita e aprendizado online

Para manter seus alunos engajados e motivados, diversifique seu conteúdo online com mais interatividades. Alguns pontos-chave estão abaixo:

  • Não tenha medo de gamificar seu conteúdo. A gamificação aumenta o interesse e o engajamento do aluno.

  • Conte uma história visual criando um storyboard para seu produto de eLearning. Quem não ama a motivação trazida pela narrativa visual? Pense em um storyboard para seu público e propósito, com exemplos reais, cenários ou estudos de caso. Use ferramentas de narrativa visual, como infográficos, cartões de histórias, vídeos, artigos ou RV e RA.

  • Revise seu conteúdo online para acessibilidade e inclusão. Use linguagem simples e inclusiva e visuais respeitosos. Verifique se a linguagem é atual, inclusiva, neutra em termos de gênero e culturalmente sensível. Execute uma verificação de acessibilidade e revise o tom e a estrutura.

Conclusão: Continue tentando coisas novas

Quem disse que criar conteúdo de eLearning é um processo de mão única? À medida que você trabalha para desenvolver algumas de suas eLessons, não se esqueça de olhar para seus alunos para obter feedback e inspiração. Preste atenção às coisas que foram eficazes no passado e esteja sempre à procura de novas maneiras de inspirar, motivar, melhorar e recompensar seu trabalho.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#autoria #direitosautoriais #direitoautoral #producaodeconteudos #produzirconteudosead #conteudosead #conteudosparaead #conteudistas #conteudista #criarconteudosparaead #conteudosead #eadconteudos #conteudo #conteudodigital #marketingdeconteudo #conteudos #conteúdo #conteúdoead #designdeconteudo #designerdeconteudo #producaodeconteudo #conteudodequalidade #marketingconteudo #conteudocriativo #conteudodigital #conteúdodigital #criarconteúdo #criarconteudos #serconteudista #escreverconteúdos #escreverconteudo #conteúdos #conteudopersonalizado #personalizarconteudos #conteudorelevante #produçãodeconteúdo #produçãodeconteúdos #produzirconteúdos #criarmaterialdidático #produçãodematerialdidático #producaodematerialdidatico #materialdidatico #materialdidático #produtoradeconteudo #produtoradeconteúdos #conteudoreal #conteudoaudiovisual

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page