Uma vez que os funcionários tenham os recursos, a orientação e o suporte do empregador, cabe a eles aproveitar as oportunidades de aprender, melhorar e atingir todo o seu potencial. Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais um funcionário pode melhorar seu desempenho:
1. Esteja aberto ao feedback construtivo
Ouvir sobre suas falhas, deficiências e comportamentos decepcionantes é sempre um pouco doloroso. E como seres humanos, temos a tendência de nos tornar defensivos nessas situações. Mas, antes que um funcionário possa começar a melhorar, ele precisará primeiro aceitar que existem atitudes, comportamentos ou competências que precisam ser melhorados.
Assim, as avaliações de desempenho não devem ser vistas como uma ferramenta para aumentos salariais anuais. Em vez disso, elas devem ser vistas como oportunidades para os funcionários descobrirem de gerentes, colegas e clientes onde eles podem investir mais ou melhorar suas habilidades. Quando o desempenho está no centro do feedback, os benefícios, como o aumento do pagamento, seguem-se naturalmente.
2. Tornar a aprendizagem um hábito relacionado ao trabalho
Oportunidades de treinamento e aprendizado devem ser agarradas com as duas mãos. Por quê? Porque uma pesquisa recente descobriu que 61,5% dos funcionários acreditam que o treinamento aumenta seu desempenho profissional geral. Mas melhorar o desempenho dos funcionários é um processo contínuo, o que significa que o aprendizado deve se tornar parte integrante da rotina de trabalho de todos os funcionários.
Os funcionários podem tornar o hábito de aprender envolvendo-se regularmente em treinamento e incluindo o aprendizado em sua programação semanal. Por exemplo, um funcionário pode ter o hábito de concluir módulos de microlearning em seu telefone celular enquanto pega o trem todos os dias. Outro pode chegar a trabalhar uma hora mais cedo, duas vezes por semana, para se encontrar com seu treinador. Criar repetição e regularidade transformará a aprendizagem de uma tarefa extra para uma parte normal do trabalho.
3. Peça ajuda e orientação
Melhorar o desempenho dos funcionários é aprender novas competências, praticá-las com a maior frequência possível, refletir sobre o que funcionou bem (e o que não funcionou) e depois tentar novamente. Mas, embora os erros sejam uma parte necessária do aprendizado, a ajuda de alguém mais experiente pode poupar alguns desgastes de funcionários.
Assim, os funcionários precisam pedir orientação quando não têm certeza do que fazer a seguir e de feedback quando aplicarem uma nova habilidade e quiserem entender como se saíram. Essa ajuda pode vir de um colega, gerente, mentor ou até mesmo de um subordinado direto. Por exemplo, um gerente que busca melhorar suas habilidades de liderança deve valorizar o feedback daqueles que ele está tentando liderar.
Quando tudo se resume a isso, você precisa lembrar que os funcionários são seres humanos. E a maioria das pessoas não acorda de manhã e pensa: “Hoje, vou cometer erros, me sentir negativo e deixar de ser a melhor versão de mim mesmo”. Na realidade, a maioria das pessoas quer melhorar, quer ter sucesso e, o que é mais importante, deseja alcançar seu potencial. Tudo o que eles precisam é de um empregador que possa ajudá-los a fazê-lo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments