top of page

3 Maneiras de Personalizar o Aprendizado


O treinamento de funcionários personalizado para as necessidades exclusivas de seus alunos superará as experiências educacionais tradicionais, melhorando o envolvimento, a retenção e a motivação. Com as tecnologias de IA agora disponíveis, os recursos para projetar experiências de aprendizado personalizadas só aumentaram.


Usando a tecnologia de IA para melhorar as experiências de aprendizado


Quando se trata de treinamento e desenvolvimento de funcionários, as ferramentas de eLearning oferecem uma oportunidade única de elevar o processo de aprendizado, utilizando a personalização para acomodar as necessidades do funcionário, tanto como aluno quanto como pessoa. As estratégias de educação tradicional de tamanho único são amplamente ineficazes porque não levam em conta as diversas necessidades, estilos de aprendizagem e objetivos de cada aluno. A personalização no eLearning envolve a criação de um curso que adapte a experiência de aprendizado para atender aos requisitos e características exclusivos de cada aluno, o que, por sua vez, aumenta o envolvimento, a retenção e a motivação. O desenvolvimento eficaz do funcionário começa primeiro com uma compreensão clara do aluno e de suas necessidades e, em seguida, moldando o design do eLearning de acordo.


Obviamente, a primeira etapa para adicionar personalização aos programas de treinamento e desenvolvimento de seus funcionários é começar desenvolvendo uma matriz de habilidades para os funcionários do seu público de aprendizagem. Você precisa saber quais habilidades devem ser adquiridas para alcançar resultados bem-sucedidos com base nos objetivos de negócios. Essa análise identificará e vinculará os comportamentos desejados dos funcionários aos resultados gerais de desempenho. Se você não tiver uma matriz de habilidades existente, também pode começar com uma análise de necessidades para coletar essas informações. Assim que estiver pronto para adicionar personalização, as seguintes práticas recomendadas para aprendizagem de personalização são recomendadas.


Aqui estão 3 maneiras de adicionar personalização aos seus projetos de eLearning.


Caminhos de Aprendizagem Adaptativos


Uma maneira importante de garantir que os funcionários aproveitem ao máximo seu treinamento é garantir que o treinamento atenda às necessidades exclusivas do aluno. A aprendizagem adaptativa utiliza informações pessoais sobre o aluno, com base em seu conhecimento prévio relatado, tempos de conclusão de tarefas e pontuações de pré-avaliação, para desenvolver uma jornada de aprendizado com base em áreas de treinamento que precisam de atenção extra. Uma parte importante disso é permitir que cada aluno crie seu próprio perfil dentro do design do eLearning. Esta forma inovadora de personalização otimiza o tempo e a atenção dos funcionários, permitindo que o aluno se envolva com o conteúdo relevante para eles. O uso de métricas pessoais de funcionários para construir o curso em torno das necessidades do aluno, em vez de assumir essas necessidades, permite que eles se desenvolvam em sua função com maior velocidade e competência.


Entrega de Feedback Personalizado


O feedback é parte integrante de qualquer jornada de aprendizado, e isso também é verdade para os treinamentos de eLearning. Seu design deve permitir que o aluno obtenha feedback pessoal sobre seu progresso, sucessos e áreas de melhoria. Essas análises não são apenas importantes para a construção de um caminho de aprendizado adaptativo (consulte a seção anterior), mas o feedback personalizado permite que o aluno racionalize a relevância e o valor de participar de um treinamento, o que melhora o envolvimento e a motivação no curso. Os projetos de eLearning aproveitam o poder do feedback quando os alunos podem entender seus próprios objetivos pessoais e se envolver com a auto-reflexão em sua jornada. Uma ótima maneira de fazer isso no treinamento de funcionários é permitir que o funcionário faça simulações de cenários relevantes no trabalho e entenda como suas escolhas são precisas ou podem ser aprimoradas.


Opções de multimídia


Personalização significa não apenas personalizar o conteúdo do eLearning; trata-se também de personalizar o ambiente em que o conteúdo é fornecido. Indo para a escola, muitos de nós ficamos cientes dos "estilos de aprendizado" que funcionaram e não funcionaram para nós - essa mesma consideração deve ser dada quando as empresas estão usando o eLearning para promover o desenvolvimento dos funcionários. Quer a divisão seja geracional , geográfica ou cultural, os funcionários irão interagir com os formatos de conteúdo de maneiras diferentes. Alguns funcionários preferem resumos em PDF, outros se envolvem mais com representações visuais ou de áudio. Uma vez que o eLearning tem tudo a ver com o uso de ferramentas tecnológicas de educação para melhorar a experiência de aprendizagem, é importante fornecer opções para diferentes mídias para que o aluno possa escolher o caminho que melhor se alinha com seu estilo de aprendizagem e suas preferências.


Conclusão


À medida que a tecnologia eLearning continua avançando, não podemos esquecer que o objetivo de todo curso é promover uma mudança tangível no aluno, e uma das melhores maneiras de fazer isso é adotando técnicas de personalização. Há muitas maneiras pelas quais o treinamento de funcionários pode se beneficiar dos elementos de personalização, e é necessário seguir essas etapas para facilitar um ambiente de aprendizado ideal para atender às diversas necessidades da empresa e dos funcionários.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page