top of page
Foto do escritorInstituto DI

4 Dicas para Controle de Qualidade no E-Learning


O teste de garantia de qualidade (QA) é um dos grandes desafios no E-Learning. Veja quatro dicas para garantir que o processo de revisão seja rápido, transparente e eficaz.


1. Peça ajuda para revisar

Quando você trabalha em um projeto há algum tempo, muitas vezes é difícil identificar erros de digitação, erros ortográficos e outros pequenos erros. Sempre que possível, encontre alguém que não esteja diretamente envolvido com o projeto para revisar seu curso - por exemplo, um colega de trabalho, um gerente, um amigo de confiança ou especialista na área. No entanto, tenha cuidado para não compartilhar informações confidenciais com alguém que não tenha assinado uma isenção de confidencialidade.


2. Inclua um número definido de ciclos de revisão no seu plano de projeto

Dependendo do projeto e do número de interessados ​​envolvidos, você pode ter mais ou menos ciclos de revisão. Isso é algo que você deve determinar no início do projeto, pois mais ciclos de revisão levam a mais tempo de produção, o que deve ser considerado no planejamento do projeto. Além de definir um número fixo de ciclos de revisão, defina um cronograma para cada ciclo de revisão, para que você não fique esperando comentários em vez de avançar o projeto.


3. Especifique o tipo de feedback que você está procurando em cada ciclo de revisão

Em cada fase do processo de criação, você está focado em diferentes aspectos do seu curso. Como designer do curso, você sabe disso, mas os revisores de seu curso podem não saber. Certifique-se de fornecer orientações sobre o tipo de feedback que você está procurando em cada ciclo de revisão.


Digamos, por exemplo, que sua equipe esteja revisando um storyboard. O feedback deve ser sobre conteúdo, não design gráfico. E quando eles estão revisando um protótipo, o feedback deles deve ser sobre funcionalidade e design.


Se você não deixar claro que tipo de feedback você está procurando em cada fase, o processo de revisão pode acabar sendo uma sugestão em tempo real. Por exemplo, se seus revisores não entenderem que precisam definir o conteúdo na primeira fase do desenvolvimento, eles podem continuar fornecendo feedback sobre o conteúdo durante o processo de criação do curso. Se você tiver que voltar e editar o conteúdo nos estágios posteriores do desenvolvimento, isso poderá atrasar a data de entrega do curso.


4. Use um aplicativo de revisão para acompanhar o feedback

Manter o controle de todo o feedback recebido durante os ciclos de revisão costumava ser um enorme desafio. Você pode montar planilhas para acompanhar tudo. Ou escolher uma ferramenta para apoia-lo.


A revisão no próprio storyboard tira a dor do processo de revisão porque permite que os interessados ​​deixem seus comentários no contexto: ao lado do slide!

Obviamente, essas sugestões são apenas a ponta do iceberg, realizar controle de qualidades das ações de formação das áreas de T&D é um desafio diário!


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page