1. Informe os funcionários sobre programas e políticas de treinamento
Seu manual de treinamento de funcionários deve responder a todas as perguntas relacionadas ao treinamento de seus funcionários. A informação mínima a incluir é uma lista de todos os cursos disponíveis com sua descrição detalhada e programação. Claro, quanto mais informações você oferecer, melhor.
Por exemplo, seja claro sobre quais cursos são obrigatórios e quais são opcionais. Normalmente, conformidade e treinamento específico para o trabalho se enquadram na primeira categoria, enquanto as habilidades sociais estão na segunda.
Outra divisão pode ser entre o treinamento específico do departamento e o treinamento para toda a empresa. Se sua empresa é grande e oferece diversos programas, você pode listar seus cursos por departamento, para que os funcionários possam navegar no manual com mais facilidade. Em seguida, você pode ter uma seção separada com cursos oferecidos em toda a empresa.
Cursos síncronos, especialmente quando são obrigatórios, podem se tornar um problema para funcionários ocupados. No entanto, com um manual de treinamento em mãos, os funcionários saberão com antecedência quando o treinamento obrigatório ou síncrono está ocorrendo. Este é um grande benefício, pois eles serão capazes de planejar e gerenciar melhor sua carga de trabalho. Dessa forma, eles participarão do treinamento sem atrapalhar a programação, ficar sobrecarregados ou perder o prazo do curso.
Em um manual de treinamento de funcionários, os funcionários também aprenderão sobre os procedimentos a seguir, quando necessário. Por exemplo, eles podem precisar informar seus gerentes primeiro, antes de ingressar em um curso. Ou, eles podem receber licença ou horários de trabalho mais flexíveis para participar de uma sessão de treinamento .
2. Organizar o treinamento e manter a transparência
Quer você seja uma grande empresa ou uma pequena empresa, um manual de treinamento mantém tudo em ordem e aberto. Para criar e usar um modelo de manual de treinamento, o RH e a administração trabalham juntos para organizar eventos e recursos de treinamento, encontrar oportunidades de treinamento interdepartamental e compartilhar ideias que podem levar a ofertas novas e interessantes.
Ao mesmo tempo, todos os colaboradores estão cientes das suas opções e dos cursos de formação a que cada área tem direito. Os funcionários não deveriam ter que ouvir sobre um curso de treinamento de um colega de outro departamento. Manter a abertura e a transparência em todos os aspectos do negócio o ajudará a construir um relacionamento de confiança e honestidade com sua força de trabalho.
3. Reforçar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida
Ter um manual de treinamento transmite a mensagem de que o treinamento faz parte da cultura do seu local de trabalho e também da experiência de trabalhar com você. Aqui estão dois exemplos de como um manual de treinamento de funcionários motiva até mesmo membros improváveis de sua força de trabalho a experimentar novos cursos.
Vejamos Maria, uma escritora de conteúdo júnior, que lê um manual de treinamento de funcionários sobre um curso introdutório ao marketing digital. Parece muito emocionante e relevante para o que ela já está fazendo. Além disso, o curso é online e assíncrono, então ela pode concluí-lo em seu próprio ritmo.
Ela pensa “por que não aprender sobre o que é marketing digital, já que posso fazer isso de graça sem compromisso de tempo?” Ela, então, busca o conselho de seu gerente, que a incentiva a fazer esse curso. Poucos meses depois, Anne adicionou uma nova habilidade a seu arsenal e é capaz de produzir conteúdo de marketing mais eficaz.
Em outro exemplo, João é um agente de suporte ao cliente bastante tímido que se sente confortável para falar com os clientes apenas pelo telefone. É por isso que ele faz o curso “Falando para persuadir”. Percebendo uma melhora, ele decide trabalhar suas habilidades de negociação também.
Poucos meses depois, após concluir um curso de treinamento de vendas, João deixa o departamento de suporte ao cliente e começa a trabalhar com vendas. Ao mesmo tempo, essa jornada de autoaperfeiçoamento, que também gerou uma mudança de carreira, o ajudou a se tornar um profissional mais confiante.
A moral dessas histórias (fictícias, mas muito possíveis)? Um manual de treinamento lembra aos funcionários que T&D está sempre disponível em sua empresa e que existem muitas oportunidades de carreira e desenvolvimento pessoal. Se você prosseguir com benefícios e acomodações para aqueles que participam, bem como apoio e orientação da administração, seu manual de treinamento de funcionários será a cola que unirá o treinamento.
4. Simplifique a integração
Quando um novo funcionário entra na equipe, o departamento de RH fica muito ocupado preparando a papelada e, o mais importante, as atividades de orientação e integração. Você provavelmente sabe que o período de lua-de-mel para novos contratados muitas vezes chega ao fim abruptamente. As taxas de rotatividade estão chegando a 50% durante os primeiros seis meses de emprego. Portanto, se você pretende recrutar novas contratações, é melhor fazer direito.
Um manual de treinamento é uma ferramenta valiosa para RH, gestão e novos funcionários, pois pode colocar em ordem a parte do treinamento no caos da integração. Com o manual de treinamento de funcionários como sua “folha de cola”, o RH e os gerentes podem criar um plano de treinamento que corresponda à experiência e à posição do novo funcionário. Um bom plano de integração ajudará os novos contratados a fazer a transição para suas novas funções com mais facilidade e a se tornarem produtivos mais rapidamente.
Para seus novos funcionários, um manual de treinamento pode ser tanto motivador quanto informativo. Por outro lado, os novos contratados saberão o que esperar durante os primeiros meses no novo emprego. Eles também aprenderão sobre outras oportunidades que os aguardam depois de concluírem o treinamento básico.
Por outro lado, um manual de treinamento fornece uma prova tangível de que existe um plano de treinamento adaptado para eles. Qual a melhor maneira de ajudar um novo funcionário a se sentir bem-vindo e animado com seu futuro na empresa? Mais uma vez, o benefício para você é substancial, pois ficar com o pé direito com novos funcionários estabelece o terreno para uma colaboração de longo prazo.
Conclusão
Um manual de treinamento de funcionários ajuda a organizar e agilizar o treinamento e a integração em sua empresa. Ele também oferece aos funcionários uma imagem concreta de suas ofertas de treinamento e desempenha um papel fundamental no estabelecimento de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida. Então, a verdadeira questão é: por que você não deveria ter um manual de treinamento?
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#treinamento #desenvolvimento #aprendizagem #ead #educacaoadistancia #designinstrucional #desenhoinstrucional #designinstrucionalnapratica #educacao #educacaocorporativa #ies #ensinosuperior#Onboarding
Commentaires