top of page

5 Atividades de Treinamento para Liderança que Eliminam as Barreiras Geográficas



Para realmente causar impacto, a liderança requer apoio e ação em todos os níveis. Deve haver confiança mútua, segurança e compreensão entre os líderes e suas equipes. É por isso que organizações de sucesso investem em atividades de treinamento de liderança para que os funcionários construam equipes fortes e quebrem barreiras.


Ferramentas de construção de equipes: derrubando barreiras com atividades de treinamento de liderança


Tornar os funcionários mais cientes das implicações da liderança, envolvendo-os em atividades de treinamento de liderança, remove a mística da liderança e ajuda a criar um ambiente que permite que outros desenvolvam seu potencial de liderança. Envolver a organização mais ampla em atividades de liderança permite que você desenvolva talentos e concretize o potencial. Treinar funcionários para serem líderes ajuda a estabelecer um caminho e um pipeline de liderança e inspira inovação e engajamento em todos os níveis.


A participação em atividades de treinamento de liderança remove barreiras entre líderes e seus funcionários. Essas iniciativas ajudam a formar e fortalecer equipes. Os links que essas atividades criam facilitam a colaboração e promovem a tomada de decisões e a autoconfiança. Essa combinação de iniciativa independente dentro de uma estrutura de equipe é particularmente crítica quando as equipes enfrentam o deslocamento de trabalhar em escritórios diferentes em países diferentes ou, cada vez mais, remotamente e isoladamente.


Estendendo a Liderança

Muito do treinamento de liderança concentra-se no ensino de comunicação e habilidades sociais. Com razão, há concentração em ouvir ativamente, desenvolver inteligência emocional e demonstrar empatia. Este foco na interação e compreensão é projetado para trazer uma conexão mais próxima entre os líderes e aqueles que eles lideram.


O treinamento de liderança para funcionários estende o conceito e a prática de liderança, incentivando os funcionários a desempenhar um papel de liderança ativo, independentemente de sua posição na organização. A liderança então se torna algo em que todos têm interesse. Um diálogo formado e funcional é estabelecido, onde funcionários e líderes trocam ideias e aprendem uns com os outros. Esta é uma liderança ativa, democrática e transparente que trabalha com os benefícios da abertura e da compreensão mútua e do respeito para estimular o trabalho em equipe e impulsionar o desempenho.


Estando lá

Os dias de afastamento para exercícios de formação de equipes estavam contados antes mesmo de termos que aderir às regras de distanciamento social. O custo e a grande dificuldade de reunir equipes amplamente dispersas garantiam isso. Agora, o afastamento é a norma e temos que encontrar novos métodos para aproximar e treinar as pessoas.


Existem várias atividades e estratégias que podemos empregar para reunir líderes e funcionários e promover a liderança.


1. Abrindo o treinamento de liderança

O primeiro passo para fornecer atividades de treinamento de liderança para os funcionários é abri-lo para eles e estabelecer o princípio de que o treinamento de liderança é valioso para todos. Quer você se concentre em áreas amplas, como comunicação ou em tópicos mais específicos de funções, como gerenciamento de projetos, você precisa criar um aprendizado que abranja um público amplo.


E estender o acesso ao treinamento de liderança não significa apenas conceder permissão para fazer cursos de liderança. Como e quando você pode acessar o treinamento afeta diretamente sua eficácia. Iniciativas de aprendizagem digital usando LMSs ou LXPs usando conectividade móvel combinada com uma estratégia de microlearning just-in-time pode facilitar um maior acesso ao treinamento e trazê-lo para o fluxo de trabalho. Essa abordagem significa que você pode alcançar as pessoas, não importa quão distantes ou remotas. A inclusão da aprendizagem digital sublinha a mensagem de que o treinamento de liderança pode ser acessível a todos.


2. Dramatizações e simulações

Os funcionários que participam de atividades de treinamento de liderança não podem exercer a função de liderança. Isso torna vital que lhes seja dado o sentido do que é ser um líder e o que, na prática, fariam quando fossem solicitados a assumir um papel de liderança. Dramatizações e atividades simuladas ajudam a dar uma ideia melhor do que significa ser um líder. Em escritórios de advocacia, eles costumam criar julgamentos simulados para se preparar para a coisa real. Uma dramatização mais genérica envolve a criação de um projeto simulado e a atribuição de funções de liderança e gerenciamento dentro dele, proporcionando ao funcionário uma experiência em primeira mão das pressões e desafios da realidade, mas com o conforto de ser capaz de falhar com segurança.


As simulações de e-learning também permitem que os alunos coloquem e aprimorem suas habilidades em desafios que reproduzem ambientes do mundo real com a segurança do anonimato e a capacidade de aprender com os erros sem quaisquer consequências prejudiciais no mundo real.


3. Mentoria

A formação de equipes significa estabelecer relações de trabalho entre funcionários e líderes. Uma maneira de fazer isso é ter um programa de mentoria que emparelhe um colega mais experiente com um funcionário mais novo. Isso pode funcionar bem no estágio de integração e também no desenvolvimento de liderança. O mentor pode transmitir aprendizagem ativamente, bem como agir como uma caixa de ressonância para ideias e iniciativas. Em tempos em que os funcionários estão trabalhando a uma distância maior uns dos outros, essa conexão pessoal é mais importante do que nunca para o desenvolvimento dos funcionários.


Mas a mentoria não precisa ser uma atividade exclusivamente humana. O surgimento de chatbots e o uso crescente de sistemas de recomendação em plataformas de aprendizagem significa que os funcionários podem receber suporte virtual e orientação em seu treinamento de liderança digital.


4. Jogos e gamificação

Os dias de folga de uma era anterior geralmente consistiam em uma série de desafios ao ar livre para construir o espírito de equipe. Esse uso de jogos para ajudar a compreender, testar o caráter e cimentar a colaboração pode ser replicado de maneiras não físicas e virtuais. As atividades podem variar de questionários virtuais de 'pub' a competições do Minecraft e eventos de narração de histórias, bem como encontros de equipes mais informais (atualmente, virtuais) para um café ou pizza. Todos são projetados para construir conexões e confiança.


Esse elemento do jogo pode ser introduzido deliberadamente no programa de treinamento de liderança. A gamificação é um dos recursos mais envolventes do e-learning. Os alunos apreciam o elemento competitivo em que as atividades de aprendizagem levam a recompensas como pontos, distintivos e certificados. A competição pode ser ampliada de alvos individuais para desafios de grupo jogados em um quadro de liderança digital.


5. Construindo uma cultura de treinamento de liderança

Todos esses tipos de atividades de liderança podem ser combinados em uma estratégia de longo prazo para construir um ambiente que promova e sustente atividades de treinamento de liderança para os funcionários. Apoiar essa cultura requer a adesão das principais partes interessadas, incluindo o RH, que precisará reservar tempo para que o treinamento ocorra e encorajar a responsabilidade pessoal pelo desenvolvimento da carreira.


Em última análise, você deseja promover uma mentalidade de crescimento entre seus funcionários, para que eles vejam o treinamento de liderança como uma parte intrínseca de seu trabalho. Em seguida, colocam em prática o que aprenderam para o benefício não apenas de suas próprias carreiras, mas também para o desempenho da equipe e da organização em geral.


Liderança na era das equipes remotas

Estender o treinamento de liderança para incluir funcionários pode melhorar os níveis de comunicação, criatividade e solução de problemas em toda a organização. As atividades de treinamento de liderança incentivam a responsabilidade pessoal e a autoconfiança e fornecem às pessoas as habilidades para trabalhar melhor em conjunto. Essas atividades aumentam a eficiência e a produtividade.


Acima de tudo, estender o treinamento de liderança aos funcionários os ajuda a se relacionar melhor com seus colegas e gerentes. Isso é particularmente valioso em uma época de trabalho distante e remoto que coloca as relações de trabalho sob pressão particular. A inclusão de um programa de treinamento de liderança para os funcionários ajuda a construir a estrutura e os laços que mantêm as equipes unidas quando forças centrífugas como geografia, meio ambiente e ruptura tecnológica ameaçam separá-las.


As atividades de treinamento de liderança para funcionários, por outro lado, trabalham para superar barreiras, construir pontes e forjar novos relacionamentos para o benefício de todos os envolvidos.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page