top of page

5 Desafios a Superar ao Trabalhar com Especialistas no Assunto (SME's)


Relacionamentos são a chave para o sucesso e, durante o desenvolvimento do seu curso de eLearning, um dos relacionamentos mais desafiadores que você jamais terá será com os Especialistas no Assunto (SMEs). Neste artigo, compartilharei algumas informações sobre como trabalhar em estreita colaboração com os Especialistas no Assunto, construir uma relação de trabalho respeitosa com eles e facilitar seu processo de design e desenvolvimento de e-Learning.


Como trabalhar com especialistas no assunto

Uhh, o problema usual: como trabalhar de forma eficaz com seu especialista no assunto, seu maior inimigo, em todo o processo de desenvolvimento do eLearning? Na maioria das vezes, parece que você está vindo de planetas diferentes; vocês dois desejam que seu projeto de eLearning seja perfeito, mas parece que sempre seguem abordagens completamente diferentes para o mesmo objetivo. Mas o problema é o seguinte: o relacionamento entre você e seu Especialista no Assunto determinará se o seu produto de eLearning será um sucesso ou um fracasso. Neste artigo, compartilharei algumas coisas que podem ajudá-lo a construir um relacionamento forte, confiável e produtivo com seus Especialistas no Assunto, sejam eles engenheiros, professores universitários, vendedores, formuladores de políticas, médicos, etc., Então, o que poderia ser problemático em trabalhar com alguém que tem grande conhecimento e experiência e está lá para ajudá-lo a criar uma experiência de e-Learning eficaz? Aqui estão os desafios mais comuns que os profissionais de eLearning e Designers instrucionais enfrentam ao trabalhar com especialistas no assunto:

Eles não fazem parte da sua equipe de projeto. Como todos têm empregos de tempo integral, geralmente não têm muito tempo e são difíceis de encontrar. Além disso, como eles não trabalham em estreita colaboração com sua equipe de eLearning , eles nem sempre estão comprometidos com o sucesso do curso de eLearning e podem ser um pouco territoriais sobre suas coisas.


Eles sabem tudo. Seu vasto conhecimento e muitos anos de experiência tornam difícil para eles aceitar que talvez, apenas talvez, nem todo conteúdo seja igualmente importante.


Eles resistem à mudança. Como os Especialistas no Assunto investiram tempo no material de apresentação existente, eles geralmente não estão dispostos a alterar coisas como cores , clipart e fontes , que levaram horas para selecionar.


Eles gostam muito de abordagens lineares. O que torna difícil para você experimentar coisas novas e seguir maneiras mais interativas de envolver seus alunos.


Eles não gostam de sinos e apitos. Nem você, mas às vezes sinos e assobios são necessários para atrair o interesse do público e motivá-lo a aprender. Lembre-se de que “sinos e assobios” podem até incluir cenários interativos de ramificação .


IDI Instituto de Desenho Instrucional



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page