top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Dicas de Design Instrucional a Considerar em Treinamentos de Simulação Imersiva


Veja as dicas de design instrucional para treinamento de simulação que precisam ser consideradas.


Treinamento de Simulação


A aprendizagem baseada em simulação está cada vez mais sendo usada para capacitação corporativa de funcionários. RV, RA, RM e plataformas online são mais envolventes do que os modelos de aprendizagem tradicionais. Isso é porque o aprendizado imersivo é ótimo para:


- Captar a atenção do aluno

- Personalizar da experiência de aprendizagem

- Melhorar a confiança dos funcionários

- Remover o medo do fracasso


O treinamento de simulação bem projetado irá melhorar a eficiência do funcionário, aumentar a satisfação do cliente e impactar positivamente os resultados do negócio. Ainda assim, projetar treinamento de simulação não é trivial. É preciso muita determinação para montar um programa de treinamento que produz os resultados desejados. Então, por onde você começa?


Aqui estão as dicas de design instrucional para simulações que irão colocar você no caminho para um programa de treinamento de sucesso:



Antes de mais nada, certifique-se de saber exatamente o que você deseja que seus funcionários aprendam. Crie um plano de como você deseja que o treinamento seja desenvolvido e as habilidades e conhecimentos que você deseja que seus funcionários tenham. Este será o esboço que mantém o processo de concepção de treinamento de simulação na direção correta. Você precisará pensar sobre o departamento ou trabalho específico, os objetivos que você gostaria que seus funcionários alcançassem. Se sua simulação de treinamento é voltada para melhorar o serviço prestado ao cliente, pense sobre as situações da vida real e inclua histórias.



Todo mundo adora uma boa história, portanto, criar uma narrativa que atrai o interesse do aluno é o gancho que os engajará. Como a história avança, certifique-se de usar cenários da vida real que o aluno pode se identificar. O objetivo é ir além da superfície e ensinar soluções que o aluno pode usar para resolver problemas semelhantes relacionados ao trabalho. Para que isso funcione, seu funcionário precisa sentir que o personagem simulado é incrível. Faça pesquisas sobre os problemas de seu setor e o departamento que sua simulação de treinamento atenderá.


Trazendo reclamações reais de clientes ou funcionários para o enredo garantirá que o aluno tenha empatia com o personagem. Um vínculo mais profundo será criado e os alunos sentem que estão recebendo um treinamento valioso de que serão capazes para aplicar ao seu trabalho. Além disso, mantenha cada módulo curto e agradável.


Muita informação pode parecer opressor, então alimente as informações do aluno em blocos. Pode ajudar se a estrutura do material do curso for projetada como os galhos de uma árvore. Cada ramo levará o enredo em uma direção totalmente nova.


Considere adicionar multimídia - fotos, vídeos, testes curtos. Isso manterá o aluno envolvido. Se os módulos ensinam mais assunto técnico, a voz pode ajudar a esclarecer o que o aluno está olhando.



Que resultados você deseja que sua simulação de treinamento tenha? Certifique-se de que seus funcionários conheçam os benefícios do programa, bem como as expectativas que você tem deles sobre conclusão do curso. Cada módulo de treinamento deve ter objetivos que podem se traduzir em aumento de produtividade, melhor resolução de problemas, diplomacia na gestão de pessoal, etc.


4. Estabeleça um grau de interação


O nível de interação que sua simulação terá depende do tipo de plataforma que você escolher para executar seu treinamento. Não são todas as simulações de eLearning que implicam Realidade Virtual ou Aumentada.


Descubra de antemão quanta interação você deseja. Eles responderão rapidamente perguntas ou eles terão avatares personalizados que completam níveis de jogo? Escolha o nível de interação com base no seu orçamento. Embora as simulações sejam frequentemente mais acessíveis do que módulos de educação tradicionais, quanto mais detalhes você adicionar, mais dinheiro elas vão acabar custando. Esta é a etapa em que você tem que equilibrar o crescimento dos funcionários e as necessidades do negócio.


5. Projete uma estratégia de avaliação e feedback


Você também precisará configurar uma avaliação e feedback como estratégia antes de executar sua simulação real com seus funcionários. A equipe precisa ser capaz de comunicar o que gostou ou não gostou no treinamento de simulação . Eles também precisam ter ferramentas de auto avaliação. Isso lhe dará uma idéia melhor de sua própria autoconfiança na conclusão de certas tarefas versus o que os resultados do teste mostram a você. Avaliações curtas regulares ao longo do curso ajudará a mostrar a você um funcionário individual evolução. Este tipo de avaliação também solidificará o conhecimento do aluno, pois eles têm que repetir o que aprenderam logo depois de aprender. Resultados da avaliação e link de feedback de volta para objetivos de aprendizagem de simulação de treinamento. Esta é uma forma interativa de ajustar o material e o conteúdo do curso para atender às necessidades reais de seus funcionários e negócios.


Conclusão


O design de treinamento de simulação pode se tornar um gigante se você permitir. Comece logicamente, verifique com seus funcionários e ajuste o programa de treinamento conforme necessário. Como acontece com qualquer tarefa, ter um plano para trabalhar será muito útil. Comece refinando os objetivos de aprendizagem e resultados desejados. Então, escreva uma história que manterá o aluno engajado. Para que seu curso se torne mais eficaz, avalie os dados concretos ao longo do caminho e no final do treinamento curso. Boa sorte!


IDI Instituto de Desenho Instrucional



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page