top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Dicas para Chegar ao Estado de Fluxo na Aprendizagem


Você pode não perceber que o estado mental do fluxo está em ação quando ele realmente entra em ação. Por quê? Bem, é quando uma pessoa funciona com sua capacidade ideal que perde a noção de tudo ao seu redor enquanto mergulha totalmente em uma determinada tarefa. Mihaly Csikszentmihalyi é o psicólogo que desenvolveu a teoria do fluxo. Segundo Csikszentmihalyi, o fluxo é "um estado em que as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar". O fluxo pode ser alcançado por qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo, cultura ou classe da pessoa. De músicos, atletas, artistas e esportistas a funcionários no local de trabalho, não há restrições sobre quem pode desbloquear esse potencial - nas circunstâncias certas.


Faça seu negócio fluir


As organizações que têm um foco pesado em treinamento e desenvolvimento podem utilizar o fluxo para sua vantagem, melhorando e acelerando a maneira como os funcionários aprendem novos conhecimentos e diminuem as lacunas de conhecimento. Os funcionários precisam estar envolvidos para entrar no estado do fluxo. Sem as interações que envolvem os funcionários, a probabilidade de atingirem um estado de fluxo é drasticamente reduzida.


5 maneiras de aumentar as chances de explorar o fluxo


A entrada no estado de fluxo não é garantida, mas aqui estão cinco maneiras pelas quais os empregadores podem promover a probabilidade de desenvolvimento de fluxo no local de trabalho entre seus funcionários.


Cobrir o material de treinamento necessário é vital, mas proporcionar-lhes experiências de aprendizado estimulantes que os intrigam e os mantêm interessados ​​pode ser um divisor de águas. Os designers instrucionais precisam entender as paixões e os interesses de seus funcionários - conectando-os a treinamentos que, em última análise, os mantêm envolvidos. Talvez isso signifique investir mais esforço e tempo para tornar material de treinamento relevante e apropriado a partir deles, adaptando-o para obter a adesão dos funcionários e o interesse ativo no treinamento.


O foco parece ser uma tarefa diária comum, mas não deve ser tomada como garantida. Para entrar em um estado de fluxo, o foco precisa ser ativado intencionalmente pelo funcionário. Por meio de exercícios como atenção plena e meditação, que chamam a atenção para o foco, as chances de entrar no fluxo são bastante aumentadas. Por exemplo, antes de um funcionário começar um aprendizado, ele deve tentar se envolver em um exercício de foco e atenção, para aumentar a possibilidade de entrar em um estado de fluxo.


A cultura da empresa desempenha um papel vital nesse aspecto. Nos locais de trabalho em espaço aberto, pode ser difícil se concentrar devido a distrações de colegas de trabalho. Ter um espaço silencioso que permite que os funcionários meditem e pratiquem a atenção plena, aumenta o potencial de ativar o fluxo dos funcionários quando eles começarem a aprender.


Os funcionários precisam de liberdade para autoavaliação e feedback, não apenas dos outros, mas também de si mesmos. Ao avaliar constantemente seu progresso por meio de métricas e resultados dos painéis, os funcionários podem entender melhor seu próprio progresso e direcionar seus esforços de aprendizado na direção certa. Cada medida de feedback que os funcionários dão a si mesmos pode se traduzir em construir uma imagem mais clara, estabelecendo que os esforços estão indo na direção certa que eles estabeleceram para si mesmos.


Liberdade também se refere à idéia de eliminar o auto escrutínio das atitudes dos funcionários. Às vezes, é recomendável que os funcionários tenham a liberdade e a permissão de não ter regras sobre um determinado exercício por um determinado período. A idéia dessa prática é alcançar um estado "zen" de um fluxo de trabalho automático e sem esforço. Um exercício que simplesmente libera a mente de limitar os pensamentos.


Na era atual de treinamento, os funcionários podem aprender remotamente de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer dispositivo. A aprendizagem móvel não é apenas uma palavra da moda, é parte do movimento em direção a práticas de aprendizagem mais rápidas e eficazes. Aprender usando o transporte público é conveniente, mas provavelmente não é a mais sábia das idéias, se um funcionário está tentando entrar em um estado de fluxo. É da responsabilidade dos funcionários saber se eles serão suscetíveis a distrações enquanto aprendem remotamente.


Também se acredita que, para alcançar um estado de fluxo, os funcionários devem se esforçar para ultrapassar sua zona de conforto - cada vez que passam um pouco mais de sua capacidade regular. Por exemplo, o treinamento pode ser projetado não apenas para satisfazer as necessidades de aprendizado, mas também para que eles alcancem um aprendizado que realmente os desafie, fazendo com que dediquem energia mental significativa ao treinamento e se aproximem do estado de fluxo.


Benefícios do fluxo

O fluxo leva a um melhor desempenho e criatividade, impulsionando a motivação e estimulando os funcionários para que funcionem e pensem nos níveis mais altos possíveis. Quando um funcionário investe energia intensa e se concentra em uma tarefa, está assumindo um compromisso e um esforço dedicado. Esse esforço leva essa pessoa a aumentar a criatividade, abrindo canais para novas idéias, algumas vezes intencionalmente e outras não intencionalmente.


Por fim, o fluxo é o momento do "a-ha" em que você olha para trás para algo que disse, escreveu ou fez sem saber como chegou a isso. Os treinadores, gerentes e designers instrucionais devem considerar programas de treinamento projetados para levar a um estado mais alto de concentração, levando os funcionários a atingir e entrar no estado de fluxo.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page