Algumas pessoas podem naturalmente achar o primeiro passo na concepção de um curso de online é pesquisar sobre o assunto. Outros podem acreditar que o primeiro passo é estabelecer metas ou definindo expectativas. No entanto, o primeiro passo é um planejamento. Você tem que estabelecer bases sólidas, a fim de construir um curso bem-sucedido. Infelizmente, planejar um curso para EaD nem sempre é fácil. É preciso tempo, foco e dedicação. A boa notícia é que existem 5 dicas que podem simplificar os processos:
Objetivos fornecem uma direção clara de onde você está indo e sinalizam seu progresso ao longo do caminho. Assim, você deve priorizar seus objetivos com base na importância, prazos e necessidades de aprendizagem. Crie uma lista de objetivos do seu, depois reúna-se com sua equipe para classificá-los. Isso também permite que você defina uma programação para o que deve ser concluído e quando. A priorização das metas torna o processo de planejamento mais gerenciável.
2. Crie mapas de habilidades
Os mapas de habilidade são particularmente úteis quando você está lidando com tarefas ou processos complexos. Um mapa de habilidades é, essencialmente, um roteiro que explora todas as facetas de uma tarefa. Por exemplo, uma enfermeira precisa aprender a atadura de uma ferida. Mas ela também precisa saber como se comunicar com o paciente e desinfetar a área, que é uma sub-tarefa. Há uma variedade de passos que ela deve memorizar. Para não mencionar, traços e habilidades que deve possuir, a fim de fazer o seu trabalho de forma eficaz. Para criar um mapa de habilidades, comece com a tarefa principal ou tópico no centro. Em seguida, crie ramos que levam a habilidades relacionadas e talentos. Esses sub-conjuntos podem até ter ramificações próprias. Depois de mapear a tarefa, você pode desenvolver um módulo para cada ramo.
3. Desenhe Storyboards
Se os objetivos são os sinalizadores do caminho, então os storyboards são o atlas, o mapa completo. Eles fornecem uma visão geral do seu curso e também lhe dá a oportunidade de sequenciar seus módulos e atividades para garantir coesão. Os storyboards devem apresentar indicações de página, descrições de texto e uma variedade de outros espaços reservados para conteúdo de eLearning.
4. Conheça seu Público-Alvo
Muitos profissionais de eLearning se dedicam ao seu público no final do processo. No entanto, os aprendizes online devem estar envolvidos em todas as fases do projeto. Seu público pode oferecer informações valiosas sobre suas atividades, conteúdo e avaliações. Seu feedback pode apontar na direção certa e esclarecer as expectativas, para que você possa fornecer uma experiência de aprendizagem eficaz. Além disso, analise os dados do seu Learning Management System, este Big Data revela o que você precisa para melhorar, o que você fez certo, e que tipo de conteúdo seu público prefere.
A maioria das pessoas assume que o objetivo é adquirir conhecimento. Mas isso é realmente apenas a ponta do iceberg. Os aprendizes on-line também devem saber como aplicar o conhecimento no mundo real. Caso contrário, a informação só fica em seus bancos de memória esperando para ser apagada. Assim, você tem que descobrir não só como transmitir a informação, mas também colocá-la em prática.
Uma das mercadorias mais valiosas que os designers instrucionais possuem é o tempo. Você deve gerenciar seu tempo, o que requer um planejamento cuidadoso. Além de usar estas 5 dicas, certifique-se de criar uma programação detalhada para o projeto. Aproveite ao máximo seu tempo com sabedoria.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras
Comments