top of page

5 Dicas Sobre Como Projetar e Desenvolver E-Learning Impactante



O e-Learning envolvente e impactante deve ser muito mais do que um webinar eficaz. A facilitadora de ATD Nikki O'Keeffe oferece cinco dicas para tornar seu curso assíncrono memorável e bem-sucedido.


E-Learning impactante: levando o design instrucional para o próximo nível


Independentemente do seu nível de experiência na criação de cursos de e-Learning, projetar uma experiência de aprendizado assíncrona é um desafio muito diferente do que criar uma sala de aula ministrada por instrutor ou um curso online ao vivo. É mais do que um conjunto de slides do PowerPoint; o aluno precisa experimentar cenários da vida real, experimentar tarefas e obter feedback ao longo do caminho. Um rosto sorridente e um ícone de polegar para cima no final do esforço de treinamento não são suficientes.


Como ATD Master Trainer™ certificado e ATD Master Instructional Designer™ certificado, detentor credenciado de APTD® e facilitador interno sênior com ATD, entendo o valor de planos de treinamento sólidos e forte facilitação. Aqui estão as 5 principais lições que aprendi ao projetar e desenvolver programas de e-Learning assíncronos.


1. Escolha recursos de treinamento de qualidade


Faça um curso de treinamento de design instrucional de e-Learning confiável para aprender os fundamentos - um que oferece conteúdo baseado em pesquisa e aprendizado personalizado. O valor de um instrutor especialista é fundamental, mas tão importante quanto é um curso que permite interações entre pares. Procure um curso que tenha uma abordagem prática e acionável ao design instrucional. Você deve receber ferramentas e aprender métodos que podem ser aplicados ao seu trabalho de forma imediata e eficaz.


2. Avalie o tamanho e a diversidade do seu conjunto de habilidades


Você precisará fazer mais do que imagina. O seu cargo é “Designer Instrucional” ou algo semelhante? Nesse caso, prepare-se para adicionar mais alguns títulos abaixo dele . Ator de narração. Designer gráfico. Jornalista investigativo. testador de controle de qualidade. Escritor. Você pode precisar desempenhar todos esses papéis ao projetar e desenvolver um curso de e-Learning. Avalie seus pontos fortes e fracos. Não há problema em terceirizar um ou dois elementos do projeto – como narrações ou criação gráfica – para especialistas.


3. Verifique seu trabalho antes de implantar


Certa vez, tive que lançar uma série de módulos de e-Learning sem uma revisão completa de controle de qualidade ou piloto devido a prazos apertados. Na verdade, eu era o único revisor antes da implementação! Adivinha o que aconteceu. Os alunos me enviaram um e-mail. “Nikki, eu queria que você soubesse que eu não poderia passar do quinto slide; o e-Learning me enviou em um loop.” Se você acabar em uma situação semelhante, tente o seguinte: peça a um aluno pretendido para fazer o curso enquanto você observa por cima do ombro ou via compartilhamento de tela. Você ficará surpreso com os pequenos soluços que surgem quando outra pessoa está navegando no curso.


4. O gerenciamento de arquivos é a chave para o sucesso a longo prazo


Todas as organizações têm mudanças de processo, portanto, serão necessárias atualizações. Se você não tiver acesso aos arquivos originais do curso de e-Learning, você está de volta à estaca zero. Quando um membro da minha equipe saiu de licença maternidade, pediram-me para corrigir uma pergunta do questionário. Fácil — se eu tivesse o arquivo. Estava na área de trabalho do membro da minha equipe e eu não tinha como obtê-lo. Eu tive que reconstruir completamente o curso para corrigir uma única pergunta do questionário. Armazene arquivos em um local acessível e central.


5. Conhecimento em ferramentas de autoria não é suficiente


Os participantes das minhas aulas de ferramentas de autoria saem com confiança porque podem usar variáveis ​​e marcadores, adicionar animações e gatilhos e criar questionários com facilidade. No entanto, eles podem não ter dominado a arte do design . O que sua organização deseja que o aluno seja capaz de fazer ao final do curso de e-Learning? Normalmente, não é "surpreender com quantos recursos interativos o desenvolvedor conseguiu executar na ferramenta de autoria". Use o design para expandir a experiência de aprendizado, não para distraí-la.


Conclusão


Faça com que seus alunos remotos pratiquem com você em tempo real. Faça uma simulação de tela com um modo de teste e faça com que eles executem as etapas. E não crie um questionário complicado sobre algo como o processo de co-assinar um documento. Esse teste de memória não é o que eles vão acabar fazendo no trabalho! Esperamos que essas dicas o ajudem a projetar e desenvolver programas de e-Learning assíncronos mais bem-sucedidos.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #corporativo #corporativos #projetocorporativo #elearning #learning #mbalearning #videocorporativo #ensinocorporativo #treinamentocorporativo #rh #recursoshumanos #treinamentoedesenvolvimento #ted #treinamentoscorporativos #gestaodepessoas #cursosonline #cursoonline #treinamentodepessoal #treinador #treinadores #treinadora #coach #coacheducacional #coachcorporativo #analistated #analistadho #dho #universidadecorporativa #universidadescorporativas #ead #online #virtual #ensinovirtual #plataformaseducacionais #lms #plataformaeducacional #ava #moodle #ferramentasdeautoria #ferramentadeautoria #autoria #gamificação #gamificacao #microlearning #storytelling #ux #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead

Comentarios


bottom of page