top of page

5 Habilidades Essenciais de Treinamento de Liderança


O treinamento de liderança é fundamental nestes tempos em que as organizações precisam navegar por águas turbulentas devido a condições globais inesperadas.


Quais são as características essenciais de um líder?


As empresas precisam de líderes para fornecer a motivação adequada aos funcionários. Mas pode ser difícil quando eles querem promover alguém de dentro para esta posição. Os gerentes podem ter a noção errada de que alguém com alta inteligência pode ser um bom líder. Eles podem ter ideias erradas sobre o calibre de um líder. O líder certo para a organização deve ter um certo nível de energia. O líder deve saber estimular e encorajar os outros para seus papéis.


A pessoa certa deve, de fato, ser selecionada para o papel de liderança porque nem tudo pode ser ensinado no treinamento de liderança. É difícil encontrar as características de um líder em uma pessoa porque ela deve ter a combinação perfeita de competências e habilidades. A alta administração deve tentar reconhecer essas qualidades e saber o que procurar para verificar se o candidato escolhido as possui. Mas um funcionário que tem potencial hoje pode se tornar um líder amanhã com base nas circunstâncias do futuro?


Fala melhor


O potencial de liderança deve estar presente em qualquer funcionário antes de ser escolhido para tal treinamento. Esse potencial mostra se as pessoas serão úteis como líderes. Os gerentes geralmente veem um bom funcionário como tendo potencial para ser um líder. Os líderes são mais pessoas do que qualquer outra pessoa. Quando algo errado acontece, é provável que eles compartilhem o problema em vez de bater um papo por telefone. É por isso que é melhor recrutar como líderes aquelas pessoas que querem conversar com a equipe em uma situação problemática.


Sentindo-se entusiasmado o tempo todo


Um bom líder deve estar entusiasmado com seu papel e disposto a aprender mais quando necessário. Quando um líder está sempre disposto a aprender, ele traz algo novo para a organização. Quando um líder é positivo, eles também despertam positividade ao seu redor. Um líder de sucesso está sempre aberto à comunicação . Eles têm o que é preciso para ser um bom ouvinte. Em relação ao treinamento de liderança, a alta administração pode começar garantindo que essas pessoas tenham comando e controle por algum tempo. Quando eles tiverem o papel de comando, observe como eles estão se saindo, porque se eles forem bons, eles podem ser inscritos no treinamento de liderança. Eles provarão ser ativos para a empresa em tais funções.


Lidar com suas próprias falhas e as dos outros


A maior parte da jornada de aprendizado de qualquer funcionário corporativo é lidar com o fracasso. Um líder também sabe quando cometeu erros e como aceitá-los. Eles podem falhar muitas vezes, mas nunca devem desistir. Quem começa a desistir porque falhou não é material de liderança. Mesmo que se tornem líderes no futuro, é provável que culpem outra pessoa por seus fracassos ou não sejam capazes de seguir em frente. Além disso, eles não serão capazes de perdoar um funcionário por seu fracasso e é por isso que não terão sucesso como líderes. Os líderes não devem culpar os funcionários por tudo. Quando os funcionários confiam a eles sobre suas falhas , eles devem garantir que saibam como tais problemas podem ser evitados no futuro.


Trabalhar em equipe


Bons líderes sempre são cautelosos sobre o que querem que os outros façam por eles. Eles nem sempre querem estar no centro das atenções, mas querem que os outros também estejam. Um líder garante que os outros recebam crédito quando é devido. É importante para um líder ser alguém que trabalha duro para garantir a colaboração de sua equipe, em vez de trabalhar duro e fazer todas as tarefas. Os líderes demonstram empatia com os outros quando necessário, porque isso só pode fazer com que estes dêem o melhor de si, apesar das deficiências.


Ouça os sinais


Quando o ambiente mundial muda continuamente, é melhor ter líderes que saibam tomar boas decisões. Os líderes devem saber como se envolver com os outros e ouvi-los antes de decidir. Os líderes precisam ser proativos em tais situações e ler o que está escrito na parede. Todo líder deve saber que não é uma pessoa onisciente e não tem a solução para todos os desafios. Mas isso não significa que um líder não deva consultar os outros e tomar uma decisão rápida.


Um líder nunca perde a moral e ajuda os outros a manter a calma mesmo em situações complicadas. O treinamento de liderança não pode prepará-los para esse tipo de capacidade. Portanto, o líder deve estar disposto a receber feedback dos outros também e dar-lhes reconhecimento quando necessário. Se um líder é imprudente ao tomar decisões e não ouve os outros por causa da popularidade, ele não tem as características de um líder. No futuro, eles podem impor suas decisões à equipe sem saber que o tiro pode sair pela culatra. A organização tem que sofrer por isso e pagar o preço pelo ego desse líder.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page