top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Segredos que Manterão os Alunos On-Line Envolvidos


É fácil pensar que a aquisição de clientes é a principal métrica para determinar o sucesso do curso on-line, mas sem os alunos engajados, mais vendas não significam nada. Depois de conquistar os alunos, a chave para acelerar os lucros dos cursos on-line é envolvê-los e retê-los.


Pense nisso. Se você manter os alunos envolvidos, é provável que eles concluam o curso. E se concluírem o curso, terão muito mais chances de alcançar os objetivos desejados. Isso aumenta a probabilidade de que eles comprem mais dos seus cursos no futuro e os recomendem para outras pessoas. Como conseqüência natural, seus lucros aumentarão!


Poucas pessoas terminam os cursos que começam. E não é que sejam pessoas más ou que não tenham objetivos obrigatórios. É que em algum lugar ao longo do caminho eles ficam ocupados, eles esquecem ou simplesmente perdem a motivação. Não há "recompensa" suficiente para mantê-los funcionando.


Neste artigo, revelaremos 5 segredos para manter seus alunos envolvidos e voltando para mais cursos:


Você precisa perceber que os alunos on-line enfrentam muitas distrações e muitas vezes não têm muito tempo. Isso significa que, se você ainda estiver oferecendo cursos baseados em texto, precisará alterar isso o mais rápido possível.


Vivemos no século 21 e as pessoas estão esperando cursos baseados em vídeo que sejam totalmente responsivos em todos os dispositivos. Cada lição precisa incluir áudio despojado, uma transcrição da lição e pastas de trabalho e listas de verificação, caso eles tornem o material mais fácil de entender.


Quando você oferece esses tipos variados de materiais de aprendizagem, é mais provável que você mantenha os alunos envolvidos. Aprendizes visuais serão atraídos pelos vídeos, enquanto alunos audíveis ficarão felizes em ver versões de áudio dos seus cursos. Oferecer vários tipos de conteúdo também aumenta o valor percebido do curso e leva a uma maior taxa de satisfação no final. Quando seus alunos estiverem felizes, você receberá um feedback de alta qualidade.


Outro segredo para estimular o engajamento dos alunos é tornar o curso interativo. Mesmo que seus cursos sejam curtos e autodirecionados, eles não devem ser baseados em comunicação unidirecional.


Os alunos devem se sentir apoiados e receber feedback sobre seu trabalho. Mesmo que eles possam fazer o curso no seu próprio ritmo, você deve agendar alguns eventos em tempo real onde todos possam discutir o material.


Ofereça oportunidades para discussões individuais com um coach ou conversa de um para muitos com um tutor e outros participantes discutindo cada lição em um fórum ativo. Criar uma comunidade vibrante mantém os alunos envolvidos!


Algumas das coisas que você pode fazer para melhorar a comunicação entre instrutor e aluno incluem:


>> Usando o sistema de notificação no seu Learning Management System para enviar lembretes e mensagens

>> Facilitando discussões com ferramentas de discussão integradas ou opções de terceiros.


As pessoas fazem o seu curso para obter um resultado, por isso você deve fornecer apenas as informações necessárias para ajudá-las a alcançar esse resultado.


Você pode se sentir inseguro quanto ao fornecimento de um conteúdo "menor" e o preço que está cobrando, mas os alunos não precisam que você exagere em excesso. Quando eles veem telas e telas de conteúdo em cada módulo, eles podem nem tentar passar por isso.


No mínimo, separe os conceitos que eles devem conhecer daqueles que são opcionais e certifique-se de tornar cada seção clara. Em última análise, você deve incluir apenas o conteúdo que os alunos realmente precisam saber. Você também deve fornecer um esboço do curso ou outro método de orientá-los através do conteúdo.


Uma regra simples é nunca tentar ensinar tudo o que você sabe em um curso!

Lembre-se, você quer que os alunos voltem para mais, então mantenha cada curso curto e focado em um tópico específico. Além disso, divida os cursos longos em vários “módulos” menores que proporcionam aos alunos um senso de progresso quando concluem um marco (ou seja, parte do curso). A eficácia dessa abordagem é apoiada por um fenômeno psicológico conhecido como efeito Zeigarnik. Esse efeito indica que as pessoas têm mais probabilidade de lembrar de tarefas que estão em andamento do que aquelas que foram concluídas. O efeito Zeigarnik também indica que é mais provável que as pessoas queiram concluir uma tarefa depois de a terem iniciado. Isso significa que quando você separa seu curso em pequenos pedaços, isso dá motivação aos alunos para completar todas as seções depois de começarem.


Entregar a quantidade certa de conteúdo não é o fim do processo. Designers de cursos muitas vezes negligenciam o final do curso, mas, como acontece com outros tipos de interações digitais, os finais são importantes.


Pense nisso. Quando você chega ao final de uma postagem no blog, vê links para artigos relacionados. Quando você chegar ao final de um vídeo do YouTube, será incentivado a se inscrever no canal ou assistir a vídeos adicionais. Você pode até obter um código de desconto no final de uma experiência de compra. Os finais encorajam você a ampliar sua experiência de alguma forma. Em contraste, o clickbait e as frustrantes Experiências do usuário afastam os alunos.


Quando se trata de criação de cursos on-line, grandes finais podem ajudar a construir o engajamento dos alunos. Forneça uma frase de chamariz que indique claramente o que você deseja que os alunos façam a seguir.


Voce deveria considerar:


>> Oferecendo cursos adicionais

Alguns alunos vão querer aprender ainda mais com você, então o final do curso é o momento perfeito para vender outros cursos. Mostre a eles que é natural que eles façam o próximo curso. Nem todo mundo vai se interessar, mas tentar vender mais ou fazer venda cruzada pode aumentar o gasto médio por pessoa, uma vez que você promete valor.


>> Convidar os alunos a ingressar em um grupo privado do Facebook e / ou grupo de clientes desde o início do curso

Um grupo exclusivo pode ser usado para os alunos postarem links e informações relacionadas ao conteúdo do curso. Isso proporciona uma oportunidade de participar de discussões em andamento e apoiar um ao outro. Blogs ou outros fóruns on-line também podem ser úteis.


>> Pedindo feedback sobre o curso

Você não deve esperar até o final do curso para fazer isso, mas você definitivamente deve fazê-lo então. Se os alunos souberem que você considerará as opiniões deles, é mais provável que eles se envolvam com você. Você pode conduzir pesquisas, hospedar grupos focais, compartilhar... Você não apenas envolve os participantes desse curso específico, mas também pode aprender a melhor atender às necessidades dos futuros alunos.


A gamificação é uma técnica que você pode usar para envolver os alunos nas atividades do curso e incentivá-los a aprender o material. Como o nome sugere, você precisará incluir elementos que são populares no design do jogo. Eles tornam as lições divertidas e oferecem incentivos para o preenchimento de cada módulo. Um exemplo simples é gamificar seus questionários incluindo recompensas ou pontos para cada resposta correta. Crachás digitais e outras recompensas podem ajudar a motivar os alunos a continuar com as partes desafiadoras do curso.


Existem 4 tipos principais de conquistas para os quais você pode criar recompensas:


1) Atividade

Você pode recompensar os alunos por fazer login, fazer perguntas, responder perguntas ou tipos similares de atividade dentro da plataforma.


2) Realizações

Você pode oferecer recompensas quando os alunos atingirem objetivos específicos, como passar em um teste ou concluir uma tarefa. Você também pode reconhecer quando os alunos se saem melhor do que antes. Isso ajuda a aumentar o interesse e aumentar a motivação.


3) Cronometragem

O maior desafio para a conclusão do curso é quando os alunos param de fazer o login. Recompensas de tempo incentivam os alunos a continuarem se movimentando durante o curso, pois recebem recompensas por fazer login ou alcançar partes cruciais do treinamento.


4) Sucesso

Essas recompensas são emitidas quando os alunos atingem um marco específico. Pode estar terminando o curso, obtendo resultados com base no que eles aprendem ou marcando notas completas em um teste. Mesmo pequenas vitórias devem ser recompensadas.


Para incorporar recompensas em seu curso, você precisa:


>> Analise o fluxo do seu curso da perspectiva do aluno.

>> Quebre o curso em pequenos marcos.

>> Antecipe onde os alunos podem perder a energia, ficar entediado ou perder a motivação e criar uma conquista para impulsioná-los nesse estágio.

>> Crie sua recompensa para reforçar não apenas a compreensão do conteúdo, mas também para estimular a velocidade, o engajamento e o momento.


Se você deseja oferecer um curso on-line bem-sucedido e manter os alunos voltando, você precisa manter esses segredos em mente! Eles são fáceis de implementar e resultarão em lucros maiores.


Pense na última vez que você esteve envolvido durante uma experiência de aprendizado - por que você estava envolvido? Aposto que era porque era divertido, interativo e tinha a quantidade certa de conteúdo! Se você acha que já está fazendo todas essas coisas, ótimo, mas não fique lá ... sempre monitore o comportamento dos alunos, saiba onde as pessoas estão ficando presas, obtenha feedback e otimize.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page