top of page

6 Principais Dicas Para Usar PDFs Interativos no E-Learning



Todos sabemos que os PDFs nos permitem compartilhar dados importantes que não podem ser editados inadvertidamente. Existe alguma maneira de tornar esses documentos estáticos atraentes para o e-Learning?


Como usar PDFs interativos no e-Learning

Como você incorpora PDFs interativos no e-Learning para aumentar a imersão e o engajamento? O ponto principal de um PDF é que ele não pode ser alterado. Isso o torna útil para faturas e contratos, porque você não pode ajustar cláusulas ou números. No entanto, o outro benefício importante dos PDFs é o tamanho. Você pode passar informações detalhadas em um arquivo minúsculo. Ainda assim, à medida que a comunicação online evoluiu, passamos a preferir formatos dinâmicos aos estáticos. A interação direta melhora a recuperação e a retenção do conhecimento. Em vez de reinventar a roda, parece útil ajustar as opções existentes. Você pode usar o software de e-Learning para aprimorar seu PDF. Aqui estão 6 dicas importantes para usar PDFs interativos no e-Learning .

6 dicas criativas para usar PDFs no eLearning

1. Mova-se

PDF, caso você não saiba, significa Portable Document Format. Ele compacta milhares de páginas em alguns MBs, permitindo que você anexe e-mails, aplicativos de mensagens ou páginas da web. Para visualizar um PDF, você precisa de um aplicativo de leitura de PDF, como o Adobe Reader. Você também pode usar um navegador da Web que tenha um leitor embutido. Esses navegadores abrirão seu PDF como uma nova guia. Usando o software de e-Learning ou um aplicativo da Web ao vivo, você pode adicionar um vídeo ao seu PDF. É mais fácil incorporar um vídeo existente de um aplicativo de compartilhamento como o YouTube. Para visualizar o vídeo, seu PDF terá que ser aberto enquanto seu aluno online estiver conectado à internet.

2. Adicione botões irresistíveis

Ao usar um eReader como Kindle ou Nook, você pode procurar palavras no dicionário. Este pode ser um glossário pré-carregado em seu dispositivo ou um ao vivo da rede. Ao pressionar longamente a palavra, uma janela de dicionário aparece. Ou você pode ser redirecionado para um site de dicionário confiável. Da mesma forma, você pode incorporar botões que vinculam seu leitor a apêndices, lojas online, bibliotecas ou livros de referência. Os botões também podem ser usados ​​para navegação. Você pode incorporar setas ou hambúrgueres para ampliar as opções do seu aluno online. Isso é especialmente útil para dispositivos de tela sensível ao toque que podem não ter teclados analógicos. Às vezes, as setas são melhores do que deslizar o dedo, especialmente para ler um livro. Os PDFs no e-Learning devem incluir ícones de mídia social para tornar a experiência mais envolvente e adicionar interatividade social.

3. Incorpore uma trilha sonora de e-Learning

PDFs em e-Learning que falam e cantam podem ser muito úteis. Se estiver estudando em trânsito, por exemplo, você pode reproduzir arquivos de áudio. Você pode incluir clipes de áudio para estudos de caso ou gravar uma narração para partes significativas de seu material de aprendizado. Você pode até ter uma leitura de voz para todo o documento. Os alunos on-line podem silenciá-lo à vontade ou clicar em uma versão traduzida. Isso é ideal para alunos on-line com necessidades especiais, como aqueles com deficiência visual. As referências de dicionário podem ter avisos de áudio para que os alunos on-line saibam a pronúncia correta. Outro truque interessante é incluir sons de fundo do ambiente. Os alunos on-line usam isso enquanto leem para acalmá-los e mantê-los focados. É semelhante a tocar música enquanto estudamos ou trabalhamos.

4. Inicie um álbum

Sempre adicionamos imagens para dividir pedaços de texto, mas os PDFs no e-Learning têm a vantagem adicional de galerias de imagens roláveis. As imagens serão carregadas em camadas, para que um leitor possa passar por elas sem tornar o documento significativamente mais pesado. As fotos podem ser legendadas e conectadas a clipes de áudio. Você pode programá-los para ficarem planos, pop-up ou solicitar formatos de tela inteira. Todas essas opções atraem o aluno on-line e são muito mais imersivas do que ler palavras simples na tela.

5. Vincule-o

Os hiperlinks não servem apenas para acessar a web. Eles são uma boa maneira de navegar pelos livros didáticos de e-Learning. Os hiperlinks podem conectar os alunos on-line ao apêndice, glossário ou materiais de referência em módulos posteriores ou anteriores. Você também pode redirecionar um aluno online da página de conteúdo para a unidade ou página relevante. Alguns links requerem acesso à web ao vivo, enquanto outros podem funcionar offline . Para links para outras partes do seu documento, mantenha-os autocontidos. Isso permite que os alunos on-line trabalhem mesmo que não tenham acesso a dados. Tanto quanto possível, mantenha os links internos, anexando referências como parte do seu curso de e-Learning. Assim, os alunos on-line obtêm uma experiência mais flexível e conveniente, pois não precisam se preocupar com pacotes de dados e Wi-Fi.

6. Volte ao básico

Não adicione botões que chamam a atenção, galerias de fotos e outras multimídias imersivas apenas por causa do apelo visual. Cada elemento que você incluir deve apoiar os objetivos e resultados de aprendizagem. Componentes de design irrelevantes podem contribuir para a sobrecarga cognitiva e distrair os alunos on-line do assunto. Por exemplo, imagens que geram polêmica ou melhoram a estética podem gerar discussão no grupo, mas não falarão sobre o curso de e-Learning. Em alguns casos, é melhor usar elementos interativos mais sutis que se misturam ao plano de fundo, como gráficos que destacam estatísticas notáveis ​​ou músicas que definem o tom sem que os alunos on-line percebam. O objetivo é criar uma experiência de aprendizado mais imersiva que ofereça mais valor ao aluno online. Para não deslumbrá-los com mídia exagerada.

Conclusão

PDFs em e-Learning não precisam ser simples e chatos. Eles ainda podem ser portáteis e fáceis de compartilhar, mas ao torná-los interativos, você envolve mais os alunos on-line. Você os ajuda a lembrar mais do que aprenderam. Inclua dicas visuais, conteúdo de vídeo e áudio, hiperlinks e referências internas. Todos eles tornam o curso de e-Learning mais fácil de navegar, mais divertido e, portanto, mais provável de ser um sucesso. Quando os alunos online aproveitam a experiência de e-Learning, eles retêm mais e a aplicam em suas vidas cotidianas.

Os PDFs interativos e outros materiais de treinamento acessíveis offline valem o investimento? Eles são se você escolher a ferramenta de autoria certa que permite redirecionar o conteúdo existente. Use nosso diretório online exclusivo para encontrar software de autoria com ativos integrados e conversão de conteúdo legado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #corporativo #corporativos #projetocorporativo #elearning #learning #mbalearning #videocorporativo #ensinocorporativo #treinamentocorporativo #rh #recursoshumanos #treinamentoedesenvolvimento #ted #treinamentoscorporativos #gestaodepessoas #cursosonline #cursoonline #treinamentodepessoal #treinador #treinadores #treinadora #coach #coacheducacional #coachcorporativo #analistated #analistadho #dho #universidadecorporativa #universidadescorporativas #ead #online #virtual #ensinovirtual #plataformaseducacionais #lms #plataformaeducacional #ava #moodle #ferramentasdeautoria #ferramentadeautoria #autoria #gamificação #gamificacao #microlearning #storytelling #ux #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead



Comments


bottom of page