Ao iniciarmos 2020 com nova empolgação e vigor, também é hora de planejar o futuro e analisar o que o ano nos reserva para o treinamento e desenvolvimento corporativos (T&D). Com as tendências de aprendizado no local de trabalho adotando a tecnologia em uma escala maior, uma coisa que podemos dizer com certeza é que as tecnologias emergentes estão transformando o mundo do trabalho, e as empresas precisam repensar sua abordagem em relação ao T&D.
Vamos explorar as 6 principais tecnologias que as organizações podem usar para reforçar suas iniciativas de T&D em 2020:
De acordo com o Gartner, os robôs de IA devem alimentar 85% das interações de atendimento ao cliente até 2020, enquanto 20% do conteúdo de negócios (treinamento) deve ser criado pela IA. A disponibilidade de análises ilimitadas de dados para extrair insights acionáveis permitiu que as organizações globais alavancassem a IA e facilitassem o enorme impacto em T&D. Hoje, a IA está ajudando designers instrucionais a oferecer treinamento aos funcionários de mais maneiras do que se pensava possível. A IA é capaz de ajudar a personalizar o conteúdo do treinamento para atender às necessidades dos alunos por meio de recomendações de conteúdo baseadas em dados, padrões de aprendizado (mapeados), estilo e comportamento, aprendizado baseado em funções, juntamente com conteúdo de aprendizado de geração automática em tempo real. O aprendizado adaptável / personalizado habilitado para IA também pode ajudar bastante na transformação do envolvimento dos funcionários. No entanto, acredita-se que a IA ainda esteja em seu estágio de desenvolvimento no treinamento corporativo, com ferramentas e soluções para muitos serviços e negócios ainda indisponíveis. Seja como for, as empresas globais de tecnologia estão se esforçando para adotar plataformas que podem ser usadas para criar soluções de IA. Os dados, no entanto, continuam sendo a principal prioridade e sua análise em termos de adoção da IA.
2. Geofencing
Falando sobre a aprendizagem do fluxo de trabalho, a geofencing surgiu como uma tendência importante no treinamento de funcionários corporativos. Então, o que é geofencing? Principalmente usada em marketing e varejo, uma cerca geográfica pode ser definida como uma linha de fronteira (eletrônica) gravada em torno de uma zona ou área específica que as organizações usam para rastrear o movimento de sua base de clientes-alvo (na zona definida) para enviar ofertas e / ou cupons. Embora a geofencing possa ter começado como um truque de marketing, pode ser uma verdadeira virada no T&D corporativo. Portanto, em termos de aprendizado no local de trabalho, as organizações podem usar a tecnologia de cercas geográficas para oferecer treinamento no local de trabalho para os funcionários em seus smartphones ou outros dispositivos sempre que estiverem em um local de trabalho específico ou em campo.
Conseguir ou, mais importante, mostrar o ROI de treinamento incomodou os profissionais de T&D por muito tempo, porque não é fácil vincular o treinamento dos funcionários ao ROI. Quase 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados todos os dias, mas os dados não geram muito valor até serem organizados e analisados. É aí que entra a análise. Está se tornando rapidamente um item indispensável para todos os setores. Uma das indústrias em que a análise está rapidamente fazendo uma enorme diferença é a indústria da aprendizagem, onde os dados "brutos" ou "grandes" coletados das atividades, performances e conclusões dos alunos são refinados e analisados pelos profissionais de treinamento e desenvolvimento para obter insights acionáveis. Como qualquer outra função de uma organização, o T&D existe para desenvolver as habilidades dos funcionários para reforçar o desempenho organizacional e o crescimento dos negócios.
Os profissionais de tecnologia da aprendizagem também viram um grande impulso nos últimos anos na aprendizagem autodirigida. As organizações voltadas para o futuro já estão na frente aplicando uma abordagem centrada no aluno. De acordo com o Towards Maturity, quase 19% dos alunos estão aproveitando as ferramentas de curadoria, e esse espaço deverá testemunhar uma alta taxa de crescimento (entre 90% a 190% até 2020).
Um LXP é uma versão avançada, mais intuitiva e flexível de um LMS, projetada para impulsionar o engajamento na aprendizagem através da fácil descoberta de conteúdo (relevante e recomendado). Embora o LMS ainda seja amplamente aceito como a solução ideal para oferecer treinamento aos funcionários, a LXP oferece uma experiência nova e mais conveniente para os alunos de hoje, que esperam ambientes de aprendizado simples e envolventes. Uma LXP fornece uma abordagem de aprendizado cada vez mais autodirecionada, com curadoria de conteúdo, recomendação de habilidades e desenvolvimento de jornadas de aprendizado, entre outros.
A realidade virtual e a realidade aumentada (RV / RA) no treinamento de funcionários corporativos estão em ascensão e prometem ser uma solução verdadeiramente holística para todo e qualquer setor. A RV / RA existe há um bom tempo e sua adoção no treinamento organizacional foi limitada a certos setores específicos, como aviação (treinamento de pilotos), manufatura (simulações, testes), militares etc. Mas hoje, a RV está lentamente encontrando estradas para mais indústrias na forma de simulações envolventes e eficazes para executar uma habilidade antes de aplicá-la no trabalho. Da mesma forma, a RA oferece vários benefícios, desde as interações com os clientes até a assistência médica, permitindo que a força de trabalho teste habilidades críticas com o menor risco.
As organizações em todo o mundo recorrem à T&D quando confrontadas com os principais desafios de negócios que justificam a requalificação instantânea dos funcionários. Como resultado, os designers instrucionais precisam de uma solução instantânea que possa rapidamente iniciar o treinamento de seus funcionários. Nesses cenários, muitas vezes não têm tempo ou recursos para desenvolver conteúdo personalizado, e uma biblioteca de conteúdo on-line se torna seu recurso principal. Uma biblioteca de conteúdo on-line oferece diversos benefícios, variando de cursos prontos para uso sobre diversos tópicos, incluindo habilidades de gerenciamento, tecnologia da informação, vendas e marketing, finanças e muito mais. Com as organizações dispostas a gastar milhões de dólares em capacitação de funcionários em 2020 para alcançar uma força de trabalho pronta para o futuro, as bibliotecas de conteúdo on-line oferecem uma solução instantânea e econômica com ótimo ROI de aprendizado.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #design #conteúdosead #produçãodeconteudos
Yorumlar