top of page

7 Erros de Storyboard de E-Learning que Retardam o Desenvolvimento de Treinamento On-line



Os storyboards de eLearning garantem que todos estejam na mesma página e mantenham a continuidade do curso de treinamento online. Mas e se o seu conselho acabar desacelerando a equipe em vez de acelerar o processo de desenvolvimento do treinamento online?


Erros a evitar em storyboards de e-Learning

Um storyboard de e-Learning fala por si. Um Designer Instrucional pode dar uma olhada nele e saber imediatamente o que se pretende e como atingir os objetivos de aprendizagem. Mesmo que nunca tenham falado com os colaboradores ou explorado o assunto antes. Visuais, marcadores de posição e notas cuidadosamente elaboradas orientam seu caminho. Por outro lado, um storyboard de e-Learning mal executado tem o efeito oposto. Os IDs ficam se perguntando sobre os resultados desejados e temas abrangentes. Eles devem determinar se o SME "significava" isso ou "assumia" aquilo. Quais erros você deve evitar para dar à sua equipe de e-Learning uma vantagem em vez de retardar seu progresso?

7 erros de storyboard de e-Learning para evitar

1. Não usar um modelo de e-Learning

Os modelos de e-Learning existem para economizar tempo e reduzir custos. Você pode usar o mesmo layout para cada curso de treinamento online para manter a consistência. O segredo é dar uma nova aparência a cada projeto de e-Learning para que sua estética não fique obsoleta. Tenha em mente que o storyboard de e-Learning serve como inspiração criativa para a equipe. Assim, deve sempre refletir o assunto e o tom geral do design do curso de treinamento online. Procure modelos fáceis de personalizar e combinar com suas ferramentas de autoria de e-Learning atuais.

2. Desordenando todas as telas

Este não é o momento de incluir o máximo possível em cada seção do storyboard de e-Learning. Cada elemento que você inclui no quadro acaba na tela. E telas desordenadas causam sobrecarga cognitiva . No mínimo, sua equipe terá mais uma coisa para adicionar à sua lista de tarefas, que é selecionar o conteúdo do storyboard de e-Learning quando eles devem mergulhar no processo de desenvolvimento de e-Learning. Isso requer tempo, recursos e estresse extras, o que retarda todo o projeto de e-Learning. A organização pode ser catártica porque você precisa se livrar do conteúdo de e-Learning que já criou – e ao qual se apegou. Mas é tudo para um bem maior, pois os storyboards de e-Learning simplificados evitam atrasos no lançamento do curso de treinamento on-line e melhoram seu ROI.

3. Não incluindo espaços reservados suficientes

Não há sentido em ser mesquinho com os espaços reservados do storyboard de e-Learning. Sua equipe de desenvolvimento de treinamento on-line sempre pode remover espaços reservados extras conforme acharem melhor. Por exemplo, eles percebem que o vídeo de demonstração no final do primeiro módulo é irrelevante, pois a simulação de tarefas e o tutorial cobrem os mesmos tópicos. É muito mais fácil para eles omitir o conteúdo de e-Learning do que criar novas atividades/recursos de eLearning que estão faltando no storyboard de e-Learning. Em outras palavras, não os deixe passar fome por causa da escolha.

4. Negligenciando Notas Importantes do Desenvolvedor

Você pode não ter a chance de se reunir com seus desenvolvedores individualmente antes do projeto. Mesmo se você fizer isso, eles provavelmente não se lembrarão de tudo o que foi dito durante a reunião. Eles têm muito em mente e estão prontos para começar o design do curso de e-Learning. Como tal, você precisa incorporar notas para os desenvolvedores no storyboard de e-Learning, como pequenos lembretes de quais imagens ou blocos de texto eles precisam incluir e por quê. Não se esqueça dos detalhes finos. Como o tamanho das imagens ou notas de edição de vídeo. Por exemplo, eles devem remover a última parte do vídeo de demonstração porque menciona ferramentas de e-Learning JIT desatualizadas.

5. Esquecer os usuários móveis

Os funcionários modernos esperam ferramentas de treinamento on-line que vão aonde eles vão. Você deve criar um storyboard de treinamento online que se adapte a todas as telas. Obviamente, isso geralmente está sob a alçada do LMS responsivo durante o processo real de desenvolvimento do e-Learning. Mas lembre-se de que o quadro é um roteiro para seus designers. Botões, links e fontes precisam ser grandes o suficiente para serem lidos, mas não tão grandes que ocupem toda a tela do celular. A mesma regra se aplica a todos os aspectos do design do seu curso de e-Learning. Você pode até precisar criar um storyboard de e-Learning separado para aprendizado móvel ou incluir notas de redimensionamento/otimização nas margens.

6. Incluindo muito texto ou narração

Você não precisa incluir tantas informações que seu storyboard de e-Learning pareça mais um romance do que um esboço conciso. Tente evitar paredes de texto ou longas narrações que sobrecarregam os alunos online . Divida as coisas com recursos visuais para tornar o curso mais gerenciável e facilmente consumível. Uma abundância de texto e narração em storyboards de e-Learning também retarda o desenvolvimento do treinamento online, pois sua equipe de e-Learning deve condensar as informações para reduzir o tempo de espera após o curso. Portanto, alivie a carga e apare blocos de texto e narrações no estágio de storyboard de e-Learning.

7. Dando ênfase à estética em vez do assunto

Seu storyboard de treinamento online é uma obra-prima artística. Quem precisa de Rembrandt e Van Gogh rebocando as paredes quando podem mostrar sua prancha inspiradora? Mas o objetivo do storyboard de e-Learning não é mostrar suas habilidades criativas. É transmitir o assunto de uma maneira que seja fácil para os alunos on-line entenderem, bem como fornecer à sua equipe de desenvolvimento diretrizes que eles podem seguir para implementar sua visão — e a deles. Não deixe que a estética supere as principais conclusões. Certifique-se de que tudo tenha um lugar e um propósito em seu design de e-Learning. E que cada imagem, atividade e bloco de texto suportam os resultados desejados. Você não deve incluir um gráfico simplesmente porque parece bom, especialmente se outros elementos merecem o lugar. Há muito espaço no storyboard de treinamento online.

Conclusão

Um storyboard de e-Learning eficaz deve servir como um guia para sua equipe de desenvolvimento de treinamento online. Eles podem consultar o plano mestre ao longo do projeto para permanecer no caminho certo e manter o curso de treinamento on-line coeso. Mas esses erros comuns só causam confusão e possivelmente até conflitos entre seus colaboradores de e-Learning. Portanto, organize, inclua espaços reservados e não se esqueça dos alunos corporativos que estão em movimento. Você também deve garantir que seu storyboard de e-Learning seja mais sobre substância do que estilo. IDI Instituto de Desenho Instrucional


#aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #corporativo #corporativos #projetocorporativo #elearning #learning #mbalearning #videocorporativo #ensinocorporativo #treinamentocorporativo #rh #recursoshumanos #treinamentoedesenvolvimento #ted #treinamentoscorporativos #gestaodepessoas #cursosonline #cursoonline #treinamentodepessoal #treinador #treinadores #treinadora #coach #coacheducacional #coachcorporativo #analistated #analistadho #dho #universidadecorporativa #universidadescorporativas #ead #online #virtual #ensinovirtual #plataformaseducacionais #lms #plataformaeducacional #ava #moodle #ferramentasdeautoria #ferramentadeautoria #autoria #gamificação #gamificacao #microlearning #storytelling #ux #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead

Comments


bottom of page