top of page
Foto do escritorInstituto DI

7 Etapas para Testar Ferramentas de Autoria


Você está procurando sua próxima ferramenta de autoria? Veja como você pode testar antes de escolher qual a ferramenta mais adequada para você criar cursos on-line para sua organização:

Antes de sair para o seu primeiro test drive da ferramenta de autoria, verifique se você sabe o que está testando. O tipo de conteúdo que você deseja criar terá uma enorme influência sobre os recursos necessários para testar. Você precisa implementar vídeos? Cenários complexos de ramificação? Faça uma lista de todos os recursos que você espera encontrar na ferramenta de autoria.


2. Teste a instalação em várias máquinas

Pode ser tentador fazer um test-drive em uma única máquina. Mas reserve um tempo para instalar a ferramenta em mais de um dispositivo para ter uma idéia melhor de como o processo normalmente será. Se você estiver tentando uma solução baseada na nuvem, pode ser um processo rápido que não requer instalação, mas teste o desempenho em sistemas operacionais diferentes e dispositivos móveis.


Um percurso mínimo viável é o esqueleto básico do seu percurso, sem todos os conteúdos e atividades. A criação de um curso mínimo viável permitirá que você teste rapidamente sua ferramenta para ver se ela atende às suas necessidades.


Com que facilidade você pode localizar e usar todas as suas ferramentas?

Facilidade de uso é a chave para um processo vencedor de criação de eLearning. Sua ferramenta é intuitiva o suficiente para descobrir as ferramentas por conta própria ou você precisa consultar constantemente o tutorial? Existe alguma documentação em primeiro lugar? Obviamente, qualquer ferramenta que você use por muito tempo ficará mais fácil de usar com o tempo. Mas você precisa entender a facilidade de uso dos novos autores para entender com que rapidez você pode obter novos membros da equipe. Se a facilidade de uso não estiver presente, você estará constantemente travando uma batalha difícil para criar seu conteúdo.


Com que rapidez você pode criar seu curso?

Um curso mínimo viável será o tipo de curso mais rápido e fácil de criar. Isso significa que o tempo necessário para você e sua equipe criá-lo durante o test-drive será um bom indicador da quantidade mínima de tempo que você gastará em cursos no futuro, se você escolher esta ferramenta a longo prazo. Registre quantas horas você gasta criando o curso e veja como ele se comporta às necessidades da sua organização.


Como a ferramenta mantém sua lista de necessidades?

A ferramenta de criação de autoria foi capaz de apoiar a criação do seu curso mínimo viável? Caso contrário, é hora de procurar outro lugar.


Por outro lado, se ele suportar o seu curso mínimo viável, comece a adicionar camadas ao seu curso com base na lista de necessidades que você criou. Os requisitos mínimos são uma coisa, mas você deseja que sua ferramenta lhe permita criar o conteúdo de eLearning que trará valor máximo à sua organização.


Depois que seu test drive solo for concluído, é hora de ver como sua ferramenta se mantém depois que você adiciona colaboração à mistura. Mesmo que suas necessidades de autoria atualmente não exijam vários autores, pense a longo prazo. Você deseja uma ferramenta que permita escalar o processo de criação. Se você não pode colaborar com outros autores com facilidade, é provável que precise mudar para outra ferramenta e perder um tempo precioso migrando seu conteúdo para outra plataforma.


Várias pessoas podem trabalhar no mesmo conteúdo de uma só vez? Como sua ferramenta lida com permissões? Certifique-se de testar as configurações de permissão durante o seu test drive. Veja o que acontece se você quiser integrar um autor com permissões de edição, mas sem poder administrativo.


5. Teste todas as ferramentas de exportação

Não importa quantas opções de exportação sua ferramenta contenha, teste todas elas. Por quê? Porque você verá por si mesmo se funciona bem ou não. Observe se a ferramenta suporta todas as possibilidades de exportação necessárias para sua organização. Para as ferramentas de exportação nas quais você mais confiará, observe a rapidez com que o processo pode ser concluído.


Mas não pare por aí, faça algumas alterações no seu conteúdo e veja o que acontece se você quiser atualizar a versão exportada. Existe uma maneira de atualizar rapidamente ou você precisa refazer todo o processo de exportação novamente? Se for o último, considere o impacto que isso terá no tempo necessário para iterar no seu conteúdo.


6. Peça Suporte

Não importa o quão fácil seja usar, você precisará de suporte do desenvolvedor em algum momento.


Arquive um tíquete de suporte para ver:

>> Com que rapidez eles respondem

>> O nível de apoio que eles estão dispostos a fornecer

>> Como eles tratam os clientes


Você pode colocar as mãos na melhor ferramenta do mundo, mas se o suporte estiver ausente, você encontrará alguns problemas no caminho.


7. Confira a manutenção

Digamos que seu test drive foi bem-sucedido e você deseja comprar a ferramenta de uma vez por todas. Nosso conselho? Pergunte sobre atualização. Quão fácil (ou difícil) é a manutenção da sua ferramenta? Exigirá que alguém da equipe de TI execute a atualização todas as vezes ou atualiza automaticamente? Você não quer ficar preso a uma ferramenta que afunila toda a sua equipe toda vez que uma atualização é necessária.


Depois de seguir todas essas etapas, você terá concluído um test drive completo da sua ferramenta de autoria e terá todas as informações necessárias para decidir se a ferramenta é apropriada ou não para a sua organização.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page