top of page

9 Dicas Indispensáveis para Projetar Treinamentos


Os benefícios do treinamento contínuo dos funcionários são inegáveis. As empresas que estabelecem uma cultura de aprendizado ao longo da vida desfrutam de uma força de trabalho adaptável, de alto desempenho e taxas reduzidas da rotatividade.

A integração dos funcionários com a aprendizagem ao longo da vida não deve ser um problema; os funcionários modernos estão ansiosos para desenvolver suas habilidades. Os exemplos de treinamento permanente incluem não apenas habilidades relacionadas ao trabalho, mas também habilidades pessoais que promovem o crescimento pessoal. Mas se isso for verdade, por que algumas ofertas de treinamento têm uma recepção morna? Ou uma taxa de evasão alta? Você está fazendo algo errado?


Conseguir manter os funcionários por perto é complicado, mesmo quando eles estão bem-dispostos a treinar. Nesta postagem, você descobrirá como criar um treinamento permanente de funcionários que seja bem recebido e gere resultados impactantes.


Os dados que você coletou dos cursos anteriores podem revelar o que atrapalha a participação e o engajamento dos alunos. Portanto, para projetar treinamentos permanentes que atendam às expectativas dos funcionários, você precisa estudar seus dados primeiro.


Se você usa um LMS para ministrar treinamento, seus relatórios são uma ótima maneira de monitorar o comportamento do aluno e obter feedback indireto. Ultimamente há um aumento nas desistências? Quanto tempo os funcionários levam para concluir o curso? Procure tendências que indiquem que os funcionários perderam o interesse no treinamento. As baixas taxas de participação são frequentemente um sinal de insatisfação no trabalho e um precursor da rotatividade.


Você também pode coletar feedback direto por meio de pesquisas e conversas individuais. O feedback dos funcionários identificará os pontos fortes e fracos de seus treinamentos. Você pode perceber que o problema não são os seus cursos, mas a falta de motivação. Por exemplo, os funcionários podem aproveitar o material de aprendizagem e a estrutura dos cursos. Mas eles precisam de um incentivo extra, como uma perspectiva clara de progressão na carreira dentro da empresa.


2. Escolha o LMS certo

Um aspecto crucial a considerar ao projetar o treinamento é como você ministra. O sistema de entrega certo tem o poder de aumentar as taxas de engajamento e conclusão.


O sistema de entrega ideal é fácil de usar, acessível e sem frustrações. Os funcionários devem poder navegar pelos cursos com facilidade e de vários dispositivos. Além disso, eles devem poder escolher entre diferentes tipos de conteúdo para criar experiências de aprendizado personalizadas. Um LMS para treinamento contínuo oferece todos esses recursos e muito mais. Faça bom uso dos recursos disponíveis para proporcionar experiências de treinamento exclusivas para as quais seus funcionários desejam voltar.


3. Habilite o aprendizado autodirigido

Forçar o treinamento de seus funcionários não dará frutos a longo prazo. Permitir que os funcionários assumam o controle do que, como e em que ritmo eles querem aprender pode ajudá-lo a criar treinamentos que promovam a aprendizagem significativa ao longo da vida no local de trabalho.


O aprendizado autodirigido capacita os funcionários, permitindo que eles tomem posse de seu aprendizado e desenvolvimento de carreira. Eles escolhem quais habilidades eles querem reforçar e as áreas em que desejam se especializar.

Deixe seus colaboradores criar planos de treinamento e escolher os ativos de aprendizado que funcionam melhor para eles. Na maioria das vezes, o resultado é um alto engajamento na aprendizagem.


4. Facilite os caminhos de acesso ao treinamento

O treinamento deve se encaixar perfeitamente no fluxo de trabalho de seus funcionários. Mesmo quando as agendas estão lotadas ou em movimento. Portanto, não é fácil facilitar as coisas. Trata-se de oferecer um programa de treinamento contínuo que seja fácil de acessar e consumir. Digite microlearning e aprendizagem móvel.


O microlearning rouba apenas alguns minutos do tempo da sua equipe. Eles podem passar rapidamente pelo material de aprendizagem e retornar às suas funções profissionais. Sem confusão. Os ativos de microaprendizagem têm alto valor educacional e são apresentados de várias formas, de vídeos de instruções a infográficos e testes. Os funcionários podem recorrer a eles em qualquer estágio de sua jornada de aprendizado - para adquirir novos conhecimentos ou reforçar o que já aprenderam. Dessa forma, o microlearning se torna seu aliado confiável na aprendizagem ao longo da vida.


Permitir que os funcionários acessem o treinamento em seu próprio tempo e usando seu dispositivo preferido oferece uma enorme flexibilidade. Que, em um ambiente de trabalho acelerado, desempenha um papel determinante no sucesso do treinamento. Além disso, o uso móvel tornou-se uma segunda natureza para os funcionários modernos. Oferecer treinamentos em dispositivos móveis pode ser a melhor opção.

Como você pode motivar os alunos corporativos a voltar ao treinamento com tanta coisa acontecendo nas suas vidas? Você torna divertido para eles. Quando os funcionários veem o treinamento como uma interrupção da rotina e não como uma obrigação, você venceu metade da batalha.


Uma maneira de fazer isso é fazer com que seu curso pareça mais um jogo. Use recompensas, distintivos, pontos e outros elementos de gamificação para alimentar sua motivação. Mesmo que seus funcionários não sejam jogadores ávidos, eles apreciarão o processo de coletar pontos e desbloquear níveis.


Não hesite em misturar formatos de conteúdo ou até métodos de entrega. Além dos recursos de aprendizado padrão, como vídeos, infográficos ou testes, oferte seminários on-line ao vivo. Você também pode adicionar jogos, simulações e cenários de ramificação. Com tanta escolha e variedade, não há espaço para o tédio e a desistência!


6. Envolva os gerentes nos treinamentos

Se você está se perguntando como incentivar a aprendizagem ao longo da vida no local de trabalho, a resposta pode estar em sua gerência. De acordo com um relatório de 2019 do LinkedIn Learning, 75% dos funcionários dizem que ingressariam em um curso que seu gerente designou. Outros 46% descobrem novos cursos através do gerente.


No entanto, os gerentes podem fazer mais do que manter os funcionários informados sobre seus cursos. Eles conhecem as habilidades que sua força de trabalho está perdendo ou devem reforçar ainda mais para atingir todo o seu potencial. A contribuição deles é fundamental para criar cursos relevantes para sua força de trabalho.

Além disso, os gerentes atuam como mentores e apontam os funcionários na direção certa, dependendo de suas competências e objetivos. Eles também podem vincular o treinamento contínuo a oportunidades de promoção e mobilidade na carreira. E, é claro, os gerentes mantêm os funcionários no caminho certo, monitorando seu progresso no trabalho e fornecendo feedback regular.


De acordo com o modelo 70/20/10, 70% do nosso conhecimento vem da experiência prática, 20% das interações com outras pessoas e apenas 10% do treinamento formal.


A aprendizagem baseada em pares é parte integrante do treinamento ao longo da vida no local de trabalho. Os funcionários exploram diferentes perspectivas e descobrem novas maneiras de resolver problemas - maneiras que vão além da maneira padrão de pensar. Você consegue pensar em uma maneira melhor de manter viva a centelha da curiosidade e do aprendizado ao longo da vida?


Crie oportunidades para incentivar o máximo possível de interações baseadas em pares. Felizmente, você tem muitas opções. Você pode atribuir projetos colaborativos ou desenvolver jogos de eLearning em que os funcionários competem entre si.


Você também pode criar discussões em seu LMS ou grupos de mídia social. Ou então, incorpore sessões de perguntas e respostas ao vivo, nas quais os alunos podem participar de discussões em tempo real com os instrutores.

O treinamento é o seu investimento mais valioso; portanto, não hesite em criar mais. Sim está certo. A melhor maneira de criar treinamento ao longo da vida para os funcionários é expandir suas ofertas em diferentes departamentos.

Não espere que seus funcionários lhe digam que eles já receberam treinamento específico para o trabalho. Os funcionários sabem que o cenário do local de trabalho muda rapidamente. Eles querem desenvolver habilidades e características que os ajudem a alternar entre diferentes papéis e responsabilidades. Se o seu treinamento não atender a esse requisito, em breve eles perderão o interesse.


O treinamento cruzado gera motivação para o aprendizado, porque abre as portas para novas oportunidades. É também uma ótima maneira de renovar a energia e o entusiasmo de sua equipe no trabalho.


9. Recompense a aprendizagem e o desenvolvimento contínuos

Saliente a importância da aprendizagem ao longo da vida no local de trabalho, dando aos funcionários as recompensas e o reconhecimento que eles merecem. Com certeza, os funcionários que participam do treinamento estão genuinamente investindo em seu desenvolvimento profissional. Mas alguns gestos de apreciação os manterão fortes.


Uma maneira de recompensar os funcionários é oferecer um certificado após a conclusão bem-sucedida de cada curso. As certificações são muito apreciadas porque validam oficialmente novos conhecimentos e habilidades. Você também pode recompensar os funcionários com um dia de folga ou vouchers para serviço ou produto gratuito.


Por último, mas não menos importante, não se esqueça do bom e velho tapinha nas costas. Reconheça seu compromisso com a aprendizagem ao longo da vida parabenizando-os em particular ou em público. Se você quiser dar um passo adiante, crie um “muro de reconhecimento” onde os funcionários possam listar suas certificações. O reconhecimento público também pode motivar outros funcionários a participar do treinamento.


Se você não criar um treinamento ao longo da vida para os funcionários, sua empresa ficará cara a cara com o baixo desempenho e a alta rotatividade. Então, por que você não reúne sua equipe de T&D, repensa sua estratégia de treinamento e tenta outra vez?


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page