top of page

A Comunicação é a Chave que Abre as Culturas de Aprendizagem


A comunicação eficaz é vital para promover com sucesso uma cultura de aprendizagem. O que isso parece no futuro é uma cultura democratizada de aprendizado, ensino e colaboração.


4 chaves para uma comunicação eficaz


As culturas de aprendizagem não são bem-sucedidas porque vários indivíduos em silos se tornam mais qualificados.


As culturas de aprendizagem são bem-sucedidas porque são configuradas para que as equipes confiem umas nas outras para aprender e ajudar umas às outras a crescer. Equipes de aprendizagem estelar ajudam, ensinam e aprendem em conjunto umas com as outras.


A comunicação eficaz é vital para promover com sucesso uma cultura de aprendizagem.


Quando a comunicação falha, as empresas não conseguem aproveitar todo o poder de suas culturas e equipes. A produtividade estagna, os relacionamentos sofrem e o moral cai.


A comunicação eficaz é essencial para criar uma cultura organizacional próspera que apoie o aprendizado e o crescimento contínuos.


Eu analisei isso em 4 chaves para uma comunicação eficaz:

  1. Objetivos claros

  2. propósito claro

  3. Limpar mensagens

  4. Canais de comunicação claros

O que isso parece no futuro é uma cultura democratizada de aprendizado, ensino e colaboração, alimentada pela própria linguagem de aprendizado compartilhada de sua empresa.


Cultura conversacional


Quando pensamos em comunicação, muitas vezes trata-se apenas de uma troca única de informações: pessoa a pessoa, servidor a servidor, A a B. Mas a comunicação é uma ferramenta muito mais poderosa quando usada para moldar a cultura de um ambiente de aprendizado compartilhado.


As culturas de aprendizagem são colaborativas e solidárias; eles encorajam a comunicação aberta.


Imagine os alunos em uma sala de aula. O professor os encoraja a fazer perguntas e compartilhar ideias livremente. Este ambiente promove um senso de investigação e exploração. É mais provável que a turma se envolva e saia com uma compreensão mais profunda da lição do dia.


As culturas de aprendizagem são colaborativas e solidárias; eles encorajam a comunicação aberta.


Da mesma forma, o professor que dedica tempo para ouvir os alunos e oferecer feedback significativo e acionável regula um ambiente de aprendizado que é seguro e desafiador.


Quando todos se comunicam de forma consciente e eficaz, co-criamos ambientes de aprendizagem e experiências que são mais enriquecedoras, agradáveis ​​e eficazes para todos os envolvidos.


Mas como é o bem? Onde começar? A princípio parece ambíguo.


4 chaves para uma comunicação eficaz


Existem 4 facetas de comunicação que precisam estar em vigor para que uma organização aproveite todo o poder de sua cultura de aprendizagem. Vamos dar uma olhada em cada um.



Os funcionários precisam conhecer os papéis que desempenham e o porquê dos projetos que receberam. Quando todos entendem seus próprios objetivos e como eles afetam os objetivos da empresa, fica mais fácil para as equipes manterem o foco e o alinhamento entre si.


Objetivos claros garantem que todos os membros da equipe estejam na mesma página e saibam o que precisam fazer para alcançar o sucesso.


Os líderes da empresa devem aceitar quais são esses grandes objetivos (e perceber que eles estão sujeitos a mudanças com o tempo, e tudo bem). Quando eles os compartilham com todos, fica mais fácil para as pessoas entenderem como seus papéis se encaixam na consecução desses objetivos e, então, colaborarem como uma unidade coesa para estabelecer objetivos melhores.


Não podemos deixar que as pessoas se perguntem pelo que devem se esforçar.


Objetivo claro


Tão importante quanto estabelecer objetivos é certificar-se de que todos saibam por que estão perseguindo-os em primeiro lugar.


Quando as pessoas entendem o propósito por trás de seu trabalho, isso as capacita com propriedade e uma conexão mais profunda com a missão da empresa e com sua equipe.


Fica claro - e idealmente reconhecido e recompensado - que as coisas que eles fazem se somam a algo maior. Motivação e engajamento seguem.


Quando as pessoas entendem o propósito por trás de seu trabalho, isso as capacita com propriedade e uma conexão mais profunda com a missão da empresa e com sua equipe.


Os líderes devem se esforçar para comunicar uma visão de uma forma que se conecte com os funcionários em um nível emocional. Quando as pessoas ligam os pontos entre suas ações diárias e o futuro da equipe, elas contribuem para o sucesso de uma forma muito mais direta e significativa.


Limpar mensagens


Uma vez que os líderes tenham comunicado objetivos claros e as pessoas sintam uma conexão entre seu próprio propósito e o da empresa, é hora de todos começarem a falar sobre como chegar lá.


A comunicação eficaz requer mensagens adequadas, tanto internamente quanto ao falar com o público ou clientes. Os funcionários devem ser capazes de entender e falar a mesma linguagem organizacional.


Os líderes devem dar o exemplo seguindo a linguagem comum da empresa, usando-a em conversas e apresentações e garantindo que todos façam o mesmo.


Quanto mais consistência houver na forma como as informações são transmitidas, mais fácil será para as equipes permanecerem no caminho certo e trabalharem juntas.


Isso também envolve definir termos, concordar (ou discordar) sobre o idioma, decidir sobre processos e investir em ferramentas de mensagens simples, mas eficazes, para que as conversas possam ser consistentes em toda a organização.


Quanto mais clareza houver na comunicação, mais fácil será criar uma experiência de aprendizagem compartilhada e construir relacionamentos de confiança.


Canais de comunicação claros


A chave final para uma comunicação eficaz é estabelecer canais claros de comunicação. Todos precisam saber como e quando devem se comunicar, e quais de suas muitas conexões são as apropriadas para conversar sobre os problemas em questão.


Eles devem saber quem tem autoridade para tomar decisões e como podem alavancar sua rede de colegas para resolver problemas, ensinar uns aos outros e contribuir para uma cultura crescente de aprendizado contínuo .


Os líderes precisam garantir que todos tenham acesso às ferramentas certas que lhes permitam uma comunicação eficaz, bem como liberdade suficiente para aprender da maneira que funcionar melhor para eles.


Construir uma cultura de aprendizagem não é apenas ter acesso ao conteúdo, mas também garantir que ele seja compartilhado de maneira organizada em todos os canais relevantes.


Quando a comunicação é clara, torna-se fácil para as equipes colaborar e realizar os grandes objetivos que se propõem a alcançar. Canais de comunicação claros tornam-se um roteiro para o sucesso, que dá às pessoas a confiança e o apoio de que precisam para aprender e crescer com seus colegas e com toda a organização.


Juntos é o caminho.


Conclusão

Objetivos, propósito, mensagens e canais claros são essenciais para uma comunicação bem-sucedida. Quando esses quatro estão em harmonia, todos se tornam capazes de aprender mais, realizar mais e entender melhor seus papéis. Isso cria uma visão unificada que leva a um maior engajamento e produtividade dos funcionários.


A comunicação eficaz cria uma base sólida para o aprendizado e crescimento contínuos. Ao cultivar um ambiente onde os funcionários possam entender seu propósito e se sentirem conectados a ele, os líderes criam uma cultura de aprendizado que capacita as equipes a atingir seu potencial máximo.


Aprender é um processo. Precisa de tempo. Precisa de outras coisas também, como reflexão e tendência para a ação. Mais do que tudo, ele precisa de uma comunicação clara, por completo.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page