top of page

Aprendizado Baseado em Casos


O aprendizado baseado em casos permite que os alunos explorem tópicos por meio de exemplos e criem soluções com base no conhecimento prévio. Mas como essa abordagem os beneficia e onde pode ser aplicada?


O que é Aprendizagem Baseada em Casos?

A aprendizagem baseada em casos sugere que os alunos devem ser apresentados a cenários ou casos da vida real. Isso coloca os alunos no centro, permitindo que eles explorem o material de aprendizagem por meio de exemplos e cheguem a soluções e conclusões com base em seus conhecimentos existentes. Como resultado, eles podem compreender o assunto de forma mais eficaz e colaborar com seus colegas. O modelo de aprendizado baseado em casos envolve quatro etapas. A primeira exige que o professor escolha um cenário relevante da vida real para os alunos estudarem. Em seguida, os alunos o analisam e tentam entender o problema apresentado. Na terceira etapa, os alunos precisam aplicar o que aprenderam nas aulas para resolver o caso. Por fim, eles devem refletir sobre todo o processo e identificar onde precisam melhorar e se entenderam o assunto.círculos de aprendizagem experiencial .

Benefícios do modelo de aprendizado baseado em casos

Aprendizado ativo

Este modelo de aprendizagem coloca os alunos no centro das atenções e dá-lhes total responsabilidade pelo material de aprendizagem. Isso porque eles precisam combinar seus conhecimentos existentes com o que estão aprendendo atualmente para resolver o problema de um caso, dando-lhes um papel ativo no processo de aprendizagem. Assim, eles entendem o assunto mais profundamente e podem reter o que aprenderam por mais tempo.

Cenários da vida real

Os casos reais e exemplos que aconteceram ou podem acontecer oferecem uma abordagem mais realista das aulas. Isso ajuda os alunos a ver o lado prático do assunto e onde ele pode ser aplicado na vida real. Como resultado, eles estão mais preparados para situações relevantes que podem ocorrer em suas vidas cotidianas e veem como seu treinamento se relaciona com suas carreiras futuras.

Pensamento crítico

O modelo de aprendizagem baseado em casos exige que os alunos desenvolvam suas próprias soluções para um problema apresentado, o que promove o pensamento crítico. Eles precisam descobrir os detalhes e filtrar as informações corretas para análise, o que os ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas. Esse processo também os ajuda a aprimorar suas habilidades analíticas, pois aprendem a coletar, ler e usar evidências para fundamentar suas opiniões.

Colaboração

Os alunos trabalham em grupos para estudar um caso e resolver um problema. Eles se tornam mais sociais e aprendem a formar relacionamentos profissionais eficazes com seus colegas. Além disso, quando estão trabalhando juntos, eles se beneficiam ao ouvir diferentes perspectivas e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Em muitos aspectos, o modelo prepara os alunos para se expressarem perante os outros e articularem seus pensamentos e ideias.

Custo-benefício

A aprendizagem baseada em casos pode ser estabelecida de forma barata, pois os educadores podem reaproveitar o que já possuem ou criar cenários de baixa tecnologia. Além disso, não há necessidade de investir em recursos físicos se utilizarem plataformas online para desenvolver e distribuir o conteúdo.

Avaliação Autêntica

Em vez de estudar para os exames que exigem apenas que os alunos aprendam o material de cor, no aprendizado baseado em casos, eles devem realmente aplicar seus conhecimentos para encontrar uma solução. Isso fornece uma avaliação mais precisa de sua compreensão do assunto e capacidade de usar o que aprenderam no mundo real. O modelo também oferece feedback mais significativo aos alunos sobre seu trabalho, para que eles saibam o que podem fazer melhor ou onde concentrar sua atenção no futuro.

Noivando

É o uso de cenários práticos que torna o aprendizado baseado em casos tão interessante. É particularmente útil para alunos que lutam em ambientes de sala de aula tradicionais e facilmente ficam entediados ou distraídos. Esse modelo também cria uma sensação de realização para os alunos, pois muitas vezes há uma quantidade significativa de trabalho para resolver problemas, e eles têm um sentimento de orgulho quando alcançam o melhor resultado e seus esforços compensam.

Onde o modelo pode ser aplicado?

Medicamento

O modelo de aprendizado baseado em casos é usado nas escolas médicas para ensinar os alunos sobre tratamentos e diagnósticos. Os alunos veem casos reais de pacientes e devem estudá-los para encontrar as informações importantes, fazer o diagnóstico e, em seguida, aplicar o que aprenderam para encontrar o tratamento certo.

Lei

Nas faculdades de direito, o modelo é usado para ensinar os alunos a analisar casos jurídicos. Depois de revisar casos anteriores ou atuais, eles precisam identificar as questões legais e criar argumentos válidos com base em sua compreensão das leis e princípios jurídicos apropriados.

Negócios

As escolas de negócios usam esse modelo para apresentar a seus alunos casos de desenvolvimento de negócios ou outras questões de gerenciamento. Em seguida, os alunos precisam avaliar a situação e traçar uma estratégia de negócios que possa ajudar a organização a superar desafios e atingir seus objetivos.

Psicologia

Os alunos veem casos reais de pacientes e precisam identificar o transtorno mental ou problemas subjacentes que requerem a ajuda de um profissional. Assim, eles podem planejar o tratamento e até criar um roteiro para uma sessão de terapia com os pacientes envolvidos nos casos.

Como implementar o modelo de aprendizado baseado em casos

Identifique os objetivos de aprendizagem

Antes de escolher os casos que desejam compartilhar com os alunos, os educadores precisam saber o que estão tentando alcançar com eles. Cada cenário deve ser relevante para o campo de estudo e os objetivos de aprendizagem específicos de cada aluno.

Selecione casos apropriados

Os educadores também devem garantir que os casos sejam desafiadores o suficiente para aprimorar o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas dos alunos. Além disso, os cenários podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos, pois nem todos têm a mesma preferência de aprendizado e diferentes pessoas podem atuar em diferentes níveis de dificuldade.

Fornecer orientação

A parte mais importante da aprendizagem baseada em casos é que os educadores ofereçam suporte durante o processo de resolução de casos para garantir que os alunos entendam as etapas que devem seguir. A orientação pode ser fornecida por meio de palestras, discussões e feedback sobre seu desempenho até o momento.

Avalie o desempenho do aluno

A última etapa do processo é que os educadores desenvolvam ferramentas de avaliação que os ajudarão a identificar se os alunos atingiram suas metas de aprendizagem e atingiram os resultados desejados nas aulas. Essas ferramentas podem incluir trabalhos escritos, apresentações, ensaios em grupo ou até exames orais.

Conclusão

A aprendizagem baseada em casos é uma abordagem eficaz, pois se concentra nas habilidades dos alunos para aplicar seu conhecimento recém-descoberto e vinculá-lo à sua base preexistente. No entanto, os educadores devem estar cientes das limitações e desafios associados a este modelo. Por exemplo, o processo pode ser demorado se o assunto for mais complexo e multifacetado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page