top of page

Aprendizagem Adaptativa


Muitas vezes o resultado é um curso geral que não leva em consideração o conhecimento passado do aluno, seus interesses nem seus objetivos pessoais e profissionais. Não é de admirar que tais cursos não envolvam seus alunos e, portanto, não ajudem no desenvolvimento das habilidades necessárias a eles. O que o eLearning corporativo exige é um sistema de aprendizado que se adapte em tempo real às necessidades de cada funcionário/aluno. Aprendizagem adaptativa é exatamente isso, e é por isso que é a necessidade da hora. Neste artigo, discutiremos mais detalhadamente por que o aprendizado adaptativo é exatamente o que o eLearning corporativo precisa.


1. A aprendizagem adaptativa concentra-se apenas na aprendizagem relevante

Muitas vezes, a maior parte do que é ensinado em qualquer curso já é do conhecimento dos aprendizes que os realizam, o que faz com que eles ignorem a maioria das ações de formação. Um curso de eLearning baseado na aprendizagem adaptativa levaria em conta o conhecimento existente do aluno e, portanto, apenas preencheria as lacunas de conhecimento existentes, economizando tempo e agregando valor.


2. Aprendizagem adaptativa atinge cada aluno individualmente

Este é, talvez, o aspecto mais importante da aprendizagem adaptativa, que o torna um sistema de aprendizado tão maravilhoso. O aprendizado adaptativo pode determinar o que cada aluno precisa, determinando o que já sabe, o que sabe sobre determinada habilidade ou assunto, se está envolvido ou desengajado e se está confiante em seu conhecimento ou experiência. Isso produz uma ótima experiência de aprendizado.


3. Aprendizagem adaptativa é aprendizagem ativa

A maioria dos cursos requer que o aluno se sente e faça o curso até sua conclusão, internalizando e retendo todo o conhecimento contido nele. Esta é uma maneira muito linear e passiva de aprendizagem. A aprendizagem real não acontece assim. A aprendizagem real é baseada em resultados, onde cada escolha que o aluno faz ajuda a aprender algo. A aprendizagem adaptativa é exatamente isso, modelada após a avaliação formativa, que é a única maneira pela qual os indivíduos aprendem.


4. Aprendizagem adaptativa é rápida

É bastante óbvio que a aprendizagem adaptativa é mais rápida do que qualquer outra metodologia de aprendizagem, uma vez que apenas fornece informações relativas requeridas pelos alunos. Isso economiza tempo, que pode ser usado para aprender outras habilidades. De acordo com estudos de várias empresas e conselhos de educação, a aprendizagem adaptativa é até 50% mais rápida do que outras metodologias de aprendizagem.


5. “Incompetência Inconsciente”

Os seres humanos não são perfeitos e, geralmente, têm um senso inflado de seu conhecimento e. Como resultado, quando perguntado se eles sabem sobre um determinado assunto, eles vão marcar "sim", mesmo quando eles sabem apenas um pouco sobre isso, ou mesmo se eles não tiverem certeza sobre isso. Às vezes, eles nem sabem que não sabem! Isso é algo conhecido como incompetência inconsciente. Um sistema adaptativo não é tão facilmente enganado e verifica se o aluno realmente conhece um tópico em detalhes, e garante que eles aprendam o que precisam.


6. A aprendizagem adaptativa visa a retenção a longo prazo

A aprendizagem não pode acontecer sem repetição. Para verdadeiramente internalizar informações, uma pessoa deve ser exposta a ela repetidamente em intervalos que se prolongam com o tempo. O aprendizado adaptativo expõe seus alunos ao mesmo conteúdo de aprendizado várias vezes. Não só isso, mas como um sistema adaptativo entende o que foi difícil para o aluno e o que foi fácil, ele se concentra mais nas áreas de necessidade, ajudando os alunos a reter o que aprenderam a longo prazo.


Assim, a aprendizagem adaptativa poupa tempo, torna o aprendizado mais rápido, melhor direciona os alunos e garante a retenção do conhecimento a longo prazo.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page