top of page

Aprendizagem Inteligente na Era Digital



- Um grupo de crianças de 12 anos está visitando os planetas como astronautas, mas eles não são treinados pela NASA.

- Um engenheiro está pedindo a um chatbot para rastrear os registros de segurança anteriores do prédio.

- Estudantes de química estão imprimindo modelos 3D de moléculas para analisar suas estruturas.

Estes são apenas alguns exemplos de como a aprendizagem está se tornando “inteligente” na era digital. Tecnologias modernas como realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D e chatbots estão revolucionando a maneira como aprendemos. Estas novas tecnologias visam ajudar os alunos a aprender de forma mais eficaz, flexível e eficiente. O aprendizado inteligente baseia sua base em dispositivos e tecnologias inteligentes. Ao aproveitar esses recursos, podemos criar ambientes de aprendizado digital efetivos que oferecem conveniência aos alunos e acompanham as novas demandas da era digital. Vamos explorar como algumas dessas tecnologias estão moldando a maneira como aprendemos:

Impressão 3D

Impressão 3D é o processo de criação de um objeto sólido a partir de um arquivo digital. A capacidade de criar protótipos tridimensionais permite que os alunos aprendam melhor, pois promove uma melhor visualização de modelos e conceitos. Com a impressão 3D, os educadores são capazes de estimular o interesse dos alunos e envolvê-los na aprendizagem. Por exemplo, os estudantes que se especializam em engenharia automotiva podem imprimir pequenos lotes de peças personalizadas ou modificar exemplos de peças existentes para testes. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades como criatividade, solução de problemas, pensamento crítico e perseverança ao trabalhar em projetos de impressão 3D.

No local de trabalho, os clientes podem visualizar melhor os projetos arquitetônicos. Um modelo impresso em 3D elimina a adivinhação de esboços e desenhos técnicos. Um modelo de escala detalhado do projeto final pode ser uma maneira valiosa de comunicar o produto a colegas e clientes. A impressão 3D oferece novas possibilidades de aprendizado, onde os alunos podem ver seus projetos ganhando vida e interagir com o produto acabado.

Os estudantes de hoje podem praticamente andar em um vulcão, explorar as ruínas de sítios arqueológicos ou visitar planetas distantes apenas usando fones de ouvido especiais. A RV também é uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas de petróleo e gás a administrar suas operações diárias de maneira mais barata e segura. Os funcionários podem aproveitar a RV para visualizar dados sísmicos e ter uma ideia melhor de onde perfurar e reduzir a probabilidade de falha. Cenários também podem ser criados para fins de treinamento, sem o risco de ferimentos a ninguém. Experiências de Realidade Virtual podem construir ambientes e cenários extremos, permitindo que os alunos testem e aprendam sem sofrer conseqüências ruins. Isso não apenas reduz o risco, a responsabilidade e os custos, mas também permite que os usuários pratiquem e treinem para o negócio real.

Da mesma forma, o RA, que permite uma combinação do mundo real e virtual, significa que as empresas podem sobrepor gráficos em objetos do mundo real. RA pode ajudar os alunos a alcançar melhores resultados de aprendizagem através da imersão e visualização no assunto. Para estudantes de medicina, a RV permite que eles pratiquem suas habilidades cirúrgicas em pacientes virtuais. A tecnologia RA também ajudou os astronautas do espaço a ver modelos virtuais de peças montadas sobre peças reais montadas com óculos especiais, sem a necessidade de gastar tempo lendo as instruções em papel. Nas indústrias de manufatura, os trabalhadores podem se envolver em treinamento usando fones de ouvido de RA, que lhes dão instruções passo a passo, sem gastar muito tempo com a teoria. Em vez de ler livros ou ouvir palestras, o RA torna o aprendizado interativo e oferece aos alunos oportunidades de se concentrarem mais na prática. As RA também fornecem um ambiente seguro para o aprendizado, expondo ao aluno uma infinidade de situações da vida real. Ele motiva os alunos e torna a aprendizagem eficaz até mesmo para os tópicos mais entediantes.

Chatbots

A maioria de nós provavelmente teria conversado com chatbots sem perceber que fizemos isso. Em plataformas de aprendizado de idiomas, você pode ter usado texto para enviar mensagens por meio de um formato de mensagens instantâneas e se envolver em um ambiente de conversação parcial com um chatbot. Você também pode conversar com um “chefbot” ao procurar receitas ou “docbot” em um site de saúde. Os chatbots nos fornecem as informações de que precisamos no momento necessário. Os chatbots também podem ser usados ​​para facilitar experiências interativas de aprendizado encontradas em oficinas de treinamento presenciais. Pense em como os chatbots podem orientar os alunos para trabalhar em seus caminhos de aprendizado, enviando lembretes, dando feedback e acompanhando o progresso e o desempenho dos alunos. Como os educadores não serão capazes de atender às necessidades de aprendizado de todos os alunos, os chatbots ajudarão fornecendo educação personalizada para os alunos. No trabalho, palestras tradicionais e instrução em sala de aula podem não ser suficientes para atender às necessidades de treinamento dos funcionários. Os chatbots podem complementar o aprendizado e fazer com que os funcionários apliquem seus conhecimentos e habilidades a situações de trabalho da vida real.

A aprendizagem percorreu um longo caminho desde os quadros-negros, e as tecnologias em evolução estão reformulando a educação e oferecendo possibilidades de maneiras que antes não eram possíveis. A questão é: você está pronto para adotar o aprendizado inteligente na era digital?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page