top of page

Aprendizagem social



A aprendizagem social pode ser uma forma incrivelmente eficaz de incentivar uma cultura empresarial que priorize a educação, mas sua origem e componentes devem ser adequadamente compreendidos para maximizar seu impacto. Para aqueles de vocês que se perguntaram: “O que é aprendizado social?”, este post fornecerá uma resposta e também oferecerá maneiras específicas de incorporá-lo aos seus esforços de T&D.


A teoria da aprendizagem social de Bandura


A aprendizagem social originou-se com a “ teoria da aprendizagem social ” do psicólogo Albert Bandura . Durante a década de 1960, ele conduziu uma série de experimentos com crianças para obter uma compreensão mais profunda de como uma variedade de fatores sociais desempenha um papel na aprendizagem. Suas descobertas mostraram a importância de “observar, modelar e imitar os comportamentos, atitudes e reações emocionais dos outros”. Em outras palavras, os humanos frequentemente espelham as ações daqueles ao seu redor, estejam ou não cientes disso.


O que é aprendizagem social?

Usando a teoria da aprendizagem social como base, a aprendizagem social abrange o fato de que os seres humanos são criaturas sociais para aumentar o engajamento e a retenção ao estruturar um currículo educacional formal. A aprendizagem social é uma abordagem de duas vias e colaborativa para a aprendizagem que contraria o modelo tradicional de cima para baixo. Ao maximizar as oportunidades de interação com os outros, a aprendizagem social permite que os participantes observem e imitem as ações e comportamentos daqueles ao seu redor, o que se mostra uma maneira muito mais impactante de adquirir novas habilidades.


A aprendizagem social é eficaz?


Em um instantâneo de pesquisa que publicamos recentemente com o Chief Learning Officer , destacamos duas motivações principais para as empresas usarem tecnologias de aprendizagem social. 56,6% dos entrevistados concordaram que a aprendizagem social “criou e apoiou uma cultura de aprendizagem” e 40,1% disseram que “encorajou a colaboração e a inovação”. Dado o número substancial de participantes da pesquisa motivados por esses resultados positivos, é seguro supor que muitas organizações consideraram o aprendizado social extremamente eficaz para ajudá-los a atingir suas metas e objetivos de aprendizado.


Não apenas um número cada vez maior de empresas está percebendo o poder do aprendizado social, mas a progressão da tecnologia ajudou a torná-lo mais acessível. As plataformas modernas de LMS, muitas das quais são projetadas para o máximo envolvimento do aluno , geralmente incluem elementos de gamificação, tabelas de classificação e outros recursos que naturalmente se apoiam na estratégia de aprendizado social. Ao apresentar colegas de alto desempenho e até mesmo permitir que eles demonstrem conhecimentos e habilidades adquiridos, é mais provável que outros participantes sejam motivados a continuar seu próprio caminho de aprendizado.

As plataformas LMS também simplificam o processo necessário para revisitar conceitos e praticar habilidades ao longo do tempo, que é outra maneira importante pela qual o aprendizado social pode ajudar a aumentar a retenção. Como as plataformas LMS oferecem relatórios claros sobre o histórico de treinamento, tópicos e participantes, as equipes de T&D podem ser intencionais sobre quais conceitos eles retornam e quais habilidades foram suficientemente abordadas.


O que é aprendizagem socioemocional?


Qualquer pessoa que desempenhe um papel na educação e na qualificação dentro de sua organização provavelmente já se deparou com o termo “aprendizagem social” e por boas razões.


Vale a pena notar que a aprendizagem social e a teoria da aprendizagem social não devem ser confundidas com “aprendizagem socioemocional”. Muitas vezes referido por sua sigla, SEL, aprendizagem socioemocional é um grupo de comportamentos e habilidades que foram identificados como essenciais para o sucesso como aluno.


Como medir o impacto da aprendizagem social


Como em todos os esforços de treinamento, a questão de medir o impacto é vital. A medição também apresenta um dos desafios mais comuns para a adoção da aprendizagem social. O instantâneo da pesquisa de aprendizagem social que mencionamos anteriormente também lista quais métricas são mais comumente usadas para medir o impacto da aprendizagem social. Os três primeiros são:

  • Maior envolvimento do aluno: 47%

  • Dados transacionais (do sistema): 39%

  • Satisfação do Aluno: 33%

Cada uma dessas métricas (e sete das dez mais comuns) são todas de natureza qualitativa , o que pode ser um obstáculo para obter o apoio de certos líderes. É aí que entra a importância de educar a liderança, porque o valor potencial da aprendizagem social supera em muito quaisquer deficiências quantitativas. De fato, como aponta nosso instantâneo de pesquisa, “A Aprendizagem Social é considerada um componente integral para fortalecer o relacionamento entre a organização e seus funcionários”.


A aprendizagem social leva tempo


Com tanta coisa acontecendo, pode ser tentador jogar fora sua estratégia de T&D existente para triplicar o aprendizado social. Mas, como muitas coisas no mundo do aprendizado e desenvolvimento, um processo iterativo será muito mais impactante.


Em vez de virar o mundo de cabeça para baixo imediatamente, procure oportunidades para incorporar o aprendizado social em seus programas de treinamento existentes. Além disso, revise cuidadosamente as respostas às pesquisas de treinamento de funcionários para obter uma indicação de que o aprendizado social já está desempenhando um papel em sua organização ou que pode ser uma maneira eficaz de lidar com deficiências. Em última análise, é mais provável que o uso dessa lente proativa leve a resultados positivos duradouros para sua organização e funcionários.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page